Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Fica a dica: Lamina e bits cegos. + artigo Espiral X Straight bits

Tags: broca espiral bit



 

ESPIRAL ROUTER BITS VS. STRAIGHT ROUTER BITS



POR QUE OS BITS ESPIRAIS SÃO MELHORES PARA CORTES DE MERGULHO.

Como uma Broca em espiral é projetada de maneira muito semelhante a uma broca, ela faz cortes de imersão facilmente. Os cortadores de uma broca reta não se sobrepõem, portanto, se você mergulhar em uma profundidade maior que 3/32 pol., Poderá queimar a madeira no meio, mas não a cortará.

As cada vez mais populares brocas de roteador em espiral emprestam tecnologia da indústria metalúrgica. As brocas em espiral parecem brocas e, na maioria das vezes, são feitas de carboneto sólido, por isso são super afiadas e deixam um corte superior na madeira. Duas flautas afundaram em torno do corpo de uma ponta espiralada de vibração suave, espalhando a ação de corte por uma borda mais longa. Com sua ponta semelhante a uma broca, as brocas em espiral também são melhores para o corte por imersão. Todas essas vantagens também significam menos desgaste do roteador, mas não jogue fora todas as suas velhas peças retas ainda. 

As novas brocas espirais de metal duro têm algumas desvantagens. A primeira é que os cortadores são caros. Uma broca espiral de metal duro típica custará pelo menos $ 50. Uma broca reta de tamanho semelhante com fresas com ponta de carboneto funcionará em algum lugar na faixa de $ 7 a $ 23. Com um diferencial de custo tão grande, você vai querer saber o que vai fazer com esta broca e se vai usá-la com frequência suficiente para fazer valer o seu dinheiro. Para destacar outras diferenças, vamos comparar as qualidades dos bits espirais e dos bits retos. 

Os bits espirais e retos têm "habilidade de mergulho"

Você pode mergulhar com os dois tipos de broca, então ambos funcionarão, digamos, para cortar entalhes. Mas como a maioria das brocas em espiral são retificadas na ponta da flauta, como uma furadeira, você pode mergulhar o quanto quiser, sem parar. Você não pode realmente mergulhar mais fundo do que cerca de 1/8 pol. Com um bit direto típico. Inspecione o final e você verá por quê (veja a foto à esquerda). Na maioria das brocas retas, há um espaço acima da folha contínua, entre os cortadores, onde nenhum corte ocorre durante um mergulho reto porque não há sobreposição do cortador. Enfie uma broca reta em sua furadeira e mergulhe-a em um pedaço de madeira. Após cerca de 3/32 pol., O meio da broca chega ao fundo. Para ir mais longe, a broca precisa desgastar a madeira nessa área do meio.

Isso não significa que você não possa fazer entalhes ou mergulhar com uma ponta reta. Você só precisa varrer o roteador enquanto está mergulhando. Você provavelmente deve fazer entalhes em passagens não muito mais profundas do que 1/8 pol. De qualquer maneira, mas com uma broca reta, essas passagens rasas são praticamente obrigatórias. 

Espiral Bits      

VANTAGENS

·                Corte muito limpo 

·                Mais cortante em madeira significa menos vibração

·                Melhor corte de mergulho

·                Menos desgaste no roteador

·                Fichas diretas para cima ou para baixo 

DESVANTAGENS      

·                Comprimentos e diâmetros limitados

·                Pode ser um pouco arriscado de usar

Straight Bits

VANTAGENS

·                Grande variedade de comprimentos e diâmetros

·                Rolamentos guia na ponta ou haste significam melhor roteamento do modelo

·                Menos caro 

·                Maior capacidade de afiar novamente 

DESVANTAGEM

·                O corte de mergulho requer mais esforço e habilidade 



NÃO HÁ VENCEDOR CLARO. As brocas em espiral de metal duro estão se tornando cada vez mais populares porque fazem um corte muito preciso. Mas eles têm muitas limitações em comparação com as partes retas que são populares há anos. 

Este artigo foi extraído de O novo melhor da madeira fina para trabalhar com roteadores. 



Todos os bits em espiral fazem cortes limpos. Esta madeira compensada folheada mostra os efeitos dos três tipos de brocas em espiral nas bordas superior e inferior.

Os bits espirais deixam uma borda limpa

As três configurações básicas de cortador para brocas em espiral são corte superior, corte inferior e uma combinação das duas, conhecida como broca de compressão. ... Um bit de corte baixo envia os chips para baixo; um bit de corte superior os envia para proteger a haste. (Em uma mesa de roteador, todas as direções são invertidas.)

Além de direcionar os cavacos, as vantagens dessas configurações são mais bem ilustradas pela qualidade do corte, principalmente em compensados ​​folheados (veja as fotos acima). Uma broca cortada deixará uma borda limpa na parte superior, mas uma borda irregular na parte inferior; uma broca cortada fará o oposto. Isso é ótimo até que você queira cortar um dado sem rasgo na face. Uma broca cortada para baixo deixará uma borda superior limpa, mas envia os cavacos para baixo, para dentro da ranhura onde eles não têm para onde ir. Você pode fazer este corte, mas tem que ir mais devagar do que o normal para dar aos cavacos um chance de limpar.

Para marceneiros que trabalham com folheados de grau A em ambos os lados do estoque e devem ter uma borda superior, inferior e central limpa, a broca de compressão é uma boa escolha. Ele tem uma configuração de corte ascendente na ponta da broca e uma espiral de corte descendente na haste. Ao alinhar a broca corretamente, você pode obter uma borda superior em toda a espessura da madeira. Esse virtuosismo tem um preço alto: uma broca de compressão típica custará cerca de US $ 90. 



Os bits retos vêm em vários tamanhos e configurações de rolamento

Os fabricantes de brocas têm dificuldade em fazer brocas espirais de metal duro com diâmetros de corte maiores que suas hastes. Portanto, para roteadores manuais para pequenas lojas, você não encontrará muitas brocas com um diâmetro de corte maior que 1/2 pol., O tamanho da maior haste da broca. Os bits espirais também vêm em alguns tamanhos fracionários padrão de até 1/2 pol. Os bits retos, por outro lado, passam por dezenas de tamanhos fracionários, até 2 pol. dia. cortadores. Dependendo do trabalho que você tem em mente para a broca do roteador, as brocas retas também vêm em uma variedade de comprimentos de cortador. Portanto, você pode comprar quase exatamente o comprimento de cortador de que precisa.

Brocas retas também têm uma grande vantagem sobre brocas em espiral quando se trata de roteamento de modelo, porque você pode comprá-las com rolamentos de guia. E esses rolamentos podem ser montados na ponta da fresa ou na haste da fresa, dependendo de suas necessidades e de seu modelo. Os rolamentos são feitos para uma variedade de diâmetros e comprimentos de corte. É realmente uma pena que as brocas em espiral de metal duro não possam acomodar os rolamentos um pouco mais prontamente. Com seu corte de borda superior, as espirais são excelentes cortadores de modelo quando usadas com guias de colar. Mas quando se trata de brocas guiadas por rolamento, as espirais parecem estar disponíveis apenas com rolamentos montados na extremidade da broca. Existem alguns problemas com isso: o custo é alto (cerca de US $ 80); impede o corte apenas parcial do trabalho, o que significa apenas cortes de espessura total; e o modelo tem que estar sob o trabalho, um inconveniente. Brocas de metal duro com haste, guiadas por rolamento (brocas em espiral com os rolamentos na extremidade do eixo da broca), que permitiriam o roteamento do molde com o molde na parte superior da peça de trabalho e o corte da guarnição apenas em parte da face de trabalho , não está disponível. Para este tipo de roteamento, você terá que se ater a bits diretos.


Afiar os bits da espiral é difícil, se não impossível

Alguns marceneiros gostam de afiar suas pontas retas, embora eu ache difícil acertar e sempre envie minhas pontas para afiar. Brocas retas com ponta de carboneto geralmente têm espessura de carboneto suficiente para serem retificadas quatro ou cinco vezes, e a tecnologia para fazer isso é comum.

Alguns serviços afirmam ser capazes de afiar bits em espiral. Mas eu não encontrei ninguém que possa afiar o carboneto espiral de acordo com os padrões de fábrica. Para mim, isso se traduz em uma perda substancial. Eis o porquê: a broca espiral custa o dobro - ou mais - do que uma broca reta, e a broca reta pode ser reafiada em até cinco vezes. Um serviço de afiação cobra cerca de US $ 4 para reafiar uma broca reta, e o cortador de dez sai mais afiado do que na fábrica. Portanto, mesmo que eu pague $ 23 por um bit direto e o afie cinco vezes, ainda pago apenas $ 43. Os bits em espiral podem permanecer nítidos por mais tempo do que os bits retos, mas mesmo assim, o custo do uso de bits em espiral sempre será mais alto. 



Spiral Bits pode ser arriscado de usar

Spiral bits funcionam incrivelmente bem no ambiente de produção e especialmente em aplicações industriais de roteadores CNC (controlado numericamente por computador). Mas em uma tupia de mão, seu uso às vezes impõe riscos incomuns não associados às brocas retas equivalentes ou maiores. As forças da broca espiral cortada para baixo são suficientes para pegar a tupia e torcê-la para fora de suas mãos - sem aviso. Eu sei, porque isso aconteceu comigo. No grão final, a broca espiral está obtendo ainda mais tração, então o risco é ainda maior - uma pena, também, porque um acabamento de grão final doce é atraente.

A broca espiral cortada para cima pode ter o efeito oposto. Ele quer retomar o trabalho. Portanto, você deve fixar a peça em algum tipo de fixação ou por uma braçadeira. (Eu nunca destroço nada que não esteja protegido ou preso, mas algumas pessoas fazem.) A tendência do bit de corte para cima de pegar o trabalho também acontece rapidamente e sem aviso.

Meu ensino e carpintaria são centrados em roteamento, então eu tenho um armário cheio de mais do que o estoque de final de semana do carpinteiro de fresas. Eu guardo algumas pontas de metal duro em espiral porque, quando eu quero um belo corte frontal ou estou cortando entalhes estreitos e tenho o dinheiro, não há nada melhor. Mas meu gabinete está quase todo cheio de uma grande variedade de peças retas. Para trabalhos de uso geral, para roteamento de modelos e padrões, e para aqueles momentos em que preciso de uma broca de grande diâmetro, ainda procuro uma das minhas brocas retas.

Tradução e montagem do Blog

Credito:  PAT WARNER é marceneiro e instrutor universitário que mora em Escondido, Califórnia.

Original em inglês: ttps://www.woodcraft.com/blog_entries/spiral-router-bits-vs-straight-router-bits




Henry Ward Beecher foi um pastor, editor e escritor estadunidense, talvez o mais influente porta-voz do protestantismo de seu tempo. Wikipédia

Nascimento: 24 de junho de 1813, Litchfield, Connecticut, EUA

Falecimento: 8 de março de 1887, Brooklyn, Nova Iorque, Nova York, EUA

Cônjuge: Eunice White Beecher (desde 1837)

Irmãos: Harriet Beecher Stowe, Catherine Beecher, MAIS

Pais: Lyman Beecher, Roxana Foote

Formação: Lane Theological Seminary, Amherst College, Mount Pleasant Classical Institute

Saiba mais em:   https://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_Ward_Beecher



This post first appeared on Ah! E Se Falando Em Madeira..., please read the originial post: here

Share the post

Fica a dica: Lamina e bits cegos. + artigo Espiral X Straight bits

×

Subscribe to Ah! E Se Falando Em Madeira...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×