Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Eu li - A Abadia de Northanger

Título: A Abadia de Northanger
Original: Northanger Abbey
Autor: Jane Austen
Número de páginas: 272
Ano: 2011
Editora: L&PM
Catherine Morland é uma ingênua mocinha de dezessete anos, viciada em livros repletos de desventuras horripilantes e amores trágicos. Da vida, ela sabe apenas o que leu nos romances. Até que sai de seu obscuro vilarejo natal para passar uma temporada em Bath, estação balneária frequentada pela aristocracia inglesa, onde, entre bailes excitantes, conhece um cavalheiro encantador e outro insuportável. De Bath, como em um sonho, ela vai para uma abadia. A antiga construção, porém, revelará sinais misteriosos, indícios de que já foi cenário, no passado, de um crime medonho. Exatamente como ela lera nos livros. 
A jovem e sonhadora Catherine Morland há pouco havia se tornado moça, então finalmente poderia frequentar os eventos que toda garota da idade dela participava. Ansiosa por uma experiência parecida com as histórias dos livros que lia e tanto adorava, ela recebe o convite de um casal de vizinhos e amigos para passar uma temporada em Bath.

Na cidade litorânea recheada de bailes e reuniões da alta sociedade, Catherine conhece a animada e espontânea Isabella, e prontamente elas se tornam amigas, principalmente pelo gosto em comum de ambas por romances góticos. Outra coincidência entre elas era o fato de que o irmão de Catherine era amigo e colega de faculdade do irmão de Isabella.

Mais tarde, Catherine também acaba conhecendo e se encantando por Henry Tilney, um homem de família rica e de bastante influência. Porém, quanto mais ela procura a companhia do adorável Henry, mais o Mr. John Thorpe, irmão de Isabella, a persegue com suas conversas fiadas.

E se já era difícil fugir das gabolices de John, ficaria muito pior depois que Isabella assume um noivado com o irmão de Catherine.

Contudo, os ventos do destino começam a soprar em seu favor quando a família Tilney a convida para passar uns dias na Abadia de Northanger, a famosa abadia que relembrava os cenários dos livros que ela tanto lia!


Assim como nos outros livros da Jane Austen, os costumes do século XVIII são abordados de forma bastante irônica.

As pessoas se importavam demais com as aparências, e disfarçavam descaradamente a realidade sobre as suas reais condições financeiras. Vemos bastante disso no personagem John Thorpe, que sempre exagera ao exaltar seus bens a quem quiser ouvir.

Era muito importante também frequentar os bailes e outros eventos sociais, e as moças de famílias mais humildes precisavam ter a sorte de conhecer alguém influente para poder fazer parte da "alta sociedade" e, quem sabe, conseguir um bom casamento.

É um pouco triste, de fato, saber que a única alternativa para a mulher daquela época era se casar com um homem de posses. Mas as protagonistas como Catherine Morland são exemplos de personagens fortes e inteligentes; elas sabem que merecem mais da vida e mesmo sofrendo adversidades, conseguem dar a volta por cima e encontrar alguém que realmente as amam.

A Abadia de Northanger possui um ritmo mais rápido em relação aos outros livros da autora, mas considero uma leitura bastante válida, pois é prática e divertida. Além disso, a Catherine é uma personagem leitora, portanto ela ganhou mais alguns pontinhos comigo rsrs

Recomendo!



This post first appeared on Vícios E Literatura, please read the originial post: here

Share the post

Eu li - A Abadia de Northanger

×

Subscribe to Vícios E Literatura

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×