Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

aCalopsia: António de Macedo, ou a Vã Glória do Imaginário



A estreia de Nos Interstícios da Realidade: O Cinema de António de Macedo, documentário de João Monteiro sobre a vida e obra do cineasta António de Macedo, vem-nos recordar o seu papel fundamental na história do cinema português e a sua obra única, mas também o conservadorismo que caracteriza o pensamento cultural português.

Realizador incómodo e iconoclasta, António de Macedo sofreu a censura respeitável da alta intelectualidade. Respeitado como autor de culto, vive nestes anos em que a idade e problemas de saúde não permitem grandes presenças públicas a necessária redescoberta da sua carreira. Pessoalmente, sempre que me cruzo com Macedo, fico paralisado, incapaz de falar, reverente perante um homem de marcada acessibilidade e simpatia. Ouço-o, porque há tanto a aprender com o que nos diz. Neste sentido, é um privilégio vê-lo, e às suas histórias que fazem parte da história cultural contemporânea, em Nos Interstícios da Realidade. Após esta estreia no Doclisboa, o documentário tem chegada prevista em 2017 às salas de cinema. Já o apetite que desperta pelo visionamento das obras de Macedo é que é mais difícil de saciar. Restam os seus livros, mas mesmo aqui é preciso ter alguma paciência para mergulhar nos alfarrabistas ou prateleiras empoeiradas das livrarias.

Texto completo no aCalopsia: António de Macedo, ou a Vã Glória do Imaginário. A ler ao som de Florbela Queirós acompanhada pelo Quinteto Académico em Meio Metro de Fecho Éclair, do filme Sete Balas Para Selma.


This post first appeared on Intergalacticrobot, please read the originial post: here

Share the post

aCalopsia: António de Macedo, ou a Vã Glória do Imaginário

×

Subscribe to Intergalacticrobot

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×