Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Opinião: Os 10 melhores filmes de horror de todos os tempos

A tarefa de limitar as nossas preferências em uma lista com apenas 10 possibilidades de escolha é uma tarefa ingrata e, em muitas vezes, em constante transformação. Nossos gostos pessoais se alteram ao longo dos anos, tanto que, o que efusivamente apreciávamos quando mais jovens pode vir a se tornar algo que deixamos de admirar conforme vamos envelhecendo e acumulando experiências. O desafio na escolha de apenas 10 opções, porém, me motivou a criar os meus “Best of” dentro das áreas de cinema, música, literatura e outros campos os quais tenho grande interesse e paixão.
Essa é a primeira matéria que postarei dentro da série “Os 10 melhores” e nada melhor do que iniciar com um dos gêneros de filmes mais controversos: os filmes de Horror. A lista não se baseia apenas em filmes que “dão sustos” e sim tentando considerar as atuações, os cenários, a maquiagem, o roteiro, a sensação de inquietação, os questionamentos trazidos pelo filme. Há espaço para contestações quanto a classificação dos filmes listados abaixo, talvez alguns não sejam considerados como filmes de horror no sentido mais explícito da palavra. Mas para mim, essas são as películas dentro do subgênero escolhido para a matéria que me marcaram e continuam a habitar com frequência o meu aparelho de DVD e minha imaginação.
10 - EVIL DEAD (1981)
Filme de Sam Raimi.
Elenco principal: Bruce Campbell.
Provavelmente o único filme dessa lista cuja criação foi motivada apenas pela “arte de assustar” os expectadores. Misturando humor negro com horror gore descompromissado, Evil Dead é um marco dos anos 80. Talvez a grande genialidade do filme resida justamente em seu ar despojado e maquiavelicamente cômico. Bruce Campbell destaca-se como o já icônico Ash, que inclusive, possui uma série sendo exibida pela Starz.
10 – DRÁCULA DE BRAM STOKER (1992)
Filme de Francis Ford Coppola, baseado no Livro de Bram Stoker.
Elenco principal: Gary Oldman, Winona Rider, Anthony Hopkins.
Inúmeras foram as adaptações cinematográficas do famoso livro escrito por Bram Stoker em 1897, poucas, porém, foram as adaptações que resultaram em filmes diferenciados. Drácula de Bram Stoker, dirigido por Francis Ford Coppola foi o melhor, ou pelo menos está entre os melhores. Cenários riquíssimos, uma direção de fotografia marcante, principalmente nas transições de cenários, atuações acima da média (com exceção de Keanu Reeves e seu sotaque britânico capenga). Talvez essa versão de Coppola nem possa se enquadrar dentro da ótica de um filme de horror convencional, visto que o filme, embora apresente cenas bastante intensas, é uma jornada incrível rumo ao reencontro do amor, como Drácula bem diz para mina: “Eu atravessei oceanos de tempo para te encontrar”. Poético, brutal e épico.
8 - ENIGMA DE OUTRO MUNDO (1982)
Filme de John Carpenter.
Elenco principal: Kurt Russel, A. Wilford Brimley.
A trajetória de John Carpenter foi marcada por altos e baixos, mas sem dúvida, “Enigma de Outro mundo” é uma de suas principais obras. Fundindo ficção científica com horror, a película apresenta um roteiro original e grandes efeitos especiais que marcaram época. O filme não foi um sucesso de bilheteria, embora com o tempo passou a ser considerado um filme cult.
7 - TUBARÃO (1975)
Filme de Steven Spielberg, baseado no livro de Peter Benchly.
Elenco principal: Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss.
Baseado no best-seller de Peter Benchly, Tubarão é daquele tipo de filme em que é impossível assistir de maneira indiferente e, quando nos damos conta, estamos agitando os braços e pernas tentando sair do mar enquanto sentados em nosso confortável sofá. Um grande sucesso de bilheteria, Tubarão transcendeu as telas tornando-se um ícone da cultura pop e um catalizador para que documentários sobre tubarões brancos começassem a ser produzidos. Spielberg conduziu de maneira genial a película tendo como apoio fundamental, atores talentosos como Robert Shaw e Richard Dreyfuss.
6 - O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1974)
Filme de Tobe Hooper.
Elenco principal: Marilyn Burns, Allen Danziger, Gunnar Hansen.
Filmado com um estilo semelhante a um documentário, Tobe Hooper alcança a perfeição ao retratar a insanidade de uma família canibal em “O massacre da serra elétrica (mais uma vez a adaptação para o português mutila o nome de um grande filme. Serra elétrica??). Banido em diversos países, o filme apresenta sequências assustadoras filmadas em um matadouro. “O massacre da serra elétrica” foi baseado em serial killers como Ed Gein e Elmer Henley, dentre outros.
5 - ALIEN (1979)
Filme de Ridley Scott, deu origem ao livro de Alan Dean Foster.
Elenco principal: Sigourney Weaver, Tom Skerrit, John Hurt, Iam Holm e Harry Dean Stanton.
Um filme que excede a ficção científica e o horror, tornando-se um ícone de gerações de cinéfilos pelo planeta. Uma obra claustrofóbica e aterrorizante nascida da mente de Ridley Scott e eternizada pelo genial H. R. Giger. Alien é um daqueles filmes que nos prende a atenção do início ao fim, além de contar com um grande elenco capitaneado pela então novata Sigourney Weaver. E, como apropriadamente descrito no material de divulgação da obra: No espaço, ninguém pode ouvir seus gritos.
4 - POLTERGEIST (1982)
Filme de Tobe Hooper (Steven Spielberg).
Elenco principal: Craig T. Nelson, Beatrice Straight, Heather O'Rourke.
Um dos maiores e mais comentados filmes de horror sobrenatural de todos os tempos. Encontramos aqui o diretor Steven Spielberg em grande forma (é dito que Tobe Hooper apenas assinou o filme em virtude de que o nome de Spielberg já estava vinculado contratualmente ao filme E.T.). Poltergeist é a obra definitiva dentro da temática de manifestações espirituais e aparições espectrais, servindo como cartilha para centenas de filmes contemporâneas de qualidade muito duvidosa.
3 - A PROFECIA (1976)
Filme de Richard Donner, baseado no livro de David Seltzer.
Elenco principal: Gregory Peck, Lee Remick.
Considerado por muitos como o filme que completa a trindade de filmes clássicos de terror de cunho religioso ao lado de “O Exorcista” e “O Bebê de Rosemary, “A Profecia” é um filme muito bem construído e que se elevou ao status de cult. Baseado no livro homônimo de David Seltzer, a película aborda a ascensão do anticristo e se destaca principalmente pelo clima sombrio criado pelo diretor Richard Donner, que não precisou utilizar o horror gratuito para prender a atenção do expectador. A trilha sonora tétrica composta por Jerry Goldsmith, ganhador do Oscar com “Ave Satani”, eleva com maestria a tensão que envolve o filme.
2 - O ILUMINADO (1980)
Filme de Stanley Kubrick, baseado no livro de Stephen King.
Elenco principal: Jack Nicholson, Danny Lloyd, Shelley Duvall.
O Objetivo de Stanley Kubrick era o de criar um dos filmes mais assustadores de todos os tempos. O resultado alcançado pelo diretor? Um dos filmes mais assustadores de todos os tempos. O terror paranormal permeado pela obra de Stephen King é substituído por questões psicológicas que acabam por diminuir, mas não extinguir, os aspectos sobrenaturais do livro de King (o que deixou o autor extremamente irritado). A loucura nascida do isolamento se sobrepõe. A loucura nascida pelas frustrações de um escritor relegado ao fracasso. Os grandes destaques do filme cabem a direção de Kubrick e as atuações marcantes de Jack Nicholson e o pequeno Danny Lloyd, o garoto “iluminado” que nos assombra com suas conversas com seu amigo imaginário e suas visões aterradoras.
1 - O EXORCISTA (1973)
Filme de William Friedkin, baseado no livro de William Peter Blatty.
Elenco principal: Ellen Burstyn, Linda Blair, Jason Miller, Max von Sydow.
O que falar da transformação vivida por Regan, a menina de 12 anos e protagonista no filme de William Friedkin? E as manifestações de cunho sexual e antirreligiosas provenientes de sua nova personalidade? Uma sensação de medo e asco nos acompanha durante toda a jornada que é assistir ao filme. “O Exorcista” reúne todos os pré-requisitos para um grande filme: direção, atuação, roteiro, cenários e edição, soberbos. Para mim e para muitos, uma das melhores criações da sétima arte. Um filme de horror?Ou na verdade “O Exorcista” seria uma das mais incríveis estórias de amor já concebidas?


This post first appeared on Alex Zuchi, please read the originial post: here

Share the post

Opinião: Os 10 melhores filmes de horror de todos os tempos

×

Subscribe to Alex Zuchi

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×