Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

TOP 10 - OS 10 LIVROS DA MINHA VIDA



Pois é pessoal, eu sei que chega a ser meio que surreal ter que escolher somente 10 Livros entre a enorme quantidade de livros que já li desde os meus 11 anos até hoje, mas eu acredito que os mesmos farão jus a todos os mais de mil livros que já foram lidos por mim com todo o prazer, alegria e entusiasmo.

É bem provável que mais livros venham a se juntar aos eleitos do top 10, mas até lá, eu estarei muito bem servida.

Vamos ao top 10 então? Ele estará em ordem decrescente.



10°- Para depois que eu partir


Com trinta e cinco anos, após ser diagnosticada com câncer de mama em estágio terminal, Heather MacManamy sentiu como se sua vida estivesse desmoronando. Sua rotina virou de cabeça para baixo e foi substituída por várias cirurgias e dezenas de sessões de fisioterapia que poderiam estender um pouco mais sua vida, mas não impedir a morte iminente. Com espírito vivaz e uma nova perspectiva, Heather começou a experimentar cada dia como se fosse o último. Ela aprendeu a aproveitar cada momento, apreciar a beleza ao seu redor e agradecer por suas bênçãos. Ponderou também a respeito da jornada futura de sua filha sem mãe e, com dignidade, fez os preparativos para isso. Heather começou a escrever mensagens comemorativas para a filha, Brianna, com quatro anos na época. Mensagens para o seu primeiro dia de escola, para o seu aniversário de dezesseis anos, para o dia de seu casamento. Mensagens para quando as coisas estivessem indo bem e para quando não estivessem. Mensagens para quando Brianna precisasse de sua mãe - fosse dali a cinco ou cinquenta anos - e Heather não estivesse mais lá para lhe dar apoio. Para depois que eu partir é a história é a história do poderoso amor de uma mãe por sua filhinha.  E as incomparáveis experiências de Heather, permeadas de humor e elegância, são um lembrete para que não tomemos como certo e seguro um dia sequer.

Esse livro me arrancou muitas lágrimas e eu lembro de ter ficado arrasada com a triste realidade enfrentada por Heather e sua família. E o pior de tudo é saber que toda a história contada nessas páginas é a mais pura verdade.
Heather com certeza me ensinou muito e vira e mexe eu me pego pensando em suas palavras e principalmente em sua coragem.



9°- A Última Música


Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virar de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciam e seu pai decide ir para a praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor os filhos passarem as férias de verão com o pai na Carolina do Norte. O pai de Ronnie, ex-pianista, vive tranquilamente na cidade costeira, absorto em uma criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação do pai e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar.  É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade,  e conforme vai baixando a guarda, começa a apaixonar-se profundamente por ele,  abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade  - e dor - jamais sentida.


Uau! Esse livro me deixou na lona! Sofri e chorei horrores com ele, e para vocês terem uma ideia, drama nem é o meu gênero favorito de leitura. Mas esse livro também me fez refletir sobremaneira sobre as coisas que verdadeiramente importam na vida e com certeza é mais um livro que me ensinou muito.



8°- Uma estranha em casa


Uma vida da qual você não se lembra. Um passado do qual você não consegue escapar.
Karen Krupp acorda no hospital, sem ter a menor ideia de como foi parar nele. Tom, seu marido, diz que a porta estava destrancada quando ele entrou em casa, as luzes acesas, e que a esposa provavelmente saiu às pressas quando estava preparando o jantar, pelo o que ele viu na cozinha.
Karen perdeu o controle do carro enquanto dirigia a toda a velocidade e bateu de frente num poste. O mais estranho: o acidente aconteceu num dos bairros mais perigosos da cidade.
A polícia suspeita de que Karen esteja envolvida em algo obscuro, mas Tom tem certeza de que não. Ele está casado com ela há dois anos, conhece muito bem a mulher. Será mesmo? Vai perguntar tudo a Karen quando chegar ao hospital, depois de dizer que a ama e que está feliz por ela ter sobrevivido, é claro. Mas Tom não obtém resposta nenhuma... porque ela não se lembra de absolutamente nada.


Nossa! Que livro maravilhoso! Uma Estranha em Casa é o mais recente lançamento da Editora Record e chegou chegando... A trama é super envolvente e me enredou profundamente, com suas reviravoltas cheias de revelações não teve como eu parar de ler, pois queria saber se Karen era realmente a mocinha ou a vilã da história e o final foi surpreendente. O livro me agradou em cheio, já que sou fã declarada de suspense.



7°- Infinito enquanto dure


Alice é uma menina sonhadora e focada, que acredita no príncipe encantado, até viver uma sucessão de decepções amorosas. Quando decide jogar tudo para o alto, um misterioso e envolvente homem entrará em seu caminho. Com um passado conturbado e um presente sem perspectiva, Murilo colocará à prova as verdades dela e as suas próprias.
Ele vai ensiná-la que a vida é para ser vivida intensamente, não milimetricamente calculada. Ela vai mostrar-lhe que não é preciso carregar o mundo nas costas sozinho.
Qual amor vale mais: o idealizado e perfeito o u aquele que nasce das dificuldades do dia a dia e é imperfeito?

Ah! Infinito enquanto dure foi uma grata surpresa para mim porque eu não conhecia a autora, Ariane Fonseca, e ela conseguiu me transportar para dentro do livro e eu pude sentir com todo o meu ser o grande amor de Alice e Murilo e a força que os unia. Lindo e muito emocionante, me arrancou muitas lágrimas em vários momentos.



6°- O Pântano das Borboletas


Sam e Billy têm 12 anos e moram na pequena Carnival Falls. Amigos inseparáveis, eles percorrem o bosque de bicicleta e preparam-se para terminar a construção da sonhada casa da árvore. Compartilhando tudo, inclusive a paixão por Miranda, a menina rica que acaba de se mudar para a cidade. Juntos, os três vivem as descobertas e transformações típicas da idade e desvendam o mistério que assombra a vida de Sam - o paradeiro de sua mãe. Com esses ingredientes e doses generosas de lirismo, Federico Axat escreveu uma história admirável sobre a delicada passagem da infância para a adolescência - e desta para a vida adulta. Romance de crescimento e incursões pelo fantástico, O Pântano das Borboletas reserva uma desconcertante reviravolta final - um segredo que, revelado, arremessa o leitor em um torvelinho de emoções e confere à trama um sentido totalmente novo.

Esse livro trata de um assunto muito sério com uma delicadeza e sensibilidade como poucas vezes li em toda a minha vida de leitora. Para mim foi surpreendentemente chocante quando eu fiquei a par da realidade do segredo final da história, todavia é impossível negar o quanto o enredo é belo e emocionante.



5° Sobre a brevidade da vida


'Sobre a Brevidade da Vida' é a obra mais difundida do filósofo Lúcio Anneo Sêneca (40 a.C.? - 65 d.C) e um dos textos mais conhecidos de toda a Antiguidade latina. São cartas dirigidas a Paulino (cuja identidade é controversa), nas quais o sábio discorre sobre a natureza finita da vida humana. São desenvolvido temas como aprendizagens, amizade, livros e a morte, e, no decorrer das páginas, vão sendo apresentadas maneiras de prolongar a vida e livrá-la de mil futilidades que a perturbam sem, no entanto, enriquecê-la. Escritas há quase dois mil anos, estas cartas compõem uma leitura inspiradora para todos os homens, a quem ajudam a avaliar o que é uma vida plenamente vivida.


Está aí um livro que foge aos padrões da ficção e trata e aborda situações da vida e a própria vida   em seu cerne. Até hoje quando me recordo dele sinto como se estivesse revivendo toda a gama de sentimentos que ele me despertou ao longo da leitura, e posso dizer que sou muito grata ao livro por me ajudar a enxergar o que realmente devo valorizar na minha vida como um todo.


4° Rainha de Katwe


A incrível história da garota africana que conquistou o mundo do xadrez nascida e criada em uma das favelas mais miseráveis da África, Phiona Mutesi chamou a atenção do mundo todo ao se tornar campeã nacional da Uganda com apenas quatorze anos de idade. Com essa vitória, teve a chance de competir nas Olimpíadas de Xadrez, o evento de maior prestígio do jogo. Lá, foi uma das primeiras mulheres de seu país a ganhar o título de Mestra do Xadrez. Tanto na vida como nos tabuleiros, Phiona demonstrou um talento impressionante de perseverar diante dos maiores obstáculos.

Esse livro superou e muito as minhas expectativas, pois eu não fazia ideia do quanto ele poderia me ensinar, já que gosto e aprecio bastante livros que tragam algo além de puro entretenimento. Nada contra esses livros, eu os leio muito, porém, prefiro livros com os quais eu possa aprender com eles, e Rainha de Katwe atingiu o alvo de primeira. História forte, cativante e muito inspiradora.


3° Beleza perdida


Ambrose Young é lindo - alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose... até tudo na vida dele mudar. Beleza Perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas - perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre um amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido. Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.

Minha gente, preciso confessar que esse livro acabou com o meu emocional. Nunca na minha vida eu lembro de ter chorado tanto ao ler um livro quanto chorei ao ler esse, foi uma conexão muito profunda que aconteceu entre o livro e eu. Fiquei profunda e completamente  mexida com a história e sempre que tenho oportunidade eu o cito como um dos melhores livros já lidos por mim em toda a minha vida, e por isso não teria como ele ficar de fora do meu top 10.


2° Por Lugares Incríveis


Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes modos de suicídio e imagina se conseguirá levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo,  e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Esse definitivamente foi mais um livro que bugou o meu emocional. Eu fiquei completamente arrasada com tamanho sofrimento pelo qual as pessoas com depressão convivem, foi realmente um soco na boca do meu estômago porque eu simplesmente não fazia ideia como é ser de fato uma pessoa depressiva. Chorei de forma descompassada com a história, mas  ao mesmo tempo senti que fui tremendamente tocada pelo personagem de Theodore, e ele com certeza tem um lugar muito especial em meu coração.


1° Se eu pudesse viver minha vida novamente


Rubem Alves viaja no tempo e no espaço... entre as perdas e ganhos que temos durante a vida, recorrendo a memórias ora felizes, ora dolorosas, quase sempre com um toque de nostalgia que arrependimento, mas uma saudade gostosa de algo vivido em profundidade. Com extrema delicadeza chega ao coração e à mente de cada um, acordando em nós o desejo de aproveitar cada instante plenamente - pois nunca é tarde para a vida!
"Plantei árvores, tive filhos, escrevi livros, tenho muitos amigos e, sobretudo, gosto de brincar. Que mais posso desejar? Se eu pudesse viver minha vida novamente, eu a viveria como a vivi porque estou feliz onde estou."

E eu fecho com chave de ouro meu top 10 com o meu querido Rubem Alves e seu livro incrível, emocionante, inspirador e que também foi um grande responsável pela forma como eu passei a perceber a vida e o quanto ela é valiosa e um verdadeiro presente. Além de ser um dos livros da minha vida o próprio Rubem Alves é o meu autor predileto. E vocês poderão conferir no top 5 dos meus autores prediletos.



Espero que vocês tenham gostado e apreciado o top 10 de livros da minha vida.

Beijos e até breve.




This post first appeared on Entre Um Livro E Outo, please read the originial post: here

Share the post

TOP 10 - OS 10 LIVROS DA MINHA VIDA

×

Subscribe to Entre Um Livro E Outo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×