Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Considerações sobre a páscoa.


PROLEGÔMENOS: antes de falarmos sobre a páscoa propriamente dita é importante tecermos algumas considerações iniciais sobre o seu conceito. Na Bíblia Hebraica é utilizado o termo “pesah” para denominar “páscoa”, com esse termo temos pelo menos suas coisas relacionadas:

1)    Ritual ou celebração da primeira festa do Antigo Testamento, calendário bíblico;
2)    A vítima do sacrifício é o “cordeiro pascal” (Êxodo 12.21).

VERBOS PRESENTES: na páscoa podemos observar a incidência de pelo menos dois verbos “lembrar” e “esquecer”. A Bíblia disciplina para que o Povo se lembre dos feitos de Deus, para que se tenha esperança no futuro. A memória dos grandes atos de Deus poderia mobilizar a sociedade e fortalecer o povo para esperar as Boas Novas do Reino de Deus. Ao se esquecer disso o povo mergulha numa tragédia. O verbo esquecer também é utilizado para deixar para trás as correntes que nos prendia à escravidão do pecado e se lembrar dos feitos salvadores de Deus.

TEXTO BÍBLICO: Depois disso Moisés e Arão foram falar com o faraó e disseram: "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Deixe o meu povo ir para celebrar-me uma festa no deserto’". O faraó respondeu: "Quem é o Senhor, para que eu lhe obedeça e deixe Israel sair? Não conheço o Senhor, e não deixarei Israel sair". Eles insistiram: "O Deus dos hebreus veio ao nosso encontro. Agora, permite-nos caminhar três dias no deserto, para oferecer sacrifícios ao Senhor, o nosso Deus; caso contrário, ele nos atingirá com pragas ou com a espada". Mas o rei do Egito respondeu: "Moisés e Arão, por que vocês estão fazendo o povo interromper suas tarefas? Voltem ao trabalho!” (Êxodo 5.1-4).

CONTEXTUALIZAÇÃO: Moisés havia sido escolhido por Deus para libertar o povo hebreu da escravidão no Egito, então o povo ficou feliz e adorou a Deus, mas o primeiro contato com Faraó não foi como esperado. Além de não deixar o povo sair, Faraó sobrecarregou o povo com trabalhos forçados. Deus não iria deixar de cumprir o que prometeu, mas Ele decidiu fazer o processo diferente do que eles esperavam.

TEMPO DE COMPARTILHAR: 01. Possivelmente o povo hebreu se sentiu frustrado e desanimado por não acontecer aquilo que eles esperavam. Você já passou por isso? Compartilhe essa experiência. 02.  Você já se sentiu injustiçado em alguma situação em sua vida? O que foi que aconteceu? Compartilhe. 03. Deus nunca vai nos decepcionar, seus planos sempre serão cumpridos. Você se lembra de algum propósito ou promessa de Deus que se cumpriu em sua vida? Compartilhe como foi.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Mesmo as coisas não saindo 100% como o dito no início, a resistência de Faraó e as situação que vieram a partir disso fez com que o povo não saísse mais para adorar ao Senhor e sim para se libertarem por completo, sendo que os soldados de Faraó foram mortos no mar que se fechou.
          Em algumas épocas nós podemos questionar a Deus porque algumas coisas não saíram como o planejado anteriormente. Quando os planos são radicalmente modificados, pensamos que até Deus mudou conosco. Mas os planos e os propósitos de Deus são soberanos, Ele não muda. Algumas coisas ruins acontecem para se cumprir a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável.


This post first appeared on Job. Nascimento, please read the originial post: here

Share the post

Considerações sobre a páscoa.

×

Subscribe to Job. Nascimento

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×