Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Kernel Linux 5.6 trará ferramenta própria para monitorar temperatura de drives SATA

Após um longo tempo de espera, a temperatura de dispositivos SATA poderá ser monitorada com uma solução implementada no próprio Kernel Linux, sem que haja a necessidade de instalar softwares de terceiros.


Há muito tempo a comunidade Linux vem discutindo sobre uma forma de implementar uma solução própria, integrada ao próprio Kernel Linux para efetuar o monitoramento de dispositivos SATA, como HDs e SSDs. Tal monitoramento já é possível no Linux, mas apenas através da instalação de softwares de terceiros, que só podem obter tais informações quando executados em modo “root”.

Executar softwares em modo de superusuário é algo que deve ser evitado sempre que possível, principalmente quando não se tem absoluta certeza e confiança quanto a procedência de tal software. Afinal, quando um programa está rodando como “root” no seu sistema, nada o impede de fazer absolutamente qualquer coisa dentro do sistema, o que pode ser um sério problema de segurança.

Por isso é muito importante que você rode como superusuário apenas softwares que você conhece e confia, e caso se trate de um programa que você acabara de conhecer, é importante procurar o máximo de informação possível com usuários que já testaram e aprovaram tal software. Felizmente softwares contendo código malicioso não “se criam” por muito tempo no mundo Linux, já que a autenticidade dos softwares, cuja maioria é de código aberto, pode ser e é verificada por muitos usuários/desenvolvedores no mundo todo.

Dito isso, conforme divulgado, o novo driver “drivetemp” já estará presente e completamente funcional na versão 5.6 do Kernel Linux, sendo que as informações de temperatura poderão ser consultadas através do monitor de hardware próprio do Kernel Linux “hwmon”.

Agora o que nos resta é aguardar a chegada do Kernel 5.6 para que possamos testar, e trazer mais informações sobre essa nova feature. 😁

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus

Fonte: Phoronix

Isso é tudo pessoal! 😉


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




This post first appeared on Diolinux - Open Source, Ubuntu, Android E Tecnologia, please read the originial post: here

Share the post

Kernel Linux 5.6 trará ferramenta própria para monitorar temperatura de drives SATA

×

Subscribe to Diolinux - Open Source, Ubuntu, Android E Tecnologia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×