Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Intercâmbio de trabalho

Fazer um intercâmbio é o sonho de muitos jovens que desejam aprender ou aperfeiçoar um segundo idioma com falantes nativos. No entanto, os altos custos do investimento acabam afastando muitos interessados. Uma solução viável é optar pelo intercâmbio de trabalho.

Normalmente, os intercâmbios são voltados para o estudo, não sendo permitido que se exerçam atividades remuneradas. Contudo, nos últimos anos, se popularizou as modalidades que unem o aprendizado e troca de experiências com um trabalho remunerado. O que ajuda a recuperar uma parte do investimento feito.

O que é um intercâmbio de trabalho?

O termo intercâmbio era usado quando dois estudantes viajavam um para o país do outro com o intuito de trocar conhecimentos. Atualmente as coisas mudaram e não é preciso “trocar” de lugar com outra pessoa para participar do programa.

O intercâmbio de trabalho permite que o jovem estude e trabalhe legalmente em outro país (Foto: depositphotos)

Os tipos mais comuns são aqueles em que o estudante paga determinado valor para estudar legalmente em outro país. No entanto, o custo referente à viagem e hospedagem costuma ser muito alto.

O intercâmbio de trabalho resolve o impasse financeiro, pois permite que o estudante estude e trabalhe legalmente. Na maioria dos casos, os estudantes podem trabalhar em restaurantes, hotéis, cafés, atrações turísticas ou fazer atividades voluntárias em troca de alimentação e hospedagem.

Benefícios de trabalhar e estudar no exterior

Entre os principais benefícios é possível citar:

Renda extra

Existe a possibilidade de conseguir uma renda extra durante a viagem. De acordo com a especialista da CI Intercâmbio e Viagem Fabiana Fernandes, trabalhando legalmente, o intercambista tem a possibilidade de pagar a sua estadia e algumas despesas.

Em alguns locais é possível até cobrir todos os custos com a viagem e estender a estadia no país escolhido.

Novas habilidades

Outro benefício em fazer essa modalidade de intercâmbio é desenvolver novas habilidades profissionais. Isso porque, de acordo com Fabiana, nem sempre o estudante consegue atuar na sua área de formação.

Dessa maneira, ele tem a oportunidade de aprender coisas como organização, liderança, comunicação e criatividade.

Rede de relacionamentos

O estudante ainda consegue montar um bom network. Ou seja, uma rede de relacionamentos profissionais e pessoais, que pode ser bastante útil no futuro.

Quais são os tipos mais comuns?

Confira a seguir outros tipos populares de intercâmbios de trabalho.

Au pair

Os Estados Unidos são o país que mais oferece oportunidade de Au pair (Foto: depositphotos)

Um dos tipos mais procurados por quem deseja passar um período em outro país é chamado de programa Au Pair. Esse intercâmbio é de longo prazo, com o período mínimo de permanência de um ano, podendo ser prorrogado para até dois anos.

Esse tipo de programa é regulamentado pelo governo e oferece serviço de babá nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. Geralmente é oferecido apenas para mulheres, que devem ter entre 18 e 26 anos e serem solteiras e sem filhos.

No contrato está previsto uma jornada semanal de 45 horas, onde a intercambista deve cuidar das crianças, levar e buscar na escola e preparar as refeições. Durante todo o tempo, ela recebe um valor semanal e tem os custos de hospedagem e alimentação bancados pela família.

Além disso, há uma bolsa de estudos de 500 dólares para fazer um curso, duas semanas de férias remuneradas e mais quatro semanas para viajar no término do programa.

Um programa semelhante é o Demi Pair, que é oferecido apenas na Austrália. Nessa modalidade os intercambistas devem ter entre 18 e 35 anos e precisam fazer um curso de inglês em meio período. O resto do tempo é dedicado a cuidar de crianças.

Em ambos os casos é exigido inglês intermediário e gostar de crianças.

Voluntário

China, África do Sul e Tailândia são os destinos mais procurados para fazer o volunturismo (Foto: depositphotos)

O work exchange ou volunturismo é outra modalidade que vem crescendo nos últimos anos. Se trata de um programa de trabalho voluntário em que é possível trabalhar com crianças, idosos, animais e em ações humanitárias.

O volunturismo costuma durar apenas três meses e pode ser combinado com um curso de idiomas. China, África do Sul e Tailândia são os destinos mais procurados por quem deseja fazer esse tipo de intercâmbio.

Outro tipo de intercâmbio de trabalho baseado no volunturismo é o que o viajante trabalha meio período em troca de alimentação de hospedagem. Isso costuma ser feito em ONGs, fazendas, hostel ou restaurantes e abrange diversas áreas.

Trabalho e estudo

Chamado no exterior de Work&Study essa é uma modalidade de intercâmbio que permite ao viajante trabalhar meio período. No entanto, ele deve estar matriculado e estudando em uma instituição de ensino local.

Os países que permitem essa atividade são: Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e Emirados Árabes, para quem deseja aprender um novo idioma. No Canadá e na Austrália é possível fazer um curso profissionalizante e nos Estados Unidos trabalhar enquanto cursa uma extensão universitária.

Geralmente a procura do emprego fica a cargo do próprio intercambista, mas alguns países ou instituições de ensino possuem programas de auxílio.

Disney Program

A Disney faz uma seleção para escolher os participantes do intercâmbio (Foto: depositphotos)

A Disney, uma das maiores empresas de parques de diversão e entretenimento do mundo também abre vagas para quem deseja fazer intercâmbio de trabalho remunerado.

Isso acontece pelo programa Disney Cultural Exchange Program onde é possível trabalhar até três meses em um dos parques da empresa. Os intercambistas são escolhidos através de uma seleção e a viagem ocorre durante as férias de verão brasileiras.

Os interessados, no entanto, precisam cumprir uma série de pré-requisitos. Entre eles estão: ser maior de 18 anos e ter inglês intermediário ou fluente. Além disso, é necessário que o intercambista esteja frequentando um curso de bacharelado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Os custos da viagem, hospedagem e seguro saúde ficam por conta do intercambista. Contudo, a experiência garante um bom custo-benefício, além de ser um ótimo adendo ao currículo profissional.

Preço médio desta modalidade de intercâmbio

Quem deseja fazer algum intercâmbio, seja de trabalho ou apenas de estudo, precisa colocar a mão no bolso. Os valores são bem variáveis e mudam de acordo com o país escolhido, duração da viagem e ainda o curso e o local de hospedagem.

Com isso, os valores podem variar entre R$ 4 mil e chegar a ultrapassar os R$ 50 mil. Na modalidade em que é possível exercer alguma atividade remunerada, esse valor pode ser menor. Afinal, o estudante poderá trabalhar e cobrir os custos básicos durante a estadia.

Por exemplo, no programa Au Pair , o intercambista não tem custos com alimentação e estadia. Além de receber um salário em troca das atividades realizadas. Já a Disney cobra do salário que é pago aos intercambistas, os valores referentes ao alojamento.

Agências

Atualmente existem diversas agências de intercâmbios que montam pacotes para quem deseja trabalhar fora do Brasil por um período, podendo ainda parcelar e viajar com todo o roteiro planejado.

Qual é público alvo?

O público alvo dos programas de intercâmbio de trabalho são os jovens, entre 20 e 30 anos. Estudantes universitários ou recém-formados que buscam uma valorização do currículo costumam ser a maioria que viaja com este fim.

Por esse motivo, grande parte dos programas do gênero são voltados para o público com essa faixa etária e que desejam aprender um novo idioma ou habilidade profissional. No entanto, qualquer pessoa pode fazer um intercâmbio.

Principais destinos escolhidos

O Canadá e a Austrália são as principais escolhas de quem aderir a esta modalidade de intercâmbio. Ambos os países são abertos a estrangeiros e possuem ótimos pontos turísticos.

Outros destinos populares são: Irlanda, Nova Zelândia, África do Sul e Alemanha. Por fim, os Estados Unidos é o destino preferido de quem precisa fazer algum curso de extensão ou busca uma oportunidade como Au Pair.

O post Intercâmbio de trabalho apareceu primeiro em Blogodorium.



This post first appeared on Blogodorium, please read the originial post: here

Share the post

Intercâmbio de trabalho

×

Subscribe to Blogodorium

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×