Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

CENTRALIZAÇÃO VERSUS DESCENTRALIZAÇÃO




CENTRALIZAÇÃO VERSUS DESCENTRALIZAÇÃO
A Abordagem Clássica não esteve totalmente a salvo de discussões internas. Enquanto a Teoria Clássica de Fayol defendia a organização linear caracterizada pela ênfase à centralização da Autoridade, a Administração Científica de Taylor defendia a organização funcional caracterizada pela descentralização da autoridade. O problema da centralização versus descentralização é um assunto amplamente discutido pela Teoria Neoclássica.
A centralização e a descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próximo ao topo da organização. Com a descentralização, a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização.
Centralização
A centralização enfatiza as relações escalares, isto é, a cadeia de comando. A organização é desenhada dentro da premissa de que o indivíduo no topo tem a mais alta autoridade e a autoridade dos demais indivíduos é escalada para baixo, de acordo com sua posição relativa no organograma. A cadeia escalar ou cadeia de comando está intimamente relacionada com a unidade de comando.

Vantagens da centralização
A centralização foi valorizada no passado por causa das seguintes vantagens:

1.      As decisões são tomadas por administradores que têm visão global da empresa.
2.      Os tomadores de decisão no topo são mais bemtreinados e preparados do que os que estão nosníveis mais baixos.
3.      As decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais.
4.      A centralização elimina esforços duplicados de vários tomadores de decisão e reduz custos operacionais.
5.      Certas funções como compras e tesouraria permitem maior especialização e vantagens com a centralização.
Desvantagens da centralização
Todavia, a centralização tem suas desvantagens:
1.      As decisões são tomadas na cúpula, que está distanciada de fatos e circunstâncias.
2.      Os tomadores de decisão no topo têm pouco contato com as pessoas e as situações envolvidas.
3.      As linhas de comunicação ao longo da cadeia escalar provocam demora e maior custo operacional.
4.    As decisões passam pela cadeia escalar, envolvendo pessoas intermediárias e possibilitando distorções e erros pessoais no processo de comunicação das decisões.
Descentralização
A descentralização faz com que as decisões sejam pulverizadas nos níveis mais baixos da organização. A tendência moderna é no intuito de descentralizar para proporcionar melhor utilização dos recursos humanos. O princípio que rege a descentralização é assim definido: a autoridade para tomar ou iniciar a



ação deve ser delegada tão próxima da cena quanto possível. O grau de descentralização é tanto maior quando:17

1.      As decisões são tomadas nos níveis mais baixos da hierarquia.
2.      As decisões mais importantes são tomadas nos níveis mais baixos da hierarquia.
3.    Menor supervisão sobre as decisões tomadas. A descentralização significa relativa autonomia e independência para tomar decisões. Ocorre quando nenhum controle direto é feito ao se tomar uma decisão. A descentralização significa relativa autonomia e independência para tomar decisões.

A descentralização em si não é boa nem má, indicável ou contraindicável. Ela depende das circunstâncias. Há quatro elementos que concorrem para aumentar a descentralização:

Complexidade dos problemas organizacionais: avanço tecnológico, inovações, intensificação das comunicações, diversificação das linhas de produtos e mercados em desenvolvimento requerem versatilidade, rapidez e precisão nas decisões, o que é impossível obter se toda a autoridade for concentrada nas mãos de um só executivo no topo da organização. Dessa forma, só um pensa, enquanto a totalidade das pessoas trabalha dependendo de suas decisões. A descentralização permite a utilização de todos os cérebros e músculos da organização.
Delegação de autoridade: a organização, como um organismo vivo, deve estar apta para se ajustar e expandir continuamente para sobreviver e crescer. O crescimento é um sinal de vitalidade e de garantia de sobrevivência. Para não atrofiar essa vitalidade com sobrecarga de trabalho e estagnação, a delegação de autoridade parece ser a resposta correta para o esforço total da organização.
Mudança e incerteza: quanto maior a necessidade de mudança e inovação, maior será a necessidade de descentralização.
Tempos de estabilidade: os neoclássicos preferem a descentralização em épocas de certeza e previsibilidade. Para eles, em situações de risco, crise ou dificuldade, a autoridade costuma ser centralizada no topo, enquanto durar a emergência, e a descentralização somente voltará quando o perigo já tiver sido ultrapassado. Essa visão é criticada e hoje a descentralização é enfatizada em tempos de mudanças e emergências.

Vantagens da descentralização
A descentralização permite que as decisões sejam tomadas pelas unidades situadas nos níveis mais baixos da organização, proporcionando um considerável aumento de eficiência. As vantagens que a descentralização pode proporcionar são:17

1.      Os gerentes ficam mais próximos do ponto em que se devem tomar decisões.A descentralização corta os atrasos nas decisões causadas pelas consultas à matriz ou aos supervisores distantes. Aspessoas que vivem os problemas são as mais indicadaspara resolvê-los no local, economizando tempo e dinheiro.
2.      Aumenta a eficiência e a motivação, aproveitando melhor o tempo e a aptidão dos funcionários, evitando que fujam à responsabilidade, por ser mais fácil recorrer à matriz ou ao chefe.
3.      Melhora a qualidadedas decisões à medida que seu volume e complexidade se reduzem, aliviando os chefes principais do excessode trabalho decisório.Os altos funcionários podem se concentrarnasdecisões de maior importância, deixando as menorespara os níveis mais baixos.
4.      Reduz a quantidade de papelóriodo pessoal dos escritórios centrais e os gastos respectivos. Alémdisso, ganha-se tempo: toma-se na hora uma decisão que levaria vários dias paraser comunicada.
5.    Os gastos de coordenação podem ser reduzidos graças à maior autonomia para tomar decisões.



Isso requer o estabelecimento de uma estrutura organizacional bem definida, além de políticas da companhia definindo até que ponto as unidades subsidiárias podem tomar suas decisões.
6. Permite a formação de executivos locais ou regionais mais motivados e conscientes dos seus resultados operacionais. A estrutura descentralizada produz gerentes gerais em vez de simples especialistas.
Desvantagens da descentralização
A descentralização tem suas limitações e traz certas desvantagens:1
Falta de uniformidade nas decisões: a padronização e a uniformidade favorecem a redução de custos operacionais. A descentralização provoca perda de uniformidade nas decisões. No entanto, reuniões de “coordenação” entre os escritórios centrais e o pessoal regional que desempenha a mesma função podem reduzir esse problema.
Insuficiente aproveitamento dos especialistas: em geral, os maiores especialistas de staff estão concentrados nos escritórios centrais. Com a descentralização, a tendência é pensar que já não se necessita da assessoria da matriz. O staff da matriz pode ser adequadamente utilizado desde que a direção defina as relações entre a matriz e o campo de atividades, a fim de encontrar o melhor equilíbrio entre as vantagens de aguardar a chegada do assessoramento superior e a ação no mesmo lugar.
Falta de equipe apropriada no campo de atividades: ao proceder-se à descentralização, deve- se prover o treinamento. O melhor meio é a designação paulatina de funções, comprovando com regularidade a atuação para certificar-se de que as funções existentes foram assimiladas, antes de

acrescentar novas.

Chiavenato.






























































170

Isso requer o estabelecimento de uma estrutura organizacional bem definida, além de políticas da
companhia definindo até que ponto as unidades subsidiárias podem tomar suas decisões.
6. Permite a formação de executivos locais ou regionais mais motivados e conscientes dos seus
resultados operacionais. A estrutura descentralizada produz gerentes gerais em vez de simples
especialistas.
Desvantagens da descentralização
A descentralização tem suas limitações e traz certas desvantagens:1
Falta de uniformidade nas decisões: a padronização e a uniformidade favorecem a redução de custos
operacionais. A descentralização provoca perda de uniformidade nas decisões. No entanto, reuniões
de “coordenação” entre os escritórios centrais e o pessoal regional que desempenha a mesma função
podem reduzir esse problema.
Insuficiente aproveitamento dos especialistas: em geral, os maiores especialistas de staff estão
concentrados nos escritórios centrais. Com a descentralização, a tendência é pensar que já não se
necessita da assessoria da matriz. O staff da matriz pode ser adequadamente utilizado desde que a
direção defina as relações entre a matriz e o campo de atividades, a fim de encontrar o melhor
equilíbrio entre as vantagens de aguardar a chegada do assessoramento superior e a ação no mesmo
lugar.
Falta de equipe apropriada no campo de  atividades: ao proceder-se à descentralização, deve-  se
prover o treinamento. O melhor meio é a designação paulatina de funções, comprovando com
regularidade  a atuação  para certificar-se  de que  as funções  existentes  foram assimiladas,
antes de
acrescentar novas.



This post first appeared on Daniel Alves Barbosa, please read the originial post: here

Share the post

CENTRALIZAÇÃO VERSUS DESCENTRALIZAÇÃO

×

Subscribe to Daniel Alves Barbosa

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×