Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como instalar de Ubuntu Mininal - Tutorial passo a passo

O Ubuntu possui muitas nuances diferentes para todos os tipos de usuários, certamente é  uma das distribuições Linux mais abrangentes, e um de seus modos de instalação, a dita "instalação mínima", onde você baixa apenas a base do sistema (cerca de 56 MB) e instala todo o restante como desejar à partir daí é um dos mais interessantes. Veja agora como instalar o Ubuntu Minimal na sua máquina.





Como eu estava dizendo, o Ubuntu é uma distribuição Linux versátil, tanto que recentemente ele até extrapolou o Linux e ganhou uma versão com Kernel BSD também.

Além do Ubuntu BSD, há também a opção de instalar o Ubuntu apenas com Software Livre, usar o Ubuntu no formato Rolling Release, ou usar o Ubuntu com pacotes antigos em versões que atualmente não tem mais suporte com o repositório Old Releases, além de todas as variações com interfaces gráficas diferentes, que você pode conferir as reviews...

- Ubuntu 16.04 LTS (Unity)
- Xubuntu 16.04 LTS
- Ubuntu Gnome 16.04 LTS
- Lubuntu 16.04 LTS
- Kubuntu 16.04 LTS
- Ubuntu MATE 16.04 LTS
- Ubuntu Budgie Remix
- Ubuntu Studio 16.04 LTS

... e é claro, existe o modo de instalação tradicional, onde você instala o sistema para o seu uso pessoal, caso você tenha alguma dúvida, consulte o seguinte material:

- Como instalar o Ubuntu no seu computador - Tutorial passo a passo

- Como fazer dualboot do Ubuntu com o Windows 10

É claro que o modo de instalação que você vai conhecer agora é totalmente diferente de qualquer um que nós  tenhamos comentado até então.

O que é o Ubuntu Minimal?


Um sistema baseado em Linux pode ser dividido em várias camadas, simplificando um pouco as coisas, nós temos 3: O Kernel, o núcleo do sistema, que é o que efetivamente chamamos de "Linux", a interface com o usuário e as aplicações.

Veja também: SUSE Studio, crie o seu próprio sistema com base do openSUSE

O Ubuntu Minimal é basicamente o Kernel do Ubuntu com seus repositórios e um instalador gráfico simplista que permite que você instale o Ubuntu sem interface gráfica e sem programa algum no seu computador, o intuito é que você mesmo monte o sistema como quiser, de uma forma parecida com que os usuários de Arch Linux fazem, se assemelhando mais ao Debian netinstall.

Por que o Ubuntu Minimal pode ser uma boa opção para você?


Se você é o tipo de usuário que quer simplicidade e quer poder escolher cada pacote que fará parte do seu sistema, montando sistemas básicos para determinadas tarefas e ainda utilizar a distribuição Linux Desktop mais famosa e com uma ampla gama de softwares e repositórios de terceiros, mantendo a boa e velha compatibilidade com os pacotes .deb, essa sem dúvidas é uma boa opção.

Fora isso, pode ser um aprendizado para você, ao instalar o sistema desta forma, assim você vai entender melhor o que cada pacote e programa faz no seu Ubuntu.

Onde baixar o Ubuntu Minimal?


O Ubuntu Minimal pode ser baixado nesta página, escolha a versão e arquitetura que você desejar e baixe a ISO, ela terá um tamanho muito pequeno, normalmente menos de 60 MB, não se espante, é só isso mesmo!

Para instalar o Ubuntu à partir da imagem mínima, eu recomendo a utilização de um pen drive, qualquer outro tipo de mídia (CD/DVD) me parece desperdício, ainda mais devido ao tamanho do arquivo.

Veja também: Como criar um pen drive bootável do Ubuntu

Caso o Unetbootin não funcione corretamente para você, tente usar o Multisystem. Depois do seu pen drive preparado, é hora de começar a instalação, espete ele no seu computador e configure a máquina para dar boot pelo dispositivo móvel desejado, à partir de então a instalação vai se iniciar.

Nós preparamos um vídeo para facilitar a sua vida com a instalação do Ubuntu Minimal, confira: 



Gostou do material em vídeo? Então clique no botão acima para se inscrever gratuitamente no nosso canal no YouTube e receber os vídeos novos conforme eles forem saindo, temos vídeos todos os dias às 19 horas.

Curtiu o Ubuntu Minimal? Deixe a sua opinião nos comentários e até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.






This post first appeared on Diolinux - Open Source, Ubuntu, Android E Tecnologia, please read the originial post: here

Share the post

Como instalar de Ubuntu Mininal - Tutorial passo a passo

×

Subscribe to Diolinux - Open Source, Ubuntu, Android E Tecnologia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×