Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

28 Curiosidades sobre o Egito

O Egito é o país onde existiu uma das maiores e mais antigas civilizações do mundo, sendo por isso extremamente rico em história e cultura. Por isso, neste artigo vamos desvendar alguns mistérios e algumas curiosidades sobre este país e a sua população.

Características sobre o Egito:

  • Nome Oficial: República Árabe do Egito
  • Capital: Cairo
  • Língua Oficial: Árabe
  • Área: 1 002 450 km²
  • População: 97 550 000 habitantes
  • Moeda: Libra Egípcia
  • Continente: África, Ásia

Curiosidades sobre o Egito:

Antigo Egito

1 – A maioria das pirâmides do Antigo Egito foram construídas com o objectivo de servirem de túmulos para os faraós e para as suas famílias. Até hoje já foram descobertas cerca de 130 pirâmides.

2 – A vida depois da morte foi extremamente importante para os egípcios. Pois eles acreditavam que se preservassem o corpo após a morte, a sua alma seria capaz de viver para sempre. Por isso, os egípcios preservavam os corpos dos humanos e dos seus animais de estimação através de um processo chamado mumificação.

3 – Historiadores acreditam que o rei Menés foi o primeiro faraó do Egito. Sendo que existem várias referências a Menés nos papiros do Antigo Egito, tendo sido também creditado como o responsável pela unificação do alto e baixo Egito. Segundo a literatura, Menés terá reinado durante 60 anos, tendo sido morto por um hipopótamo.

4 – Algumas múmias era embrulhadas com tiras de linho e por vezes essas tiras poderiam medir 1.6 km de comprimento.

5 – A Necrópole de Gizé está mais próxima dos subúrbios da cidade do Cairo do que a maioria das pessoas pensam.

6 – A pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé é a maior pirâmide egípcia. Esta estrutura tem 146.7 metros de altura e é considerada uma das 7 maravilhas do mundo antigo.

7 – A Grande Pirâmide de Gizé foi construída para servir de sepultura para o rei Khufu e foram precisos mais de 20 anos para terminar a sua construção. Nesse processo, foram utilizados mais de 2.3 milhões de blocos.

8 – Ainda existem várias câmaras e passagens no interior da Grande Pirâmide de Gizé que nunca foram exploradas devido a dificuldades de acesso.

9 – Ao contrário daquilo que muitas pessoas pensam, a maior pirâmide do mundo (em área) está localizada no México (Pirâmide de Tepanapa) e não no Egito.

10 – Os gatos eram considerados animais sagrados e os egípcios acreditavam que ter gatos em casa traria boa sorte para toda a família.

11 – No Antigo Egito, tanto os homens como as mulheres usavam maquilhagem. Geralmente utilizavam tinta verde (feita à base de cobre) ou preta (à base de chumbo). Para além de proteger contra o sol, eles acreditavam que a maquilhagem tinha poderes de cura.

12 – Não se sabe exactamente quantos hieróglifos eram utilizados pelos egípcios mas os arqueólogos já encontraram mais de 700. Estes hieróglifos eram utilizados para transmitir mensagens escritas e foram eles que permitiram à sociedade moderna saber um pouco mais sobre a sua civilização.

13 – Os egípcios inventaram as folhas de papiro, sistemas de irrigação, a foice, pasta de dentes e desenvolveram a comunicação escrita através de hieróglifos entre muitas outras invenções.

14 – Os egípcios foram a primeira civilização a utilizar o relógio (relógio de sol). Para além disso, também foram capazes de dividir o ano em 365 dias e 12 meses.

15 – A troca de alianças de casamento como símbolo de amor e compromisso é uma tradição que foi iniciada no Antigo Egito.

16 – O egípcios acreditavam e adoravam mais de 1000 deuses e deusas.

Egito Atual

17 – 90% do território do Egito é deserto. O deserto do Saara, que é o maior deserto quente do mundo, corresponde a uma parte considerável do seu território.

18 – O Egito é um país extremamente seco e recebe entre 20mm e 200 mm de precipitação média anual ao longo da sua costa mediterrânica. Contudo, mais a sul do pais esses valores caem para praticamente 0 mm.

19 – Por ser um país tão seco, aproximadamente 95% da sua população vive próximo do rio Nilo.

20 – A taxa de alfabetização do Egito é de 73.9% (87.1% para os homens e 65.8% para as mulheres).

21 – Actualmente o Egito tem uma população de 97 550 000 habitantes, sendo por isso o 14º país mais populoso do mundo.

22 – A maior parte da população árabe do mundo vive no Egito.

23 – O Egito controla o Canal de Suez, que é um canal que permite a navegação de navios entre o mar mediterrâneo e o Oceano Índico. Este canal, permite que navios viajem entre a Europa e a Ásia Meridional sem terem necessidade de navegar à volta de África, reduzindo desta forma a distância da viagem marítima entre o continente europeu e a Índia em cerca de 7 mil quilómetros.

24 – O Cairo para além de ser a capital do Egito, é a sua cidade mais populosa e a maior cidade do continente africano.

25 – O islamismo é a religião dominante no Egito sendo que cerca de 90% da população é muçulmana.

26 – Aproximadamente 12% da população deste país trabalha na área do turismo, que é uma das suas principais fontes de rendimento.

27 – Em 2011 mais de 846 pessoas morreram e 6000 ficaram feridas durante a revolução egípcia. Esta revolução foi desencadeada pela crescente violência policial, desemprego, corrupção, falta de liberdade de expressão e más condições de vida.

28 – O futebol é o desporto favorito dos egípcios.

5 atracções turísticas para visitar no Egito:

Necrópole de Gizé

A necrópole de Gizé é um local arqueológico localizado na periferia da capital do Egito (Cairo). Neste local podem ser vistos 3 complexos de pirâmides, conhecidas como as grandes pirâmides e a Grande Esfinge. Sendo que a grande pirâmide é considerada uma das 7 maravilhas do mundo antigo e a única que ainda existe.


Templo de Carnaque

O templo de Carnaque (ou Karnak) é um templo dedicado ao deus Amom-Rá. É o maior e mais importante monumento religioso do Antigo Egito.


Vale dos Reis

O Vale dos Reis é um vale localizado na margem do rio Nilo, onde durante mais de 500 anos foram escavados túmulos para os faraós e nobres do Império Novo.


Abu Simbel

Abu Simel é um complexo arqueológico egípcio localizado na região sul do país, na proximidade do lago Nassar. O templo foi construído por Ramssés II e tem uma grande peculiaridade, a sua localização actual não é a localização original. Este monumento foi transferido de local devido à construção da barragem de Assuão, caso contrário o monumento ficaria submerso.


Museu Egípcio

O Museu Egípcio é o mais importante museu do Egito, com mais de 135 000 antiguidades encontradas naquele país ao longo dos anos até ao dia de hoje.

Gostou deste artigo? Partilhe com os seus amigos!

The post 28 Curiosidades sobre o Egito appeared first on SoS Curiosidades.



This post first appeared on SoS Curiosidades, please read the originial post: here

Share the post

28 Curiosidades sobre o Egito

×

Subscribe to Sos Curiosidades

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×