Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

1ª Conferência de Direitos Humanos para Refugiados e Migrantes LGBTI acontece nesta quinta-feira, dia 17 de março



Representantes de diferentes países e de secretarias públicas estão reunidos na programação da 1ª Conferência de Direitos Humanos para Refugiados e Migrantes LGBTI, promovida pelo Casarão Brasil - Associação LGBTI, em parceria com o Consulado da Holanda. O evento online terá como tema “Políticas Públicas de Atendimento” e acontece no dia 17 de março, das 15h às 17h, transmitido pela plataforma Google Meets, em razão da continuidade da pandemia da Covid-19. A conferência será aberta a todos os interessados. 
O encontro virtual vai debater cidadania e inclusão de refugiados e migrantes LGBTI, em palestras com 10 minutos de duração. Os eixos temáticos das palestras serão Promoção e Garantia de Acesso a Direitos Sociais e Serviços Públicos; Promoção do Trabalho Decente; Inclusão Social e Reconhecimento Cultural; Legislação Federal e Política Nacional para as Migrações e Refúgio; e Atendimento de Demandas Específicas da População LGBTI. 
A programação terá início com a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, debatendo sobre Políticas Públicas de Atendimento a Refugiados e Migrantes LGBTI. A cônsul-geral dos Países Baixos em São Paulo, Henriette Bersee, vai abordar o tema Promoção e Garantia de Acesso a Direitos Sociais e Serviços Públicos para Migrantes e Refugiados LGBTI. Em seguida, a jurista e membra da Junta Diretiva da Casa da Gente Brasil/Catalunya, Mariana Araújo, falará sobre Promoção do Trabalho Decente a Refugiados e Migrantes LGBTI. 
Na segunda hora, a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto, vai debater Inclusão Social e Recolhimento Cultural de Refugiados e Migrantes LGBTI. A diretora de Proteção de Direitos de Minorias Sociais e População em Situação de Risco do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Marina Reidel, discorrerá sobre Atendimento de Demandas Específicas da População Refugiada e Migrante LGBTI. Antes do encerramento, previsto para as 17h, o cônsul-geral de Portugal, Paulo Jorge Nascimento, abordará o tema Acolhimento e Acesso a Serviços Públicos por Refugiados e Migrantes LGBTI. 
A abertura terá participação de Juliana Wahlgren, fundadora da Revibra Europa e chefe de litígio estratégico da Enar (European Network Against Racism); e o encerramento contará com o mediador Paulo Illes, representante externo da Organização para uma Cidadania Universal e coordenador da Rede Sem Fronteiras.
O Casarão Brasil - Associação LGBTI é uma organização social sem fins lucrativos, fundada em 2008 para inovar as atuações política e social em favor da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexual (LGBTI). A instituição oferece uma variedade de serviços para a comunidade arco-íris e realiza eventos em diversas áreas, como assistência social, saúde, educação e trabalhos voltados para o fortalecimento e autoestima dessa população. Também promove campanhas desenvolvidas para os homossexuais e a sociedade em geral.


Serviço

1ª Conferência de Direitos Humanos para Refugiados e Migrantes LGBTI

Evento online transmitido pelo Google Meets

17 de março

Das 15h às 17h (horário de Brasília)

Aberta ao público


Agenda Oficial

15h às 17h (horário de Brasília)

15h – Abertura – Casarão Brasil – Associação LGBTI, com Juliana Wahlgren, fundadora da Revibra Europa e chefe de litígio estratégico da Enar (European Network Against Racism)

15h10 – Políticas Públicas de Atendimento a Refugiados e Migrantes LGBTI

Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy 

15h20 – Promoção e Garantia de Acesso a Direitos Sociais e Serviços Públicos para Migrantes e Refugiados LGBTI 

Cônsul-Geral dos Países Baixos em São Paulo, Henriette Bersee

15h40 – Promoção do Trabalho Decente a Refugiados e Migrantes LGBTI

Jurista e Membra da Junta Diretiva da Casa da Gente Brasil/Catalunya, Mariana Araújo

16h – Inclusão Social e Recolhimento Cultural de Refugiados e Migrantes LGBTI

Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto

16h20 – Atendimento de Demandas Específicas da População Refugiada e Migrante LGBTI

Diretora de Proteção de Direitos de Minorias Sociais e População em Situação de Risco do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Marina Reidel

16h40 – Acolhimento e Acesso a Serviços Públicos por Refugiados e Migrantes LGBTI

Cônsul-Geral de Portugal, Paulo Jorge Nascimento

17h – Encerramento, com Paulo Illes, mediador, representante externo da Organização para uma Cidadania Universal e coordenador da Rede Sem Fronteiras


Contatos:

Site

Facebook

Instagram: @casarao_brasil

Telefone: 11 3832-7507

Rua Coronel Xavier de Toledo, nº 210, cj. 111, República, São Paulo


Sobre o Casarão Brasil 

O Casarão Brasil - Associação LGBTI é uma organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) fundada em 2008, que utiliza seu espaço como forma de inclusão social. Entre suas várias atribuições, tem como prioridade atuar em prol da comunidade LGBTI buscando a inclusão social, econômica, educacional e a construção da cidadania para todxs. Atua em todo o território da cidade de São Paulo e tem a sede localizada na região central do município. 


Projetos do Casarão Brasil 


Projeto Viva Condessa: Rainha da Noite Paulistana - Projeto realizado em parceria com a Coordenadoria de IST/AIDS, presta homenagem a uma das pioneiras do entretenimento paulista, Condessa Mônica, que criou a NostroMundo em São Paulo e apoiava as iniciativas de Brenda Lee e de outras, junto aos pacientes com HIV em vulnerabilidade social.
Projeto Cozinhando pela Vida - Encontro de mulheres de regiões periféricas para cozinhar pela vida de pessoas LGBTI em situação de extrema vulnerabilidade social. O projeto atua na região central de São Paulo, gera renda e movimenta produtores locais, empregando mais de 20 pessoas e ofertando alimentação saudável.


Sobre o Centro de Acolhida Especial Casarão Brasil (CAE-Casarão) 

O local oferece acolhimento provisório para pernoite em espaço com estrutura para acolher, com privacidade, mulheres transexuais e travestis adultos em situação de rua, a partir dos 18 anos, respeitando seu perfil e sua identidade de gênero. Atua para acolher e garantir proteção integral às pessoas em situação de rua, contribuindo para a reinserção social; para construir o processo de saída das ruas, respeitando-se as modalidades de atendimento ou da situação da população atendida; promover ações de reinserção familiar e comunitária; contribuir para restaurar e preservar a integridade, autonomia e o protagonismo da população em situação de rua; possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais.


Sobre o Centro de Cidadania LGBTI Cláudia Wonder

Em setembro de 2020, o Casarão assumiu a gestão do Centro de Cidadania LGBTI Cláudia Wonder, na Zona Oeste da capital paulista. Cláudia Wonder foi militante travesti brasileira pelos Direitos Humanos. Ações do Centro de Cidadania: defesa dos direitos humanos, com atendimento a vítimas de violência, preconceito e discriminação, apoio jurídico, psicológico, pedagógico e serviço social; promoção da cidadania LGBTI, com realização de palestras, cursos, rodas e conversas e mediação de conflitos; atividades pedagógicas com reforço escolar para beneficiárias cadastradas; capacitação e formação com cursos profissionalizantes; atividades assistenciais das inscritas no Programa Transcidadania, com emissão de documentos pessoais e busca de vagas no mercado de trabalho; outros serviços, como distribuição de cestas básicas, kits de limpeza e máscaras de proteção contra covid-19.


Faça uma doação

Sua participação é fundamental para a continuidade do trabalho. Para doar você pode fazer um depósito ou transferência nesta conta bancária:

Casarão Brasil – Associação LGBTI
Banco do Brasil - 001
Agência: 0442-1
Conta Corrente: 51027-0
CNPJ: 10.013.459/0001-83

Doação Via PIX
PIX: 10.013.459/0001-83


Seja Voluntário

Seja um voluntário e contribua de acordo com a sua agenda e disponibilidade de forma online ou presencialmente. Inscreva-se. 



This post first appeared on Joana D'arc, please read the originial post: here

Share the post

1ª Conferência de Direitos Humanos para Refugiados e Migrantes LGBTI acontece nesta quinta-feira, dia 17 de março

×

Subscribe to Joana D'arc

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×