Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A crise coronavirus passará, mas o mundo não será mais o mesmo




Na era do coronavírus, todos os aspectos de nossa vida parecem estar passando por uma profunda revisão.
O Covid-19 será o detonador de uma enorme mudança evolutiva e, quando tiver passado, não seremos mais os mesmos; o mundo nunca mais será o mesmo ...

"A inquietante velocidade com que nossas vidas mudaram, compromete nossa capacidade de aceitar que a saída desta crise não será tão rápida quanto sua entrada" F. Costa

Portanto, não faz sentido nos iludirmos de que o stop ao qual estamos submetidos seráde curto prazo.
Qualquer programa importante que tenhamos na gaveta durante esse período (casamento, filhos, viagens, mudança de emprego etc.) terá que ser repensado.

Um distúrbio inesperado. A sociedade acostumada à luta darwiniana do mercado, que garante a sobrevivência e o domínio dos mais fortes, despojada de proteção, brutalmente exposta a choques frequentemente apreciados pelas classes dominantes para disciplinar a cidadania, agora explode definitivamente no ar, devido a uma epidemia, o que mostra a fraqueza do sistema.

A crise passará, mas o mundo não será mais o mesmo, assim como 11 de setembro, a humanidade será mudada. O Coronavírus - mudará a nossa Maneira de pensar ”, mudará nossos hábitos de trabalho e de vida.
No entanto, devemos nos colocar na perspectiva de um novo estilo de vida e de novas formas de consumo que envolverão inúmeros setores: provavelmente teremos que nos acostumar a tomar mais cuidado nos metrôs e bares lotados, desconfiar das discotecas e hotéis não padronizados, nos próximos anos.
Cinemas, salões de chá e shopping centers. poderão instalar poltronas espaçadas a pelo menos um metro de distância, por tempo indeterminado, bancos onde só pode sentar uma pessoa de cada vez e assim por diante.

A economia do confinamento
Gordon Lichfield, diretor da Technology Review, faz referênciaao surgimento de uma "economia fechada", de uma economia "confinada", ou seja, ligada a tudo que é on demand, que pode ser encomendado de casa, solicitado e usado on-line. Já em ascensão antes do coronavírus, essa shut-in economy será beneficiada pela mudança inevitável de nossa maneira de viver nas cidades, pela onda muito longa do pânico pós-corona e está destinada a permanecer.

"O coronavírus será, em certos aspectos, como as inundações do Nilo, que na época dos antigos egípcios destruíram tudo e deixaram o solo mais fértil", explica Matteo Bertini, diretor de Mediashopping (Mediaset). "A epidemia está forçando a sociedade a adotar novas ferramentas", que todos nós receberemos em herança após a emergência. "

Foi necessária uma emergência tão repentina como a do Coronavírus para trazer à mesa das empresas e gerentes de RH um tema cada vez mais central na organização do trabalho do futuro, uma ferramenta que - diante dessas crises - imediatamente se apresentou como a grande ferramenta para resolver a paralisia potencial que a maneira tradicional e a organização do trabalho poderiam provocar nas empresas

Começando pelo smart working – ou homework - , uma modalidade de trabalho que milhares de trabalhadores estão adotando nas últimas semanas, concretizando o que até recentemente parecia impossível. "A emergência forçou as empresas a se equiparem rapidamente com as ferramentas necessárias e as pessoas estão começando a entender".

Um catalisador para a Economia
O efeito final poderá ser positivo”, observa Bertini. "Se perceberá que não há apenas uma maneira de trabalhar: as empresas entenderão, as estruturas de TI terão se adaptado e com o comércio eletrônico - as pessoas poderão usar esse acelerador, que é uma ferramenta de desenvolvimento para economia ".

"Essa atividade experimentará um maior desenvolvimento mesmo após a epidemia, porque entrou na mente das pessoas: o coronavírus nos deixará ferramentas digitais e físicas, mas, acima de tudo, mudará a maneira como pensamos".

A maneira como trabalhamos, nos movemos, compramos alimentos ou mantemos relacionamentos, parece ter sofrido uma mudança acentuada de rumo. Drenados pela normalidade dos gestos diários e pela fisicalidade natural do encontro, todo hábito e toda ação parecem ter que esperar uma batida digital para permanecer em vida.

A reunião que não pode mais estar entre as paredes do escritório e que é distribuída, mediada à distância. "Vejo você no Skype." É o imperativo. Ou a visita do médico que é substituída por um telefonema ou, se você tiver mais sorte, por uma sessão de telemedicina.

Assim, hoje a tecnologia tornou-se repentinamente uma necessidade indispensável.
As regras de comunicação, necessidades, gestão do tempo e até a ordem das prioridades são, então, redesenhadas por novas arquiteturas tecnológicas, sociais e, acima de tudo, mentais. E, nesse contexto, uma área específica de atenção está envolvida ou talvez mais sobrecarregada que as outras: a escola. Uma escola que, de um local físico para chegar, se torna na era da distância imposta, um conjunto de tecnologias de aprendizado a serem recriadas na sala de estar ou na cozinha da casa. Um espaço íntimo e individual, não mais coletivo, por natureza, que deve ser construído do zero: uma tarefa árdua para professores, pais, avós e alunos, despreparados para a ideia de que o que era ontem uma oportunidade distante - o uso da tecnologia – hoje tornou-se repentinamente uma necessidade improrrogável.
E é assim que centenas de escolas na Itália estão se organizando para atender a essa nova necessidade e milhares de professores estão tomando medidas para se treinar e transformar - de boa ou má vontade - a idéia de escola que eles conhecem em algo profundamente diferente.

A verdade é que, como qualquer tecnologia - seja a roda, a escrita ou a bússola - também a de um computador ou tablet, aplicada de maneira estável para o ensino a distância nas escolas, pode mudar radicalmente a maneira como administramos o tempo, as relações entre os professores e estudantes, as distâncias, os percursos de aprendizagem e as metodologias de ensino.

Hoje, a responsabilidade de como esse caminho evolverá dependerá de cada um de nós - alunos, professores, pais ou instituições - em decidir, quando esse momento de dificuldade terminar, se engatar uma marcha à ré ou se aproveitar da marcha engrenada para colocar as habilidades em uso e recursos com maior eficácia e inovação do que no passado.

Qualquer que seja a escolha, basicamente, todos sabemos: a revolução mental começou.

O novo pacto formativo que professores e alunos estão escrevendo hoje em dia, mudará radicalmente as regras futuras do jogo. É apenas uma questão de tempo.

Que esta crise possa, também, finalmente forçar os países ocidentais, e em particular os Estados Unidos e o Brasil, a corrigir as injustiças que tornam grande parte de sua população particularmente exposta a desastres como o de Covid-19.

O desafio futuro será definir regras e sistemas de controle que equilibrem a proteção da vida humana e o respeito à sua dignidade. Esse é o desafio que todos nós teremos que enfrentar, enquanto tentamos nos adaptar ao novo mundo.

Temos a capacidade de nos curar! - capítulo VI


Fonte:
https://www.ilblogdellestelle.it/2020/03/perche-il-coronavirus-cambiera-per-sempre-la-scuola-che-conosciamo.html
https://www.financialounge.com/azienda/financialounge/news/crisi-coronavirus-digitale/?refresh_CE
https://forbes.it/2020/03/20/come-sara-vita-lavoro-economia-dopo-il-coronavirus/



This post first appeared on Pause Reflection - By Eliude, please read the originial post: here

Share the post

A crise coronavirus passará, mas o mundo não será mais o mesmo

×

Subscribe to Pause Reflection - By Eliude

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×