Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cidadão. Saia da caverna!



... projeta imagens parciais da realidade, confundindo a opinião pública, com a opinião publicada, manipulando a percepção do espectador tornando-o mero objeto, passivo expectador. Joguete entre versões da “verdade”, conforme a...


Antonio Pereira Apon.




Platão, inspirado por Sócrates, buscava a essência, além da aparência. E como qualquer um, que, liberto das Sombras da ignorância, arriscaria, como seu mestre, a própria vida, simplesmente para expressar o seu pensar, intentar aclarar as mentes toldadas por tantas irrealidades.


Desde que nasce, o indivíduo é ensinado, treinado, doutrinado, convencido, adequado… A enxergar o mundo por uma determinada ótica. De repente, alguém subverte suas crenças, desmente tudo, desmascara farsas, parcialidades, mitos… Revela novos conceitos, desmente velhas convicções. Senão por coisas tais, Sócrates foi sentenciado, inspirando essa alegoria, O mito da Caverna. Nele, Platão nos convida a refletir sobre a similitude da realidade humana dentro e fora de uma caverna: condicionamentos, preconceitos, manipulações, ritos, dogmas...


Conta Platão:


Seres humanos, nascidos e criados dentro de uma caverna. De costas para a entrada, acorrentados, imobilizados, constrangidos a reter o olhar na parede do fundo da gruta, sem poder ver uns aos outros ou a si mesmos.


Atrás dos Prisioneiros, uma fogueira, separada deles por um muro, por detrás do qual passam pessoas carregando objetos que representam "homens e outras coisas viventes". As pessoas caminham por detrás do muro, assim, seus corpos não projetam sombras, mas sim os objetos que carregam. Os prisioneiros não podem ver o que se passa atrás deles, apenas as sombras que são projetadas à sua frente. Os sons que ecoam do exterior, induzem os prisioneiros a associá-los com as sombras, seriam as falas das mesmas. Portanto, a realidade.


E, se um dos prisioneiros for solto? Veja o fogo e tudo mais?

Continue lendo...


This post first appeared on , please read the originial post: here

Share the post

Cidadão. Saia da caverna!

×

Subscribe to

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×