Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Estou usando o Deepin 15.5 Beta, veja o que tem de novo!

Eu já contei pra vocês que eu gosto de testar as coisas? Acho que sim, né? 😉 Se não contei, esta é uma dedução que você provavelmente já alcançou. Como eu gosto de fazer este tipo de teste, e gosto do Deepin Linux,  estou testando o canal instável da distro e hoje recebi a atualização para o Desktop 15.5 Beta. Tem bastante coisa interessante chegando na distro, deixa eu contar pra você! :D







A nova atualização do Deepin (a 15.5), deverá estar disponível para todos em breve através do canal estável, ela corrige vários bugs e melhora a usabilidade, trazendo novos recursos para a interface.

Coisas novas no Deepin Desktop Enviroment 15.5


Desde que nós entrevistamos os desenvolvedores da distro, várias coisas haviam sido prometidas para esta atualização e realmente eles entregaram muito mais do que o anunciando, felizmente. Você pode ver alguns dos objetivos em aberto ainda da distro aqui.


Podemos começar com o básico. Tivemos um refinamento no tema do sistema, especialmente no tema de ícones, que mudou em vários aspectos, deixando as aplicações (em geral) mais integradas, ainda que algumas destoem dos ícones originais, como o da Steam, que você pode ver na imagem acima.

No próprio menu do Deepin, ou Dash, nós temos uma mudança visual sutil. Agora as aplicações que tem nomes longos como o GIMP (Programa de manipulação de imagens do GNU), ficam com os nomes reduzidos, quando você colocar o mouse sobre a aplicação, ela "virá para frente", ficando em destaque e exibindo o nome completo.


A barra lateral de configurações, um dos grandes diferenciais da interface, também recebeu melhorias. Quero dar dois destaques, apesar de haverem várias pequenas melhorias.

1 - Temos agora suporte melhorado para telas de altíssima definição, podendo ajustar a escala conforme quiser, como no Unity do Ubuntu, no entanto, para isso ter efeito, é necessário encerrar a sessão e logar novamente.

2 - Agora é possível criar hotspots facilmente, que era algo que eu tinha apontado como um "contra" da interface anteriormente. Algo que era simples de criar no GNOME Shell por exemplo e não era possível de fazer no Deepin nativamente. Agora não só é possível, como é extremamente simples.

Renomeando arquivos em massa

O Deepin File Manager, o gerenciador da arquivos, também recebeu upgrades e está mais rápido para pesquisar arquivos,o mesmo ganhou a função de renomear arquivos em massa também, o que é bem bacana.


O Deepin Music recebeu upgrades também, assim como as outras ferramentas nativas. Apesar de serem correções de bugs no geral, uma diferença é que temos a opção de usar o player escuro agora e controlá-lo pela barra lateral, o mesmo vale para o VLC, Deepin Movie, Spotify e qualquer outro praticamente, todos tem integração com a barra lateral. O Deepin Movie inclusive, agora suporta streaming também, da mesma forma que o VLC.

Deepin Clone

Outra ferramenta que nasceu foi o Deepin Clone, uma ferramenta de backup que permite que você crie cópias dos seus arquivos e até mesmo partições inteiras. É praticamente uma interface mais bela para o Clonezilla, só que mais simples.



Outro software novo é o Deepin Picker, uma ferramenta para selecionar cores na tela, como o GNOME Picker. O interessante é que esta aplicação, juntamente com uma versão do Deepin Music (não a que vem pré-instalada no sistema), são as duas primeiras aplicações Flatpak disponíveis na Deepin Store, algo que deve ser uma tendência futura.

Juntamente a isso, temos vários novos softwares adicionados à Deepin Store, que já é bem completa, no entanto, essa não é uma GRANDE novidade, visto que os desenvolvedores adicionam e atualizam softwares toda a semana praticamente. Você pode ver todos os softwares incluídos semanalmente no site oficial e claro, na própria Deepin Store.


Na Dock tivemos uma pequena mudança também. Existem ícones que anteriormente eram fixos na barra. Agora, através da sessão "plugins", que você encontra clicando com o botão direito do mouse sobre a Dock, você pode remover/adicionar no painel os ícones de calendário, som, rede e energia.

A noção de plugin me diz que pode ser possível que tenhamos aplicações da comunidade sendo desenvolvidas como plugins para a Dock, não sei se isso vai realmente acontecer, mas é uma possibilidade. Outro detalhe legal é que o ícone de conexões com a internet agora possui o botão de "refresh" para reanalisar as redes disponíveis.

Melhorias pontuais


Não houve uma grande atualização do Kernel da Distro, porém, alguns detalhes tiveram melhorias. Muita gente reclamava de não ter um bom sinal de WiFi no Deepin, fazendo a conexão cair eventualmente (acho que isso variava de acordo com a placa de rede), de qualquer forma, percebi uma estabilidade maior e um sinal mais forte depois dessa atualização, ainda que eu não tenha tido maiores problemas anteriormente com isso.

Vale a pena você deixar o seu comentário sobre o assunto.

Outro detalhe que percebi, é que havia uma certa instabilidade com a tela sensível ao toque do meu Notebook Lenovo Yoga 12, o touch as vezes se desligava e deixava de funcionar. Até o momento não tive mais o problema e a tela sensível ao toque está funcionando perfeitamente.

Tivemos uma atualização na configuração de mesas digitalizadoras também, onde é possível configurar o método de entrada entre caneta e mouse.

Com isso eu finalizado a minha breve análise da atualização, dá gosto de ver como o Deepin caminha a passos largos para melhorar o sistema, um outro ponto que eu gostaria de ver melhorado no futuro é o suporte para drivers de vídeo mais recentes, mas do jeito que a coisa anda, acho que posso ser esperançoso, não?

Deixe a sua opinião sobre tudo isso nos comentários e se você usa o Deepin, fique ligado para receber as atualizações.

Até a próxima!

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




This post first appeared on Diolinux - Open Source, Ubuntu, Android E Tecnologia, please read the originial post: here

Share the post

Estou usando o Deepin 15.5 Beta, veja o que tem de novo!

×

Subscribe to Diolinux - Open Source, Ubuntu, Android E Tecnologia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×