Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Se não gostar de ser menina posso mudar para menino

Contou-me uma amiga minha, que no outro dia ouviu uma conversa entre os seus filhos que a deixou com um turbilhão de pensamentos.

Se por um lado, ela ficou a pensar no trabalho que a escola da filha faz na quebra do preconceito e na explicação da igualdade de género, por outro achou que aquilo era demasiado simplificado e leviano para aquele pequeno cérebro de 6 anos.

“Anda brincar com as minhas bonecas…” (A, 6 anos)

“Não, não quero nada brincar com bonecas. Os meninos não brincam com isso.” (G, 11 anos)

“Olha na minha escolinha os meninos e as meninas brincam com os mesmos brinquedos, senão elas ralham. Até dizem que os meninos podem usar saia se quiserem. E disseram se eu não gostar de ser menina posso mudar para menino” 

(A, 6 anos)

Ela falou na escola da Menina e onde lhe disseram que têm um aluno de 7 anos que gosta de ir de vestido para a escola e de usar cores ditas para menina, como o cor-de-rosa e amarelo e para evitar cenas de bullying trabalham desde os primeiros dias de escola o combate ao preconceito.

Eu respeito completamente o menino que se quer vestir de menina, já não é novidade para ninguém que isto acontece, já há tantas campanhas (até agora só conheço internacionais) onde este tema está mais que batido.

Aqui em Portugal não sei qual a abertura para este tema, sinceramente não conheço ninguém que o faça, conheço apenas uma pessoa que se escondia e fazia à porta fechada, mas assumir um vestido e ir para a escola não conheço.

Ainda assim, acho louvável que a escola não o condene, nem faça parte da permissão do bullying, mas… acho que há um meio termo.

Penso eu -que em nada conheço métodos de ensino e de educação para crianças- que dizer a um pequeno ser de 6 anos que se não gostar de ser menina pode mudar para menino não é a melhor das ideias.

Até porque, mesmo que fosse esse o desejo da menina o processo estava longe de ser simples e rápido.

Continuo a achar que há assuntos que têm que deixar de ser monstros, mas também não os podemos relativizar como se tivéssemos a falar de ovos.

Se não gostares de mexidos, fazemos escalfados.

Créditos da fotografia: Caleb Woods

Já me segues no Facebook e no Instagram? ♥

O post Se não gostar de ser Menina Posso Mudar para menino aparece primeiro no O Fabuloso Destino de Maria Amélia.



This post first appeared on O Fabuloso Destino De Maria Amélia -, please read the originial post: here

Share the post

Se não gostar de ser menina posso mudar para menino

×

Subscribe to O Fabuloso Destino De Maria Amélia -

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×