Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Esquerda e Direita: Guia Histórico Para o Século XXI



O que são, afinal, a Esquerda e a direita políticas? Trata-se de conceitos estanques, flutuantes, ou relativos? Quando foi que começámos a usar estes termos para designar enquadramentos políticos? Esquerda e direita: Guia histórico para o século XXI é um ensaio historiográfico, político e filosófico no qual Rui Tavares responde a estas questões e explica por que razão a terminologia «esquerda / direita» não só continua a ser relevante, como poderá fazer hoje mais sentido do que nunca.

Autor: Rui Tavares 
Editor: Tinta da China (2016)
Género: Política
Páginas: 104
comprar


opinião
★★★★☆
«Esquerda e direita» é, pois, a grande divisão política da modernidade – página 33
Esquerda e direita não são, de todo, conceitos ultrapassados. Pelo contrário, faz ainda mais sentido falar sobre eles dada a atual crise global. Neste livro, Rui Tavares, sem tentar descomplicar qualquer um dos lados com definições absolutas, procura dar-nos uma ideia do sentido de cada um deles, não obstante a sua visão vincadamente de esquerda. Acompanhamo-lo num percurso histórico pelos conceitos de esquerda e direita até chegar aos dias de hoje, espreitando também as necessidades de mudança para o futuro.

Antagonistas e rivais, com formas distintas de estar na sociedade e na cultura, são múltiplas e sucessivas as oposições entre esquerda e direita, uma «dinâmica por vezes emancipadora, por vezes mortífera» (página 38). A importância está na aceitação da diferença e não na procura pelo seu esmagamento, na possibilidade de escolha, na interação, no diálogo e na busca pelo equilíbrio - «a conformação do que deve ser a sociedade pertence a todos os seres humanos» (página 36)

O discutível, sempre o discutível, é que nos há-de guiar – página 81


This post first appeared on Tempo De Ler, please read the originial post: here

Share the post

Esquerda e Direita: Guia Histórico Para o Século XXI

×

Subscribe to Tempo De Ler

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×