Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Quantos anos tem o planeta terra?

Qual é a idade da terra?

Até hoje, os cientistas ainda não foram capazes de determinar de forma exata a idade da Terra e talvez nunca sejam capazes de o fazer. No entanto, acreditam conhecer a idade aproximada do planeta. Para determinar a idade da Terra, cientistas partem do princípio que todos os planetas do nosso sistema solar, assim como todos os corpos celestes que o compõem se formam ao mesmo tempo. Desta forma, através da análise da amostras rochosas provenientes do nosso planeta, nomeadamente da Lua e meteoritos, foi possível determinar a idade aproximada do nosso planeta, cerca de 4.54 mil milhões de anos. (Leia também: Quantos planetas existem no sistema solar?)

Nota: 4.54 Mil milhões em português de Portugal, corresponde a 4.54 Bilhões em português do Brasil. (Leia também: Quais são os países onde se fala português? )

Como é que os cientistas sabem que a terra tem 4.5 mil milhões de anos?

Ao longo dos últimos séculos foram feitas várias tentativas para determinar cientificamente a idade da terra e cada uma dessas previsões foi provada errada conforme foram surgindo novos dados e métodos de determinação. Estes são alguns exemplos de parâmetros avaliados anteriormente:

  • Declínio dos níveis de água do mar – Estimava que a terra teria 2 mil milhões de anos;
  • Arrefecimento da temperatura do planeta – Estimava que a terra teria entre 20 e 400 milhões de anos;
  • Arrefecimento da temperatura do sol – Estimava que a terra teria 22 milhões de anos;
  • Erosão das rochas – Estimava que a terra teria 300 milhões de anos;
  • Órbita da Lua – Estimava que a terra teria 56 milhões de anos;
  • Salinidade da água dos oceanos – Estimava que a terra teria entre 80 e 150 milhões de anos.

Com a descoberta da radioactividade, os geólogos verificaram que o interior do nosso planeta continha grandes quantidades de material radioactivo. Surgiu desta forma a datação radiométrica, que é o método actualmente utilizado para determinar a idade da terra.

Nos anos após a descoberta da datação radiométrica os cientistas dedicaram-se à determinação da idade de amostras rochosas do nosso planeta, que permitiu identificar algumas amostras com mais de 3.5 mil milhões de anos. As amostras mais antigas foram encontradas no Canadá, Austrália e África com idades compreendidas entre 2.5 e 4 mil milhões de anos. A rocha mais antiga foi encontrada no Canadá e tem cerca de 4 mil milhões de anos. Esta descoberta permitiu que se confirmasse que o planeta terra tem no mínimo 4 mil milhões de anos.

No entanto, devido à deslocação das placas tectónicas a superfície do nosso planeta está em constante renovação, o que significa que as rochas mais antigas podem já ter sido recicladas através desse mesmo movimento de placas. Isto levou os cientistas a procurar respostas fora do nosso planeta.

Partindo do principio que todos os corpos celestes do nosso sistema solar têm aproximadamente a mesma idade, os cientistas começaram a analisar amostras provenientes da Lua e amostras de meteoritos chegando à conclusão que a terra terá aproximadamente 4.54 mil milhões de anos.

Esta é a idade exacta da terra?

É apenas uma estimativa da idade da terra e está sujeita a alterações (tal como aconteceu no passado). Através da evolução da ciência e conforme são descobertas novas amostras é possível que no futuro sejam descobertas novas provas que façam com que esta teoria seja rejeitada.

Planeta terra. Fonte: Pixabay

The post Quantos anos tem o planeta terra? appeared first on SoS Curiosidades.



This post first appeared on SoS Curiosidades, please read the originial post: here

Share the post

Quantos anos tem o planeta terra?

×

Subscribe to Sos Curiosidades

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×