Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

DESARRANJADO CERCA DE 300 QUADRILHAS EM MAPUTO

A Polícia da República de Moçambique (PRM) desmantelou no ano passado 283 quadrilhas criminosas, das quais 140 actuavam com recurso a armas de fogo, na Cidade de Maputo, anunciou hoje a governadora desta urbe, Iolanda Cintura.

A governadora falava durante a sessão de abertura do IX Conselho Ordinário do Comando da PRM ao nível da capital, um evento de um dia. 

“Saudamos os trabalhos que a corporação tem desenvolvido tendo, no ano passado, desmantelamento de 283 quadrilhas das quais 140 actuavam com recurso a armas de fogo”, revelou Centura.

Segundo a governadora, a PRM conseguiu esclarecer igualmente 7.551 casos criminais, correspondentes a 81 por cento da operactividade policial, assim como conseguiu deter 7.234 indivíduos, para além de ter recuperado diversos bens.

“Na recuperação de bens, destaca-se a recuperação de 151 viaturas, 55 armas de fogo, 535 munições, 96 telemóveis, 14 quilogramas de cornos de rinoceronte, 16 mil e duzentos e cinquenta quilogramas e 33 bolinhas de canábis sativa ‘vulgo suruma’ entre outros”, acrescentou a governadora, explicando que o índice de criminalidade aumentou cinco por cento, quando comparado a 2014. 

Desta feita, Cintura adiantou que o governo da cidade de Maputo tem, no seu plano, a árdua tarefa de encontrar soluções dos problemas de segurança pública, que afligem os munícipes da capital e a população moçambicana no geral. 

“Neste caso, a eficácia das acções da Polícia dependem, em grande medida, da participação e colaboração dos cidadãos”, disse Cintura, acrescentando que “a PRM, apesar de ser o símbolo mais visível no controlo social, deve trabalhar em estreita colaboração com as comunidades e a sociedade no geral”. 

A governadora sublinhou a importância da elevação da consciência jurídica como forma de disseminar o conhecimento Dos Direitos Fundamentais do cidadão, baseados no respeito e obediência a lei.

“O Conhecimento Dos Direitos fundamentais do cidadão é importante para que evitemos todas as práticas incorrectas, anti-éticas, como sejam a corrupção e a realização da justiça pelas próprias mãos”, afirmou Cintura.

Por sua vez, o comandante da Polícia da Cidade de Maputo, Bernardo Rafael, afirmou que durante o evento, que decorre sob o lema “Comando da PRM- Cidade Aprimorando Estratégias para Reforço da Paz e Garantia da ordem, Segurança e tranquilidade Públicas”, pretende-se perspectivar as actividades operativas da PRM, ao nível da cidade de Maputo no presente ano. 

“Este será o grande debate que vai nortear o nosso conselho ao nível da cidade de Maputo, priorizando a paz, a ordem e a segurança pública”, afirmou Rafael. 

Refira-se que um dos grandes desafios da PRM, ao nível nacional, é travar a onda de sequestros que começou em 2011, assim como robustecer as suas operações nos bairros periféricos, onde tem havido uma fraca intervenção policial.


This post first appeared on MOZ PORTAL, please read the originial post: here

Share the post

DESARRANJADO CERCA DE 300 QUADRILHAS EM MAPUTO

×

Subscribe to Moz Portal

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×