Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os 10 países com menor esperança média de vida

O que é a esperança média de vida?

A esperança média de vida ou expectativa de vida é número aproximado de anos que um grupo de indivíduos nascidos no mesmo ano irá viver, se forem mantidas as mesmas condições desde o seu nascimento. Para determinar a esperança média de vida de um país calcula-se a média de idades das pessoas que morreram nesse país.

Na seguinte Imagem podemos verificar a diferença da esperança média de vida entre os vários países do mundo.

Imagem:Wikimedia

Existem vários factores que influenciam a esperança média de vida, nomeadamente:

  • Remuneração;
  • Acesso a serviços de saúde;
  • Alimentação;
  • Saneamento;
  • Educação;
  • Índice de criminalidade;
  • Poluição na região;
  • Prevalência de doenças;
  • Conflitos.

Desta forma podemos concluir que a esperança média de vida está directamente relacionada com a qualidade de vida. Por isso não é surpresa que todos os países desta lista apresentem um reduzido índice de desenvolvimento humano. Aliás, todos eles pertencem ao continente africano, precisamente o continente cujo o acesso à água potável, alimentos e cuidados de saúde básicos ainda é um privilégio.

A nível mundial a esperança média de vida é de 71.89 anos (74.13 anos para as mulheres e 69.8 para os homens).

A seguinte lista foi criada através da informação presente no The World Bank que utiliza variadas fontes como:

  • Relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU);
  • Resultados dos censos e outros relatórios dos institutos nacionais de estatística;
  • Estatísticas demográficas do Eurostat;
  • Relatórios do Secretariado da Comunidade do Pacífico;
  • Departamento do Censo dos Estados Unidos.

Descubra também:

  • Os 10 países com maior esperança média de vida

1 – Serra Leoa – 51. 84 anos

Imagem: DFID

A Serra Leoa é o país com menor esperança média de vida do mundo e os seus habitantes apenas vivem em média até aos 51.84 anos. As elevadas taxas de mortalidade infantil e materna, associadas a surtos epidémicos de doenças como a febre amarela, cólera, meningite, febre de Lassa e malária são factores determinantes para uma esperança média de vida tão reduzida. Existe ainda uma elevada prevalência do VIH/SIDA, cerca de 1.6% da população está infectada.

2 – República Centro-Africana – 52.17 anos

Imagem: hdptcar

Na segunda posição desta lista encontra-se a República Centro-Africana. Tem a quarta maior taxa de mortalidade materna de todo o mundo, o que é explicado pelo facto de muitos dos partos serem efectuados por assistentes de parto sem qualquer formação.

A malária é endémica neste país e uma das principais causas de morte. O VIH/SIDA é outro factor proeminente, afectando cerca de 4.7% da população jovem.

3 – Chade – 52.90 anos

Imagem: EU Civil Protection and Humanitarian Aid Operations

Este país localiza-se no centro-norte de África e tal como grande parte dos países desse continente continua extremamente subdesenvolvido. Em 1987 existiam apenas 4 hospitais em todo o país, ou seja, os serviços de saúde eram praticamente inexistentes à 30 anos. Nos últimos 30 anos pouco mudou e o Chad continua a ser um dos países com menor esperança média de vida, apenas 52.90 anos. Doenças endémicas, VIH/SIDA, mortalidade infantil e materna representam grande parte da elevada taxa de mortalidade.

4 – Nigéria – 53.43 anos

Imagem: Carla Gomez Monroy

Apesar de ter uma das maiores economias do continente africano, a Nigéria integra esta lista devido principalmente a várias doenças endémicas e dificuldade de acesso a água potável.

O sistema de saúde nigeriano é constantemente confrontado com a escassez de médicos, uma vez que uma grande parte dos médicos nigerianos acaba por emigrar para a América do Norte e Europa à procura de um melhor estilo de vida. Estima-se que existam mais médicos nigerianos emigrados do que a trabalhar no seu pais.

5 – Costa do Marfim – 53.58 anos

Imagem: EU Civil Protection and Humanitarian Aid Operations

Na Costa do Marfim a esperança média de vida é aproximadamente de 53.58 anos. Cerca de um quarto da população vive abaixo da linha de pobreza, ou seja, tem um rendimento individual diário inferior a 1.25 US$. As elevadas taxas de mortalidade associadas a um medíocre sistema de saúde tornam a Costa do Marfim num dos países com menor esperança média de vida.

6 – Lesoto – 54.17 anos

Imagem: Michael Denne

O Lesoto é um dos países onde o VIH/SIDA é mais prevalente. Segundo estimativas de 2009, cerca de 23.6% da população estava infectado pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH). Esta é uma das taxas mais elevadas do mundo. Recentemente foram adoptadas várias estratégias para tentar lidar com esta epidemia, nomeadamente através de terapia antirretroviral.

7 – Somália – 56.29 anos

Imagem: DFID

Uma em cada 7 crianças não sobrevive até ao quinto aniversário, sendo esta uma das maiores taxas de mortalidade infantil. Pneumonia, diarreia, sarampo e desnutrição são factores determinantes para uma taxa de mortalidade infantil tão elevada. A taxa de mortalidade materna é igualmente elevada.

Este país é constantemente afectado pelas secas o que por sua vez leva à escassez de alimentos. A falta de assistência médica, acesso a água potável e instalações sanitárias seguras fazem com que este país ocupe a sétima posição desta lista.

8 – Sudão do Sul – 56.81 anos

Imagem: Arsenie Coseac

O Sudão do Sul é o país mais novo do mundo, tendo conseguido a sua independência em 2011 após vários anos de guerra civil e por isso, encontra-se numa fase de recuperação. Neste momento, enfrenta vários desafios, nomeadamente: infraestruturas de saúde incapacitadas, sistema de saúde publico à beira do colapso e falta de profissionais de saúde qualificados.

9 – Guiné Bissau – 57.40 anos

Imagem: ora international

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam apenas 5 médicos para cada 100 000 habitantes. Tal como na grande maioria dos países africanos, o VIH/SIDA, malária, e as taxas de mortalidade materna e infantil são factores importantes para a baixa esperança média de vida.

10 – Burundi – 57.48 anos

Imagem: Dave Proffer

O Burundi ocupa o primeiro lugar no Índice de Fome Global, o que indica que milhões de pessoas sofrem de subnutrição crónica. Quase todas as doenças associadas com desnutrição podem ser encontradas neste país.

The post Os 10 países com menor esperança média de vida appeared first on SoS Curiosidades.



This post first appeared on SoS Curiosidades, please read the originial post: here

Share the post

Os 10 países com menor esperança média de vida

×

Subscribe to Sos Curiosidades

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×