Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O Rapaz do Pijama às Riscas | Opinião


Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…

Autor: John Boyne  
Editor: Edições Asa (Abril, 2017) 
Género: Literatura Juvenil
Páginas: 176
Original: The Boy in the Striped Pyjamas (2006) 
 Pacific Northwest Library Association Young Reader's Choice Award for Intermediate (2009), 
 Deutscher Jugendliteraturpreis Nominee for Preis der Jugendjury (2008), 
 Bord Gáis Energy Irish Book Award for John Murray Show Listeners' Choice Award (2007)
comprar


outros livros de John Boyne→

opinião
★★★★

Se pusermos de lado a hipocrisia (mais do que frequente) de querer encontrar num livro de literatura juvenil e 176 páginas um exaustivo e fiel relato do Holocausto, O Rapaz do Pijama às Riscas é um livro fantástico.

Pessoalmente, gostei bastante desta leitura. Gostei que a história nos fosse apresentada sob a perspectiva de uma criança que desconhece completamente a crueldade que se passa à sua volta; sem saber da desumanidade que o rodeia, a inocência de Bruno permite-lhe continuar humano, sentir empatia por todos sem qualquer preconceito.

Claro que esta é uma abordagem superficial e nada é realmente explorado a fundo; ao longo do livro temos que ler nas entrelinhas para conseguir contextualizar as informações que Bruno nos dá e presumir não só através do que ele nos diz mas também do que deixa de fora. O meu único 'problema' com este livro é a oscilação quase absurda entre a inteligência e perspicácia de Bruno para umas coisas e o modo obtuso, pouco imaginativo e nada arguto com que se comporta em relação a outras.

O Rapaz do Pijama às Riscas traz-nos uma história muito comovente não apenas por aquilo que está escrito mas pela rememoração que nos deixa sobre tudo o que se passou. 





This post first appeared on Tempo De Ler, please read the originial post: here

Share the post

O Rapaz do Pijama às Riscas | Opinião

×

Subscribe to Tempo De Ler

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×