Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que são Nebulosas?





Você certamente já viu nuvens no espaço, coloridas e incríveis formas variadas que dá até pra suspeitar que foram feitas à mão!
Particularmente, é um dos fenômenos que mais admiro no Universo.


Você sabe o que é uma Nebulosa?


Nebulosas no geral são nuvens de gás (Hidrogênio e Hélio), poeira e plasma. É um cemitério (devido houve uma ou mais Supernovas) e ao mesmo tempo, é um berço de Estrelas, já que houve as mortes/explosões de estrelas e onde há uma grande atividade na formação estelar. Entretanto, é mais um berçário do que um cemitério, pois é onde milhares de estrelas são formadas.

Existem classificações para as Nebulosas e podem ser realizadas de acordo com a sua iluminação.

As nebulosas de emissão


Essas nebulosas são nuvens de gás ionizados que são iluminados internamente. Dentro dessa classificação existem diversos tipos de Nebulosas, porém as mais comuns são: 

Regiões H II que possuem um gás brilhante, extensas chegando a centenas de anos-luz de comprimento. Onde gera a formação estelar. Estrelas novas, quentes e azuis que se formaram a partir de gás abundantes que liberam luz ultravioleta, ionizando a nebulosa em redor.

Nebulosas planetárias nome foi dado pois se assemelham com Planetas gasosos, apenas por este motivo. Elas foram formadas por tipos específicos de estrelas no fim de suas vidas. Em escala universal, possuem curta duração, cerca de alguns milhares de anos, pois tipicamente, algumas tem duração de milhares de milhões de anos. E existem cerca de 1.500 dessas na via láctea.

As Nebulosas de Reflexão


Sei que o nome não faz muito sentido, pois todas nos fazem refletir quando se trata de escala universal. 
Essas nebulosas possuem esse nome pelo fato de serem iluminadas por estrelas próximas.



As Nebulosas Escuras


Como o próprio nome diz, são nebulosas que não possuem iluminação, diferente das demais, um lugar pobre de estrelas. Elas podem ser vistas quando elas obscurecem parte de uma Nebulosa de Reflexão ou de Emissão.




Curtiu? Comente e dê sugestões de pauta para postagens.



This post first appeared on Ideal Curioso, please read the originial post: here

Share the post

O que são Nebulosas?

×

Subscribe to Ideal Curioso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×