Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Anote ai: uma filosofia de precisão e segurança

UMA FILOSOFIA DE PRECISÃO E SEGURANÇA

Quando se trata de trabalhar madeira, você está movendo a madeira através da máquina ou movendo a máquina através da madeira.

Durante uma aula recente na Marc Adams School of Woodworking, fiquei impressionado com algo que nosso assistente de loja disse ao nos dar as instruções de segurança obrigatórias para uma serra simples. Na escola de Marc, não importa se você é um profissional experiente em marcenaria com 30 anos de experiência, ou se esta é a primeira vez em sua vida que você está prestes a usar uma determinada ferramenta elétrica. Antes de tocar nessa ferramenta, você deve ouvir um briefing de segurança obrigatório sobre essa ferramenta em particular. Simplesmente não há exceções! Durante o briefing de segurança da serra, nosso assistente de loja disse duas coisas que me impressionaram profundamente:



A segurança vem do Controle.

O controle lhe dá precisão.

Duas frases muito curtas com uma enorme quantidade de sabedoria em marcenaria! A marcenaria fina não é possível sem precisão. Para que as juntas se fechem perfeitamente, ou uma gaveta para encaixar com precisão, ou encaixes para combinar perfeitamente, a precisão é a coisa mais importante. Para obter precisão no trabalho com madeira, seja movendo a madeira pela máquina ou a máquina pela madeira, a precisão é impossível se você não estiver no controle total! Quando você está no controle da máquina, está operando a máquina de uma maneira inerentemente mais segura do que se você não estivesse no controle.

Quanto mais perigosa a ferramenta, mais importante se torna o controle. É quando você perde o controle da peça de trabalho que coisas ruins acontecem! Melhor caso – você arruinou sua peça de trabalho. Na pior das hipóteses – você se machucou. De qualquer forma, você jogou a precisão pela janela! Precisão e segurança, possivelmente os dois princípios mais importantes na marcenaria, estão inexoravelmente ligados pelo controle!

Naturalmente, o controle na marcenaria é um tema vasto e complexo. Assim como a pornografia, o controle é muito difícil de definir. No entanto, todos nós sabemos quando o vemos! Mais importante, todos nós sentimos se Estamos Prestes a fazer algo onde não o temos! Em um momento ou outro, todos nós experimentamos esse sentimento, aquela vozinha dentro de nós, nos avisando que estamos prestes a fazer algo que simplesmente não parece certo. Esse sentimento é o aviso do nosso cérebro de que, se fizermos o que estamos prestes a fazer, não estamos no controle. Agora, graças à obsessão de Marc Adam com segurança, sempre que tenho essa sensação, aplico um ditado levemente modificado que ficou famoso pela Nike:

“Só não faça isso!”




Francis Bacon, 1°. Visconde de Alban, também referido como Bacon de Verulâmio foi um político, filósofo, cientista, ensaísta inglês, barão de Verulam e visconde de Saint Alban. É considerado como um dos fundadores da Revolução Científica. Wikipédia

Nascimento: 22 de janeiro de 1561, York House, Londres, Reino Unido

Falecimento: 9 de abril de 1626, Highgate, Londres, Reino Unido

Influenciado por: Aristóteles, Platão, Roger Bacon, MAIS

Influenciado / Influenciada: John Locke, Isaac Newton, MAIS

Cargos anteriores: Lorde Chanceler do Reino Unido (1617–1621), MAIS

Formação: Trinity College (1573–1576), Universidade de Cambridge, Universidade de Poitiers

https://pt.wikipedia.org/wiki/Francis_Bacon



This post first appeared on Ah! E Se Falando Em Madeira..., please read the originial post: here

Share the post

Anote ai: uma filosofia de precisão e segurança

×

Subscribe to Ah! E Se Falando Em Madeira...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×