Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

TOP 10 | Os dez melhores contos de Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe foi um dos maiores escritores do século XIX e é mais conhecido por seus contos de terror e mistério.

LEIA MAIS
O PÁLIDO OLHO AZUL | Uma investigação com o detetive Edgar Allan Poe
TOP 10 | As melhores frases de Edgar Allan Poe
Você não vai acreditar no livro mais vendido de Edgar Allan Poe em vida

Suas histórias são frequentemente descritas como perturbadoras, macabras e inquietantes, e são consideradas como obras-primas da literatura universal.

Descubra dez contos impactantes do autor.

Encontre livros e e-books de Edgar Allan Poe
Vídeos de Edgar Allan Poe no canal

1. O poço e o pêndulo

Conhecido por sua narrativa angustiante e atmosfera opressiva, O Poço e o Pêndulo foi publicado pela primeira vez em 1842. A história é contada em primeira pessoa e é ambientada durante a Inquisição Espanhola, onde o protagonista é um prisioneiro que foi condenado à morte por heresia. O narrador é levado a uma sala onde ele é amarrado a uma mesa sob um pêndulo gigante que oscila cada vez mais perto do seu corpo. À medida que o pêndulo se aproxima cada vez mais, o narrador começa a se desesperar e tenta encontrar uma maneira de escapar.

2. A queda da casa de Usher

A história é contada em primeira pessoa por um narrador não identificado que é convidado a visitar seu amigo de infância, Roderick Usher, em sua mansão isolada. Lá ele encontra um ambiente sombrio e opressivo, com características sinistras como árvores mortas e uma lagoa escura próxima. Citado como um exemplo da literatura gótica e do terror, a história explora temas como isolamento, doença, medo da morte e a relação entre a natureza e o sobrenatural.

3. O gato preto

O Gato Preto conta a história de um homem atormentado por um gato preto que ele próprio havia maltratado. O narrador começa a história descrevendo sua infância, que foi marcada por uma paixão por animais. Quando adulto, ele se casa e adota diversos animais, incluindo um gato preto chamado Plutão, que se torna seu favorito. No entanto, após se tornar viciado em álcool, o narrador começa a maltratar seus animais, incluindo Plutão.

4. O escaravelho de ouro

A história segue um jovem chamado William Legrand, que descobre uma pista para encontrar um tesouro escondido enquanto coletava escaravelhos em uma praia da Carolina do Sul. É um conto bem-humorado e aventuresco, diferente do estilo sombrio e gótico pelos quais Poe é mais conhecido. No entanto, ele ainda apresenta algumas das características marcantes do trabalho de Poe, como o uso de pistas e enigmas para conduzir a narrativa e a ênfase na psicologia dos personagens. O conto é considerado um dos trabalhos mais populares e acessíveis do autor.

5. Os assassinatos da rua Morgue

Considerado o primeiro conto de detetive moderno e apresenta o personagem C. Auguste Dupin, que se tornou um modelo para outros detetives fictícios, como Sherlock Holmes. O conto começa com uma série de assassinatos brutais e aparentemente inexplicáveis ocorridos em uma casa na Rua Morgue, em Paris. A polícia francesa é incapaz de resolver o caso e está prestes a arquivá-lo quando Dupin, um homem brilhante e solitário, oferece sua ajuda.

6. O barril de amontillado

Em O Barril de Amontillado, Poe descreve a vingança implacável de um narrador sem nome contra seu amigo Fortunato, que ele enterra vivo em uma adega. É um conto de atmosfera sombria e opressiva, que trata de vingança, traição e o poder do desejo de controle.

7. O coração delator

Publicado em 1843, a história é contada em primeira pessoa por um narrador anônimo, que confessa ter cometido um assassinato. O narrador, cuja sanidade mental está claramente abalada, explica como ele matou um velho com um olho cego, alegando que foi sua condição bizarra que o levou a cometer o crime. Apesar de ter escondido o cadáver no quarto da vítima, ele é perseguido por sua própria consciência e por um batimento cardíaco constante que o perturba.

8. Berenice

Neste conto de terror psicológico publicado em 1835. a história é contada em primeira pessoa pelo personagem principal, Egaeus, um homem obcecado com a ideia da morte e com a beleza física. É um conto caracterizado pela narrativa intensamente psicológica e pela atmosfera de horror que permeia toda a história, explorando temas como a obsessão, a loucura e a relação entre beleza e morte.

9. O caso do sr. Valdemar

Uma história contada em primeira pessoa por um narrador não identificado, um médico que busca experimentar o poder do hipnotismo em um paciente à beira da morte. O protagonista da história é o Sr. Ernest Valdemar, um homem que está morrendo de tuberculose. O médico convence Valdemar a experimentar o hipnotismo em seu estado de agonia, a fim de prolongar sua vida por um curto período de tempo. O Caso do Sr. Valdemar aborda a ideia de morte e decomposição, bem como a exploração da natureza humana e a busca por poder e controle.

10. A máscara da morte rubra

Um conto sobre um país assolado pela peste, onde um príncipe chamado Próspero decide se isolar em sua abadia com um grupo seleto de amigos para escapar da doença. Durante uma festa na abadia, um estranho mascarado vestido com uma mortalha e uma máscara vermelha aparece. A presença dele incomoda os convidados, e Próspero decide perseguir o estranho mascarado pela abadia, descobrindo em seguida quem o convidado realmente é.

DICA DE LEITURA

Título: Medo Clássico: Sinta o medo clássico
Autor: Edgar Allan Poe
Tradução: Marcia Heloisa
Páginas: 384
Editora: Darkside Books
Compre o livro

SINOPSE – Nesta edição da Darkside Books, os contos estão divididos em blocos temáticos que ajudam a visualizar a enorme abrangência da obra. A morte, narradores homicidas, mulheres imortais, aventuras, as histórias do detetive Auguste Dupin, personagem que serviu de inspiração para Sherlock Holmes. O livro traz ainda o prefácio do poeta Charles Baudelaire, admirador confesso de Poe e o primeiro a traduzi-lo para o francês.

O post TOP 10 | Os dez melhores contos de Edgar Allan Poe apareceu primeiro em .



This post first appeared on Literaturapolicial.com – Um Blog Sobre Livros Po, please read the originial post: here

Share the post

TOP 10 | Os dez melhores contos de Edgar Allan Poe

×

Subscribe to Literaturapolicial.com – Um Blog Sobre Livros Po

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×