Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Comprometendo o Diolinux até o pescoço com Metas até o final do ano!

Eu diria que este é o tipo de publicação que os fãs do blog e do Canal vão se identificar mais. Hoje quero falar abertamente sobre prospecções do que gostaríamos de atingir até o final do ano e coisas que conquistamos juntos neste ano, já que passamos da metade dele recentemente, e isso aconteceu tão rápido que eu mal posso acreditar. 😊

Metas para o Diolinux





Eu nunca fui uma pessoa de criar muitas metas, nem mesmo aquelas de ano novo que todo mundo faz, porém, percebi que em se tratando do projeto Diolinux, eu costumava não fazer metas, e principalmente, não expô-las quando fazia alguma, pelo receio de fracassar, pelo receio de me sentir mal caso alguma delas não fosse atingida, ainda mais se eu me comprometesse com o público.

O Diolinux até pode ter começado como um projeto pessoal, mas hoje existe uma grande comunidade de pessoas que se identifica com ele, criando um ambiente saudável de aprendizado e compartilhamento de ideias, o que é algo sensacional, você deveria se orgulhar em fazer parte! Sério, pare e pense sobre o quanto, mudamos o pensamento dos brasileiros em relação a Linux nesta última década, e mudamos junto com você, que nos apoia e curte o nosso trabalho, cada vez que você compartilhou alguma coisa que criamos juntos. :)

Metas e projetos já alcançados


Nós produzimos neste ano por volta de 140 vídeos, praticamente 30 Diolinux Friday Shows, e igualmente 30 episódios do DioCast, assim como mais de 400 artigos no blog. Mas sem dúvidas, as 3 grandes conquistas foram:

- O lançamento do nosso fórum, o Diolinux Plus.

Um lugar onde a nossa comunidade pode se reunir para falar sobre os assuntos que gosta, se ajudar simultaneamente, e que provavelmente é o primeiro fórum que fala mais sobre Linux a ter categorias somente para galera que usa Windows e macOS conversar, sem discriminação, sem "treta". Não na tentativa de converter alguém, mas para mostrar que acima de tudo, somos amigos e profissionais e não importa que plataforma você goste mais, ali é um espaço de conhecimento, não de ideologia.

Atualmente o Diolinux Plus é mantido principalmente pelos nossos apoiadores no Apoia.se, que ajudam abater uma parte muito legal do valor de funcionamento do serviço. Muito obrigado pelo carinho! Já virou hábito cumprimentá-los pela manhã no nosso grupo no Telegram! :)

- A meta de 300 mil inscritos do canal no YouTube


Um marco inacreditável para um canal de Linux, ainda mais de lingua portuguesa. Hoje somos profissionais, hoje a comunidade Diolinux no YouTube é maior do mundo relacionada ao conteúdo.

Você, querido leitor, faz parte dessa história, você é responsável por isso!

Quer saber uma curiosidade? Eu tinha "explicado para mim mesmo" que não se tratava de uma "meta", mas sim de um "pensamento", algo que seria "legal", talvez justamente por não querer colocar essa pressão sobre mim e sobre você, mas lembro de ter imaginado que seria "uma boa coisa' se chegássemos aos 300 mil seguidores no YouTube até o final do ano, e conseguimos isso praticamente na metade do tempo!

Eu não poderia estar mais feliz! :)

- Lançamento do Diolinux Play

Pode parecer algo bobo, mas eu vinha planejando o Diolinux Play desde 2016, é claro que ele não tinha esse nome ainda, mas a ideia de como seria distribuído o conteúdo já existia. Então finalmente conseguir dar vida ao projeto é uma alegria sem tamanho!

O Diolinux EAD, nossa plataforma atual de cursos, se tornou menos atrativa perante aos concorrentes do mercado, que eventualmente se tornaram grandes parceiros, como a Udemy. Por conta disso, sempre pensei que seria muito mais interessante para vocês um formato mais "Netflix", que fosse mais barato do que a própria Netflix (e do que os cursos da Udemy).

Graças a ajuda do próprio YouTube e do nosso gerente de canal, o Bruno, da Google, tivemos acesso a ferramentas novas do serviço "Clube dos Canais", onde pudemos criar o nosso modelo por assinatura chamado "Diolinux Play". Graças a outra parceria fantástica, pudemos criar o site play.diolinux.com.br, com ajuda da HostGator, para organizar melhor os conteúdos que serão postados.

No Diolinux Play teremos vídeos extras exclusivos para os membros, nossos cursos do EAD serão levados para lá com o tempo, assim como novos conteúdos serão publicados também. Ter essa possibilidade de viabilizar o Diolinux Play realizou um sonho que eu tinha "há muitos verões". 

Há tempos que eu não me sentia tão compelido em fazer as coisas com um esmero ainda mais extremo do que o habitual para agradar aqueles que gostam tando da gente, que decidiram ser membros do clube e nos ajudar em mais um projeto. Muitas coisas legais estão sendo produzidas, vocês não perdem por esperar! :D

O que queremos alcançar com você até o final de Dezembro?


Eu estive em uma reunião recente com o Bruno, o mesmo do Google que eu tinha mencionado anteriormente, e acabei me comprometendo com uma nova meta para o canal para o final do ano, quase que sem querer.

Depois que eu saí da reunião fiquem me lembrando dos personagens "Chicó e João Grilo", de "O Auto da Compadecida", clássico brasileiro 😂


Dito isso, acho que a melhor forma de conseguir lidar com essa pressão, é justamente contando para todos sobre os planos para o projeto. Talvez isso possa lhe servir de inspiração para dizer em voz alta as coisas que você deseja alcançar também e te impulsione para realizar os seus sonhos também. :)

YouTube


YouTube

Seria muito mais fácil, e seria menos pressão talvez até, simplesmente considerar que a meta de 300 mil pessoas no canal foi atingida e "vamos declarar o ano como ganho", mas na verdade, desafios nos movem pra frente com maior ímpeto do que uma maré cheia de bonanza, por isso, o objetivo de 2019 será 350 mil inscritos no canal. Este foi um desafio colocado pelo próprio YouTube pra gente, literalmente.

Eu confesso que me sinto estranho expondo isso, afinal, se não der certo e não chegarmos todos saberão, mas é um risco que me disponho a correr junto com você. Nos ajude a atingir essa meta, leve o canal para pessoas que ainda não conhecem, compartilhem nossos vídeos, lembre de clicar no "Gostei" quando gostar dos vídeos, comente também. 

Quanto mais você interage com um vídeo, mais o YouTube entende que você gosta do material e é mais provável que você receba notificações dos vídeos e é mais provável que eles apareçam na sua timeline no YouTube.

Outro desafio é transformar o "Seja Membro" do YouTube em uma ferramenta fantástica de ensino e conteúdo mais sério. Quando o pessoal do YouTube pensou nesse "membership", eles miram algo mais semalhante ao que a Twitch tem com os criadores, como os SUBs, mas a verdade é que o YouTube é diferente, e também fomos desafios a nos tornarmos um case para a plataforma em relação a isso.

Posso contar com você para vencermos essa batalha? Será que conseguiremos nos consolidar como a maior comunidade Linux do YouTube, no mundo?

Estou ansioso para ver até onde conseguimos levar os nossos ideias de conhecimento e liberdade. :)

Instagram


Instagram


Eu fiz metas para 2019 para praticamente todas as redes sociais do Diolinux (exceto o Facebook), e o Instagram é uma delas. Atualmente ele é uma forma muito eficaz de produzir conteúdo e atingir pessoas de fora da "bolha Linux", algo essencial para quando se quer colocar as pessoas em contato com uma nova ideia.

Minha meta para 2019 é chegar a 10 mil seguidores por lá, pelo simples motivo de que, pelo que eu ouvi falar, à partir de 10 mil seguidores o Intagram permite que eu adicione links nos Stories para materias do blog e para outros conteúdos, naquele formato de "deslize para acessar", tornando o Instagram uma ferramenta eficiente de divulgação de artigos e postagens, vídeos, lives e muito mais.

Nesse caso, não falta tanto até, se você puder dar uma força, podemos chegar lá muito em breve! :)

É só me seguir aqui: https://www.instagram.com/dionatan_simioni/

Twitch


Twitch


A Twitch é o nosso canal de lives de games, a ideia é sempre jogar games no Linux e as coisas estão muito divertidas por lá, mas também temos alguns objetivos e eu gostaria pode poder contar com a sua ajuda.

Dentro da Twitch temos dois grandes objetivos:

- Conseguir a parceria com a Twitch

Parceria, é quando temos alguns requisitos mínimos para poder ser monetizados pela plataforma, e tornar o projeto autosustentável, como acontece no YouTube, precisamos de 75 pessoas assistindo simultaneamente em média para isso, e estamos com mais ou menos 53 neste momento, então se você puder participar será incrível!

Nos ajude a criar um local onde gamers de outros sistemas entrarão em contato com Linux pela primeira vez! :)

- Chegar a 10 mil seguidores na Twitch

Do ponto de vista de visibilidade social, é importante atingir números maiores e redondos. Algo curioso na Twitch, é um canal com esse tamanho de seguidores não é grande, sem dúvida, mas é um valor que representa muito mais do que 10 mil seguidores no YouTube por exemplo, comparado a outros canais, tanto para a plataforma, quando para o público.

Se você ainda não tem uma conta na Twitch e não segue o nosso canal, que está ao vivo todas as noites, de Segunda à Sexta-feira, às 20 horas, crie agora e nos siga. Nos ajude a atingir essa marca, compartilhe para os seus amigos, nos seus grupos, nas suas comunidades, vamos juntos nos tornar o maior canal da Twitch sobre Linux e Gaming.

Os reflexos de apresentar Linux para as pessoas através de games são notórios, pois isso ataca um grande mito logo de cara, o famoso "Linux não tem jogos". Eu tive o meu primeiro contato com Linux somente depois da escola, em um curso técnico, e a apresentação não foi nada legal também, mas imagine uma geração que seja apresentada a Linux em meio aos games que eles mais gostam?

Nos ajude nessa mudança social! Além do mais, participar das lives na Twitch é divertido pra caramba! :)

Twitter


Twitter


Em 2019 começamos a usar mais o Twitter do blog (@blogdiolinux) que estava "pegando um pó", pois acabou se tornando uma forma muito eficaz de conversar com desenvolvedores Linux, grandes projetos, além de te notificar, digamos assim, de todo o material que fazemos. 

Quando um novo artigo sai aqui no blog, quando um novo vídeo sai no canal, quando entramos em live na Twitch, tudo  isso é publicado no Twitter, além disso, é local muito legal para interagir diretamente com você.

O nosso objetivo para 2019 com o Twitter é chegar a 15  mil seguidores, será que você pode nos dar uma força?

O Twitter, assim como o Instagram, também é uma ferramenta importante no impacto social, especialmente na hora de conversar, tratar e cobrar desenvolvedores e grandes empresas.

As cartas estão na mesa!


Com isso eu acho que abri todo o jogo em relação as nossas expectativas e como você pode fazer parte de algo maior e nos ajudar a chegar lá! :)

Por vezes, durante os dias que se passam, eu me pego pensando o porque faço as coisas que eu faço, da forma com que faço, e percebo que se tem algo que podemos fazer hoje, é criar um amanhã melhor, com nosso esforço, trabalho e colaboratividade. 

Será que conseguiremos atigir essas metas? Posso contar com você? Com a sua ajuda, vamos muito longe ainda! Olhe toda a transformação que você nos ajudou a criar na comunidade Linux brasileira! :)

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




This post first appeared on Diolinux - Open Source, Ubuntu, Android E Tecnologia, please read the originial post: here

Share the post

Comprometendo o Diolinux até o pescoço com Metas até o final do ano!

×

Subscribe to Diolinux - Open Source, Ubuntu, Android E Tecnologia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×