Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Brasileiro precisará desocupar caverna em que morou nos últimos 26 anos

Depois de 26 anos, o brasileiro Vilmar Godinho precisará abandonar a Caverna que foi sua casa durante quase três décadas.

O Ministério Público de Santa Catarina exigiu que o homem desocupe uma caverna que habita no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, no município de Palhoça, em Santa Catarina.

Brasileiro precisará desocupar caverna em que morou nos últimos 26 anos

Segundo o promotor responsável pelo caso, José Eduardo Cardoso, ao habitar a caverna, Vilmar explora os recursos naturais de uma área de preservação ambiental. No documento em que publicou a decisão, a juíza Cíntia Werlang escreveu que, além de retirar recursos do parque, como água e lenha, Vilmar tem em sua caverna de 28 m² uma cozinha com fogão a lenha e uma pequena horta.

“Ele ocupa um local que não poderia, certamente não paga IPTU ou outros impostos que todos os cidadãos são obrigados a pagar. Se vive há 26 anos no local, é muito estranho que não tenha regularizado a situação”, disse o promotor José Eduardo Cardoso, em entrevista ao G1.

Brasileiro precisará desocupar caverna em que morou nos últimos 26 anos

A ordem para que o homem desocupe a caverna foi publicada em 29 de fevereiro. Para cada dia que ainda habitasse a caverna, Vilmar teria que pagar multa de R$ 500. Logo, caso não desocupe a caverna até o fim de abril, ele pagará R$ 30.050 à Justiça. “Em qualquer outro país onde a legislação seja mais dura, como os da América do Norte ou da Europa, ele já teria sido retirado do parque, mas como é no Brasil, a situação vai se arrastando”, declarou o promotor.

A comunidade da região reagiu com indignação à decisão da Justiça e organizou protestos para garantir que Vilmar não deixe a caverna. Em entrevista ao G1, a professora Karuna Gargantiel, amiga de Vilmar há 12 anos, disse que a decisão da juíza “é uma tremenda injustiça. Vilmar é conhecido como um dos guardiões do Vale, tem ótima relação com as pessoas e cuida muito bem de tudo, nunca causou impacto ambiental. Ele recebe as pessoas dos passeios turísticos. Alunos de escolas e faculdades vão ouvir as palestras dele, tem um comportamento exemplar, já plantou, reflorestou”.

Vilmar não foi encontrado pelas equipes de reportagem que cobriram o processo. Gargantiel disse que é possível que ele tenha viajado ao Rio Grande do Sul, onde tem família. No processo, não constam informações sobre a defesa de Vilmar.

O post Brasileiro precisará Desocupar Caverna em que morou nos últimos 26 anos apareceu primeiro em Pensador Anônimo.



This post first appeared on Pensador Anônimo - Pensador Anônimo, please read the originial post: here

Share the post

Brasileiro precisará desocupar caverna em que morou nos últimos 26 anos

×

Subscribe to Pensador Anônimo - Pensador Anônimo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×