Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

the princess saves herself in this one

Vamos falar de poesia de internet.



Mais que certo e sabido que não sou leitora habitual de poesia. Este era um Livro que me despertava vago interesse por alegadamente ter conteúdo feminista e de empowerment (vede o título); interesse esse vago o suficiente para eu nunca o ter adquirido e não ter a certeza se o queria ter na estante. Portanto, e dado que a última experiência correu bem, apostei na leitura digital. Novamente, pareceu ser uma boa aposta: poucas palavras por página, mancha de texto limpa, por que não?


"1. fill in the blank: a) poetry is ______ - anything you want it to be"


Será mesmo? Gosto de alguns dos sentimentos do livro, de ideias feministas aqui pautadas, das emoções cruas, é certo - mas o conteúdo tem índole tão pessoal que me lembra dos idos tempos do LiveJournal e de confidenciar coisas tristes e momentos depressivos adolescentes a desconhecidos e tentar ter estilo, de ter 13 anos e escrever poemas e pensamentos soltos horrorosos que ainda bem que foi tudo para a reciclagem... consta que Amanda Lovelace escrevia estes pensamentos (poderão ser mais do que isso?) no Tumblr e se tornou popular à conta disso. Consigo perceber como. São fragmentos que podem chamar à atenção num meio como o digital.


Não funcionam enquanto livro - são frases com má pontuação, carregar no enter entre palavras, e Parecem Interessantes. Alguns parecem interessantes, aliás; outros parecem forçados e, num todo, é exaustivo. É poesia de scroll down, para ler casualmente na internet no meio de tanto outro conteúdo.


A falta de estrutura e conteúdo lembram o livro de Rupi Kaur, Milk and Honey, que li há uns anos e do qual gostei bastante. Na minha memória, esse foi muito mais sólido do que the princess saves herself in this one, mas levanta a questão: gostaria de Rupi Kaur numa releitura? A verdade é que este livro não me trouxe nada de novo, é genérico, é emo angst, é um conjunto de lugares-comuns, que se calhar funcionam para tanta gente precisamente por isso: por serem clichés.


E no entanto, foi talvez por isso que se tornou difícil (para mim! Percebo que funcione para muita gente) ligar-me ao livro. A abordagem de sentimentos pessoais - como luto, por exemplo! - está enterrada em clichés, distante, sem qualquer profundidade. Houve momentos dos quais eu poderia quase ter gostado, mas o "estilo" (como quem diz, carregar no enter a cada duas palavras) arruinou frequentemente a experiência.


where

do all the

memories go,

the ones we

hide away

with

lock &

key yet

continue

to shape

us all the

s a m e?


- did it really happen if i can't remember it?


(que raio é isto???)


Foi incluído nalguns artigos da FNAC, nomeadamente "8 livros feministas do século XXI que todos devem ler" (discutível, mas a verdade é que não li nenhum dos listados) e "5 livros que reinventam o conceito de poesia" (possivelmente pela tecla enter).


Pela falta de substância, de estilo, por não me prender também, acabei por folhear (digitalmente!) este livro num instante, passando página atrás de página. Não me arrependo de o ter lido (até por não me ter tomado tanto tempo assim), mas fico feliz por não estar a ocupar lugar na estante.


1,5/5


Podem comprar em formato físico na wook, na Book Depository ou na Bertrand, ou em português na wook ou na Bertrand




This post first appeared on Bárbara Reviews Books, please read the originial post: here

Share the post

the princess saves herself in this one

×

Subscribe to Bárbara Reviews Books

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×