Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“Os deputados tornaram-se, por regra e prática estabelecida, elementos servis das dinâmicas políticas, peças oleadas de uma engrenagem”

“Os Deputados tornaram-se, por regra e prática estabelecida, elementos servis das dinâmicas políticas, peças oleadas de uma engrenagem. A sua capacidade crítica foi reduzida ao mínimo – e, por conseguinte, a sua responsabilidade também”
José Ribeiro e Castro, Por uma Democracia de Qualidade

E é precisamente este tipo de deputado, tornado numa acéfala e passiva “máquina de votar” que temos que mudar. Não porque os deputados que elegemos e que se sentam no Parlamento seja idiotas, cretinos ou acéfalos. Pelo contrário, existem indivíduos brilhantes e altamente competentes em todas as bancadas parlamentares. O problema não está nos “fulanos” o problema está no sistema em que os “fulanos” se enquadra quando entram no Parlamento:
1. Um sistema de incorpora essa anomalia democrática chamada “disciplina de voto”.
2. Um sistema que permite que os deputados que querem continuar a sua continuidade no Parlamento tenham que conquistar o apoio da distrital para tornarem a aparecer em local elegível nas próximas listas partidárias.
3. Um sistema sem listas uninominais que permite que deputados impopulares no país ou no seu distrito sejam eleitos e reeleitos.
4. Um sistema que permite que as listas distritais de candidatos a deputados sejam formadas unicamente pelo aparelho distrital sem auscultar (em Primárias) os cidadãos do distrito.
5. Um sistema que permite que os deputados – para a sua vida depois do Parlamento – prefiram continuar deputados a regressarem às suas vidas profissionais anteriores, que se não tiverem um vínculo à Função Pública ou se não forem profissionais (médicos e advogados) vão inevitavelmente perder.


Filed under: Uncategorized


This post first appeared on Quintus, please read the originial post: here

Share the post

“Os deputados tornaram-se, por regra e prática estabelecida, elementos servis das dinâmicas políticas, peças oleadas de uma engrenagem”

×

Subscribe to Quintus

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×