Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

WS tips: Porta de Painel elevado na serra de mesa.


Painel elevado de Serra de mesa fácil

Por: Carol Beronic
Todos os painéis elevados não são criados igualmente. Com esta técnica simples, você pode obter este painel de porta clássico e curvo usando uma serra de mesa.
Ganhamos com compras qualificadas feitas por meio de links de afiliados.

Fazer uma porta de painel elevado com uma borda curva ao redor do campo geralmente significa trabalhar na mesa do roteador. Mas você pode obter essa mesma aparência personalizada, sem uma broca cara de roteador, usando sua serra de mesa. Tudo o que você precisa é de um simples gabarito de serra de mesa feito em loja e alguns minutos de configuração.

CORTE DE CURVA. A técnica de corte da Enseada definitivamente não é uma operação de “corte reto”. O painel é empurrado sobre a lâmina em um ângulo. Se você der uma olhada no desenho superior na página oposta, verá o que quero dizer. A enseada é feita em cortes múltiplos e leves. Isso faz com que a lâmina de serra “raspe” a madeira do comprimento do painel, deixando uma curva elíptica do arco da lâmina de serra.

CONFIGURAR. A configuração mostrada nos desenhos nestas duas páginas é específica para o painel elevado usado com esta bancada de armazenamento . Mas com ajustes, você pode usar esta técnica para cortar qualquer tamanho de enseada em uma variedade de inserções de painel.

Você começa desbastando a enseada nas bordas do painel. Em seguida, termine aparando a borda externa da enseada com o painel preso verticalmente à lâmina. Eu usei uma lâmina de dente chato para obter um corte mais suave na enseada.

A peça de trabalho é guiada por uma guia presa em ângulo à lâmina da serra de mesa . Você pode alterar a largura e a profundidade do perfil alterando o ângulo da cerca ou a altura da lâmina. Para encontrar o ângulo para o painel, usei um gabarito de paralelogramo como o mostrado acima.

Os braços do gabarito são ajustados para coincidir com a largura da enseada no painel. Depois de configurar o gabarito, levante a lâmina de serra até a profundidade final da enseada. Em seguida, marque a placa de ponto com fita adesiva onde os dentes da serra entram e saem da placa, conforme mostrado no desenho.

Agora coloque o gabarito sobre a lâmina de serra e alinhe os braços com a fita. Finalmente, marque uma linha em sua serra de mesa ao longo da borda interna do braço traseiro. Esta linha é para a colocação da cerca. Como você pode ver no desenho, a cerca nada mais é do que uma prancha longa e reta. Está preso na linha conforme mostrado no desenho.

CORTES MÚLTIPLOS. Depois que a cerca está em posição, o resto é bem simples. Você vai cortar a enseada removendo pequenas quantidades de material em várias passagens. Abaixe a lâmina da serra para tirar apenas 1 ⁄ 32 " na primeira passagem. Use blocos de pressão para manter o painel ajustado à cerca.

Como você está cortando todas as quatro bordas do painel, faça uma passagem em cada borda. Em seguida, levante a lâmina apenas um fio de cabelo (cerca de 1 ⁄ 32 ") entre os passes. Seu objetivo é chegar a uma profundidade de enseada que permita que o painel se encaixe na ranhura da moldura com um pouco de sobra para lixar a enseada. levará algum tempo para realizar, então seja paciente.

ORELHA. Depois de cortar a enseada na profundidade correta, você notará uma pequena “orelha” na borda externa do painel. Você remove isso na serra de mesa usando uma cerca auxiliar alta (caixa abaixo). Simplesmente coloque o painel na borda com a cerca ajustada longe o suficiente da lâmina para apenas beliscar os resíduos. Ajuste a cerca para se aproximar na distância certa. (Tenha cuidado para não colocar a cerca muito perto ou você criará um encaixe.) Este corte final também achatará a borda para um melhor ajuste na ranhura da moldura da porta.

Para dar um toque decorativo, adicionei flautas na face do painel. Você pode roteá-los agora. Uma vez que as flautas são direcionadas com o grão, não deve haver nenhum perigo de rompimento nas extremidades dos cortes.

O último passo é lixar a enseada para um acabamento liso. Você pode moldar um bloco de espuma para segurar a lixa. Quando o lixamento estiver completo, você terá dominado uma técnica de serra de mesa. E você terá um painel que parece ótimo.

Instruções: Perfil Completo da Borda do Painel

Apare a borda. Raspe a pequena orelha que aparece depois que a enseada é feita, aparando-a na serra de mesa.

Flautas. As flautas são adicionadas na mesa do roteador com um bit de caixa de núcleo , primeiro no centro e depois em ambos os lados, conforme mostrado no detalhe.

Suavize a enseada. Um bloco de lixa curvo manterá a forma da curva enquanto você a lixa suavemente.

https://www.woodsmith.com/newsletter/2022/06/16/easy-table-saw-raised-panel/





Charles John Huffam Dickens foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. No início de sua atividade literária também adotou o apelido Boz. A fama dos seus romances e contos, tanto durante a sua vida como depois, até aos dias de hoje, só aumentou. Wikipédia

Nascimento: 7 de fevereiro de 1812, Landport, Portsmouth, Reino Unido

Falecimento: 9 de junho de 1870, Gads Hill Place, Reino Unido

Filmes: Os Fantasmas de Scrooge, Oliver Twist, Oliver!, 

Peças: Uma história em duas cidades, No Thoroughfare, The Frozen Deep

Filhos: Francis Dickens, Henry Fielding Dickens,

https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Dickens









This post first appeared on Ah! E Se Falando Em Madeira..., please read the originial post: here

Share the post

WS tips: Porta de Painel elevado na serra de mesa.

×

Subscribe to Ah! E Se Falando Em Madeira...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×