Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como funcionam as ilusões de óptica?



Já ouvi-o falar de ilusões de ótica? Aposto que já deve ter visto varias Imagens na internet que lhe deixou intrigado, algumas mais e outras menos, mas já se perguntou como funcionam? Como são feitas? 

Apos muita dor de cabeça ao fazer essa matéria, pude reunir informações sobre esse assunto e com a leitura dele, você poderá entender como funciona essas ilusões e como nosso cérebro enxerga elas. Vamos aprender mais? 

Quando nos deparamos com algumas imagens como essas, ficamos um tempo olhando até que nosso cérebro possa entender a imagem.

Damos o nome de ilusão de óptica às imagens que enganam o nosso sistema visual. A ilusão faz com que enxerguemos qualquer coisa que não esteja presente ou faz com que enxerguemos imagens de uma forma errada. Elas podem surgir naturalmente ou serem criadas por astúcias visuais específicas que demonstram certas hipóteses sobre o funcionamento do sistema visual humano. Imagens que causam ilusão de óptica são largamente utilizadas nas artes. 

Veja abaixo alguns exemplos (Atenção pode causar dor de cabeça!):

Esta imagem não é um gif
Esta imagem não é um gif

Esta imagem não é um gif

Não há uma resposta certa para explicar a reação do cérebro a essas imagens, no entanto a uma possível explicação para esse fenômeno: Quando fixamos o olhar em qualquer figura por muito tempo, os fotorreceptores presentes em Nossos Olhos, responsáveis por enviar os sinais luminosos ao cérebro, vão se cansando, fazendo com que os sinais se tornem mais fracos. Para compensar esse “cansaço”, nossos olhos se movem rapidamente, como se quisessem despertar os fotorreceptores. 

Entretanto, esses pequenos movimentos de compensação interferem na nossa percepção de movimento e, no caso das figuras que mostram movimentos, a combinação de cores fortes e o contraste das formas, fazem com que o nosso cérebro se confunda com tantas informações e nos faça acreditar que estão se movendo.

Fonte: megacurioso.com.br
            super.abril.com.br
            pt.wikipedia.org
            gizmodo.uol.com




This post first appeared on O Que Acham?, please read the originial post: here

Share the post

Como funcionam as ilusões de óptica?

×

Subscribe to O Que Acham?

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×