Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

As tentações da vida.

Texto: Mateus 4.1-11.
Introdução: Devemos observar que Jesus foi tentado logo após ser declarado Filho de Deus e Salvador do mundo. Os grandes privilégios e os sinais especiais do favor divino não asseguram a ninguém que não possa vir a ser tentado. Porém, se o Espírito Santo dá testemunho de que temos sido adotados como filhos de Deus, isso contestará todas as sugestões do Espírito mal (Henry).
O objetivo do Diabo era levar Cristo, o Ungido, Filho de Deus, a pecar. Apenas um pecado seria o suficiente, desqualificando o Salvador, frustrando assim, o plano de Deus para a redenção humana. O objetivo de Deus foi provar que seu Filho – perfeitamente divino e perfeitamente humano – viveu, contudo, isento de qualquer pecado; sendo, portanto, um Salvador perfeitamente digno e suficiente. Jesus escolhe uma passagem das Sagradas Escrituras (Dt 8.3) para responder ao tentador e a todos quantos têm seus valores invertidos por ganância, egoísmo e inveja.
Observamos que Cristo sofreu quando foi tentado. Da mesma maneira, as tentações, quando não cedemos a elas, não são pecado. Mas são aflições. Outro exemplo disso é o caso de José. Ele, mesmo não cedendo com a mulher de Potifar, sofreu para se desvencilhar e ainda foi preso e injustiçado.

1ª Tentação: perder a esperança na bondade de Deus. O inimigo coloca em dúvida a bondade de Deus. Ele tenta se aproveitar de nossas condições exteriores. Todos que se encontra em algum tipo de aperto devem redobrar a guarda.  Jesus venceu essas dificuldades respondendo “está escrito”. Não podemos seguir o rumo de nossas próprias opiniões, quando nossas necessidades forem urgentes.

2ª Tentação: desconfiar dos cuidados e proteção de Deus. Poucos perigos são maiores que o desespero e a presunção, especialmente sobre assuntos relacionados a alma. A cidade santa é o lugar aonde o inimigo mais tenta as pessoas à presunção e orgulho. Todos os lugares altos são escorregadios. O Inimigo está bem versado nas Escrituras e é capaz de citá-las facilmente? Sim. É possível que um homem tenha sua cabeça cheia de noções das Escrituras, e sua boca cheia de expressões das Escrituras, enquanto seu coração esteja cheio de inimizade inflamada contra Deus e contra toda bondade
O orgulho, arrogância e empáfia do Diabo não lhe permitiram compreender, muito menos aceitar, a resposta que Cristo lhe dera. O Diabo tenta, então, replicar, usando também uma passagem bíblica (Salmos 91.11-12), mas omitindo parte do texto sagrado.

3ª Tentação: ganância e poderSatanás, como príncipe do sistema econômico, político e social do nosso planeta (em grego, Kosmos, que significa: mundo), estava em seu direito ao ofertar a Jesus as glórias de todos os reinos da terra, pois de fato estes lhe foram entregues por algum tempo. Jesus manteve-se, porém, íntegro e fiel, resistindo e vencendo a tentação e o tentador.
A glória do mundo é a tentação mais encantadora para quem não pensa e não se dá conta; isto é o que mais facilmente vence os homens. Em outro texto do Evangelho Jesus responde: “de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?”.

Considerações Finais: Após a tentação Cristo foi servido e estimulado pelos anjos. Isso nos ensina que os cuidados de Deus e sua bondade nos atingirão para nos estimular quando vencermos a tentação. Sim, vale a pena vencer e resistir ao mal. 


This post first appeared on Job. Nascimento, please read the originial post: here

Share the post

As tentações da vida.

×

Subscribe to Job. Nascimento

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×