Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Lá Vem Resenha: Ei, Você! Aprenda a Amar

Tags: autor livro amor

Autor: Luiz Filipe Lago de Carvalho

Página: 116

Editora: Chiado

Adquira o seu: Livraria Cultura

Adicione: Skoob do Livro


Sinopse: “Relacionar-se romanticamente com alguém é algo bastante complicado. É muito mais fácil poder escapar, viver livre, leve e solto. É muito mais fácil sentir que sua felicidade não depende de uma só pessoa. É muito mais fácil não sentir a pressão de um relacionamento, no meio de tantas que você já sofre diariamente. Mas, faz falta. Amar faz falta. Ser amado faz falta. Depender emocionalmente de alguém faz falta. “Com referências tiradas de grandes obras de nomes como Neruda, Shakespeare, Blake, Dickens e Gabriel García Márquez, esta obra analisa e problematiza a forma como as pessoas, principalmente os jovens, se relacionam nos dias de hoje. Com uma escrita simples, direta e muitas vezes agressiva, o autor promove uma “conversa de amigo” com o leitor, tanto apontando suas falhas e o desafiando a mudar, quanto o confortando e oferecendo esperança. São propostas reflexões sobre o que entendemos sobre amor, paixão, fidelidade e moral, de forma a gerar a compreensão de que as dúvidas, as adversidades e as complicações sempre existiram e sempre existirão; que quebrar os paradigmas nocivos que regem os relacionamentos atuais é um trabalho gradativo e árduo, porém, extremamente gratificante.



“Se viveres até os cem anos, eu quero viver até os cem anos menos um dia, assim eu nunca terei de viver um dia sem você”.



Hey amores e amoras! A resenha de hoje é super especial. Afinal, não é todo dia que um livro de um gênero do qual nunca se leu nada, consegue impressionar. E o que fazer quando isso acontece? Compartilhar o Amor pelo livro e indicar muito! haha. Com certeza essa leitura pode ser considerada um puro caso de amor... 

"Não importa a opção sexual, a etnia ou a posição social. O amor existe e ele vai alcançá-lo. Resta saber se você vai continuar se escondendo dele, culpando o passado por suas falhas emocionais e evitando assumir responsabilidades, ou se vai abrir o coração e se permitir amar."

Quando recebi o livro e vi sua capa lindíssima, tive certeza de que queria lê-lo. A sinopse super convidativa, só aumentou meu interesse, mas o gênero do livro me assustou um pouco. Talvez assustar, não seja a palavra certa. Mas como é um gênero ao qual não estou acostumada, fiquei apreensiva. Porém, quando comecei a ler as primeiras páginas de Ei,Você! Aprenda a Amar, me identifiquei tanto com a leitura e o estilo de escrita do autor, que só conseguia agradecer mentalmente por essa parceria. 

Agora é a hora em que eu começaria a falar sobre a história do livro e seus personagens, se fosse esse o tipo de história, que esse livro nos traz. Mas como a própria capa diz, ele é um guia básico para adolescentes e jovens adultos. Mas guia básico sobre o quê? O tema mais lindo do mundo! Amor...

O autor apostou em um estilo de narrativa que prende o leitor como em uma conversa. Ele não nos escreve, ele nos fala. É incrível que mesmo que estejamos apenas lendo, possamos sentir a presença da voz do autor em nossa cabeça. Ele conversa conosco, explanando e desenvolvendo temas relacionados ao amor e relacionamentos. Não só o relacionamento entre casal, mas também o relacionamento do ser humano para consigo mesmo. O amor próprio. 

Os capítulos se passam como um passo a passo. Vamos em cada capítulo, mergulhando em uma nova explanação, sobre um novo assunto. E chegando ao final, percebemos que cada um desses capítulos, na verdade, são passos a serem seguidos, em sequência, para que sejamos melhores com nós mesmos e os outros. 

A escrita do autor é algo a se analisar e admirar. Com uma escrita direta, objetiva, e às vezes um tanto dura com o leitor, ele aborda os mais diversos temas, sem ter medo de dizer a verdade. Mas o bacana nisso tudo, é que tudo é desenvolvido de forma inteligente. Seus conselhos, observações e exemplos são muito reais. São coisas pelas quais eu, você e o próprio autor, já passamos na vida. O que os tornam válidos e úteis. E em alguns desses momentos, o livro pode ser como um tapa na cara. Um tapa do bem! rs.

"Se você já tem tudo sozinho,se é tão fácil viver sem alguém, o que vai impedi-lo de partir?"

Outra coisa que me encantou, foi o modo como não havendo personagens, não havendo uma estória a ser contada, o autor consegue prender o leitor e fazer a leitura fluir. Não há termos complicados, nem teorias difíceis de compreender. É mais como uma conversa, de um coração para o outro. De forma muito sensata, o autor nos leva em direção ao final do livro, sem que percebamos. E quando o final chega, notamos que mesmo sem perceber, aprendemos muito com esse livro.

"Amor é 5% sorte e 95% dedicação. É o que vem depois da paixão. É um misto de calmaria, carinho e vontade de ver o outro feliz."

Mas, uma das minhas partes favoritas, foi o uso das citações e referências. Citações não no sentido literário, também, mas me refiro as citações de histórias, filmes, séries e poemas. Alguns da atualidade, outros nem tanto. Mas pelo menos um dos citados você vai reconhecer! rs. 

O autor não se contenta em abrir seus capítulos com trechos das histórias citadas. Ele analisa e usa como exemplo, cada uma dessas citações. Há sempre uma lição, algo a ser aprendido e tirado delas. É impressionante como o autor esmiuça cada uma delas, com observações perspicazes, tornando-as apenas sentimentos e indo ao cerne das questões. Questões essas, referentes a cada um dos capítulos. 

Algumas dessas referências, me foram muito especiais. Já falei aqui sobre o filme Ruby Sparks A Namorada Perfeita (resenha aqui!), que amo! E o uso dessa citação foi extremamente feliz. Amei principalmente, a análise do autor sobre a minha cena favorita do filme. Um capítulo lindo, romântico e super sincero, sobre a necessidade humana de ter um alguém perfeito

"Amar dói, é verdade.Mas, é uma dor gostosa, meio paradoxal. Só faz mal quando o amor é unilateral e mal feito. Quando é vivo, sincero e recíproco, o amor é uma maravilha."

Outro capítulo apaixonante, traz um poema de Pablo Neruda. Por quem sou apaixonada! Sinceramente, um dos meus capítulos favoritos. Onde o autor deixa claro que amor, vem de amor. Não se pode esperar de alguém, algo que não lhe damos. O amor é construído. Ele nasce, cresce e dá frutos. Mas para que tudo isso aconteça, é necessário que haja um constante cuidado. É preciso atenção, é preciso amor. Amor por amor... 

"Então, tente prestar mais atenção na pessoa com quem você se envolve e menos naquela com quem você sonha."

Para finalizar, gostaria de deixar claro que embora o livro seja em parte romântico, em parte seriedade, dá para se divertir com algumas observações do autor. Não consegui não rir, com alguns de seus comentários. 

Um livro curto, fluído, de leitura rápida e atraente. De escrita clara, direta, objetiva e profunda, daqueles que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida. Mais do que um guia, um livro sobre amor. Não exagero ao chamar o autor de gênio. E tenho muito orgulho por ser essa mais uma pérola nacional, de um jovem autor com um futuro bastante promissor!

Ao final do livro, só conseguia pensar na genialidade de sua escrita, na perspicácia de suas observações e na beleza que é chegar ao final do livro, e ver a interligação dos capítulos. É um sentimento bom e engraçado. Como se você estivesse no escuro pelo livro todo, e no fim, o autor acendesse uma luz. 

"Viva o amor intensamente.Assim, e somente assim, você vai conseguir pronunciar, com certeza e propriedade, a frase mais magnífica de qualquer idioma; a única que proporciona mais prazer para quem fala do que para quem ouve:Eu te amo."

É claro que sempre haverão pontos de divergências na relação leitor/autor. O que torna essa, uma experiência ainda mais especial! O livro sempre terá uma interpretação única para cada leitor, cada um vai sentir e pensar algo diferente.

Estou super orgulhosa e contente com essa parceria. Termino agradecendo o autor pela gentileza de me apresentar seu trabalho. Filipe, foi uma honra! E eu adoro seu livro!!! haha. Está mais do que indicado viu gente?! Espero realmente que leiam, e venham conversar comigo sobre. Vou adorar saber a opinião de vocês! 😉

E olha que maravilha, o autor nos concedeu uma entrevista!! Então, se ficou interessado no livro e quer conhecer um pouquinho mais sobre a mente por trás dessa obra, fica ligadinho no blog! 

Mil beijokas e até a próxima! 💋👋


This post first appeared on Entre Um Livro E Outo, please read the originial post: here

Share the post

Lá Vem Resenha: Ei, Você! Aprenda a Amar

×

Subscribe to Entre Um Livro E Outo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×