Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Conheça os Clássicos Personagens da Bat Família

Com a DC Comics adquirindo cada vez mais espaço nas telinhas, muitos seguidores cinematográficos da companhia estão migrando para as HQs, deste modo conseguem entender melhor o contexto que os filmes retratam e também como meio de fundamentar suas críticas.

Falando em DC nos cinemas, um dos filmes mais seguidos baseado nas obras da DC Comics são os do Batman, no decorrer dos anos o personagem juntou uma legião de fãs no mundo todo, e além disso, Bruce Wayne é a porta para a Bat Família – seu grupo pessoal de heróis que o auxiliam quando a situação começa a pesar. Embora longe de vermos a Bat Família nos cinemas, nos quadrinhos por sua vez, o grupo ganha muito destaque.

Inicialmente a Bat Família chamava-se Batsquad, que apareceu na Saga Terra de Ninguém em 1999. Nesta história a paisagem de Gotham é destruída por um terremoto de magnitude 7.9, que devasta toda cidade.

Após a catástrofe, o governo declara que o local agora é terra de ninguém, mas claro, os cidadãos não abandonaram suas casas, na verdade poucos fizeram. Porém sem autoridade, todos essas pessoas ficaram a mercê de diversas gangues que começaram a disputar por territórios, visto que não havia ninguém mais para controlá-los. Neste mesmo contexto, Jim Gordon e poucos policiais que sobraram, aliam-se ao Duas-Caras, para atacar uma gangue controlada pelo Pinguim.

O cenário apocalíptico, mostra um resquício de luz quando Batman convoca seus ajudantes – neste caso a Batsquad – para lutarem juntos e reviver Gotham. Pouco tempo depois da saga ser concluída, surgiu a Bat Família que incluiu bem mais heróis e também ganhou mais fama.

Não dá para dizermos ao certo quantos membros a Bat-família possui, pois muitos consideram personagens mais distantes também participantes do grupo, mas entre os mais próximos de Bruce, podemos dizer que são base de treze heróis, aqueles que geralmente estão por perto quando tudo fica difícil.

Bem, a Família Morcego é bem grande, então porque não começar com um dos pilares principais dela, o mais fiel de todos os companheiros do Homem Morcego, Alfred Pennyworth, um mordomo sem igual.

O personagem surgiu pela primeira vez em 1943 na série de quadrinhos Batman and Robin. Desde lá, quando citado Batman, não há como não mencioná-lo. Pouco sabe-se sobre a origem dele antes de se tornar mordomo, mas em algumas passagens foi destacado que Alfred teria trabalhado como agente de campo, agente de inteligência, ator – a mais verídica, por sinal – e médico da marinha. Alfred não só salvou Bruce Wayne diversas vezes, como também mostra-se para o bilionário uma figura paterna.

Outro que por vezes usufruiu dos cuidados de Pannyworth, foi o primeiro dos meninos prodígios, Dick Grayson. Em sua maioridade conhecido como Asa Noturna, o vigia da irmã de Gotham, a cidade de Bludhaven.

Richard John Grayson ou simplesmente Dick, teve sua primeira aparição no ano de 1940, como ajudante do Batman. Isso após morte dos seus pais, os acrobatas famosos conhecidos como, OS Graysons Voadores.  Dick por vezes auxiliou o Homem Morcego, mas depois de décadas como segundo plano, e sem uma personalidade própria, Marv Wolfman e George Pérez decidiram dar ênfase ao personagem, criando o então famoso Asa Noturna, surgido em 1984. Após a criação do Asa, Dick distanciou-se de Batman, desejando sua própria vida de super-herói.

Muitos anos depois da criação de Robin, surgiu a icônica Bárbara Gordon, mais conhecida como Batgirl, criada em 1967 pelo escritor Gardner Fox. Bárbara que acompanhava os passos de Batman e Robin, denominou-se de Batgirl e partiu para sua primeira missão, auxiliando os protetores de Gotham a capturar o Mariposa Assassina. Depois disso a personagem ganhou cada vez mais espaço, até chegar a ter um caso de romance com Asa Noturna.

Recentemente a filha de Gordon ganhou bastante espaço na nova animação da DC, Batman: A Piada Mortal, nesta passagem, Bárbara leva um tiro do Coringa e o disparo a deixa sem os movimentos da perna, forçando-a aposentar o traje de Batgirl – o que deixou muitos fãs desesperados quando lançou a HQ – Posteriormente tornou-se a Oráculo, personagem que auxilia os companheiros através de informações via internet.

Se Asa Noturna tem um certo rancor do Batman devido a um caso de existencialismo, outro que guarda sentimentos negativos do Cavaleiro das Trevas é Jason Peter Todd, Robin II e também famoso pelo Anti-heroísmo atrás da máscara do Capuz Vermelho. Jason era um órfão rebelde quando Bruce o adotou e o treinou, oferecendo o manto de Robin ao garoto. Após uma passagem inusitada com o Coringa, o vilão o levou brutalmente a morte.

Em um novo arco intitulado de Sob o Capuz (2005), o personagem foi recriado, desta vez possuindo o desejo de se vingar de Batman, ironicamente, porque o Cavaleiro das Trevas não o vingou. Além disso, diferente de Bruce Wayne, o pseudo herói prefere usar armas e atacar para valer, eliminando seus inimigos sem peso na consciência.

Pós morte de Jason Todd, outro que veio a ser Robin foi Timothy Drake. – o que cá entre nós possui um dos melhores trajes de Robin, pós Novos 52  – Tim foi criado em 1989, para suprir a necessidade de um outro ajudante. Batman culpando-se pela morte de seu antigo pupilo, tentou ao máximo proteger Drake, acrescentando em seu traje três camadas de Kevlar – tecido resistente a tiros. Após a morte do pai de Tim, Bruce Wayne o adotou.

Conhecido como Robin III, Tim logo surpreendeu Batman, o garoto não era tão bom em combate, ao menos não como o primeiro Robin, mas suas habilidades com tecnologia iam além. Podemos dizer que o garoto é um dos melhores hackers da DC, suas habilidades o destacam a ponto de Bruce mencionar que algum dia ele será um detetive melhor que Batman jamais foi. Tim também manteve por anos um caso amoroso com Stephanie Brown, conhecida como Salteadora. Stephanie também já foi uma Robin, mas por pouco tempo, devido a desobediência Bruce a dispensou.

O mais legal de Tim Drake, é que ele e Dick Grayson (Asa Noturna) possuem uma relação bem próxima, a ponto de Dick considerá-lo um irmão. Além do mais Tim se espelha muito no Asa Noturna. Atualmente Tim é conhecido como Robin Vermelho, e age solo.

Para fechar a conta dos Robins, ninguém menos que o filho do Batman poderia estar no traje. Damian Wayne, filho de Bruce Wayne e Talia Al Ghul – filha do vilão Ra’s Al Ghul. Originalmente, o personagem surgiu em 1987, mas só em 2006 que ganhou o nome de Damian Wayne e foi incluído na história central de Batman, que teve como arco Batman and Son.

Damian foi treinado pelo seu avô que objetivava a inclusão dele na liderança da Liga dos Assassinos. O treinamento tornou o garoto violento demais, e quando Batman o conhece e o adota, precisa realizar muitos outros treinamentos para afastá-lo destas características sanguinárias. Damian torna-se Robin na saga Batman R.I.P, quando Asa Noturna assume o lugar do então falecido Bruce Wayne e dispensa Tim do cargo.

Damian mostrou-se ser um ótimo Robin, diferente dos outros, este possui características renegadas, as quais o fazem independente e estas peculiaridades despertaram nos fãs admiração imediata pelo personagem. O filho de Batman ganhou destaque nas novas animações da DC: Batman and Son, Batman Vs Robin e Liga da Justiça vs Jovens Titãs.

Além dos Robins e Batgirl, outra que ganha muito destaque e não poderia ser esquecida é a Mulher Gato, a clássica Selina Kyle. Assim como o Cavaleiro de Gotham, Selina já bem velinha, teve sua primeira aparição em 1940, na primeira edição de Batman. A famosa Mulher Gato embora seja próxima do Homem Morcego, não leva a mesma essência positiva, a coisa mais próxima de heroína que ganhou foi ser chamada da anti-heroína.

Além de participar Liga da Injustiça, participou da Liga da Justiça do Arkhan e Sociedade Secreta dos Supervilões. Devido a aceitação do público, a Mulher Gato ganhou um espaço na Bat Família, e desde então começou a ser mais neutra.

A lista de ajudantes do Morcego é enorme e vai muito longe, além dos Robins e Batgirl e Mulher Gato, somam à lista, Kathy Kane –  surpreendente Batwoman, Cassandra Cain – Morcego Negra, Helena Bertinelli – Caçadora, à já citada Stepnhanie Brown – Salteadora, Jean Paul Valley – Azrael, Luke Fox – o Batwing e o famoso Batman do Futuro, o personagem chamado Terry McGinnis.

Embora muitos estejam defasados do Batman e do tanto que se fala no herói, mas de uma perspectiva positiva, o Vigilante não é apenas um pilar para a Bat Família, mas também para a DC Comics. Sem ele muitos heróis não teriam sua existência – principalmente os citados anteriormente. Batman e a Bat Família são pontos especiais dentro deste aglomerado super poderoso que a cultura pop presencia.  



This post first appeared on Q Stage - Música, Cinema, Quadrinhos, Games, Livr, please read the originial post: here

Share the post

Conheça os Clássicos Personagens da Bat Família

×

Subscribe to Q Stage - Música, Cinema, Quadrinhos, Games, Livr

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×