Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

WoodCentral: Butt Hinge Mortise Plane

Plaina Mortise com Dobradiça


As plainas de encaixe de dobradiça de topo são projetados para fazer o encaixe raso para permitir a entrada de dobradiças de topo (como usado em portas em casas), placas de impacto e outras ferragens arquitetônicas. Eles também podem ser usados ​​em ferragens de móveis de bom tamanho, embora seja frustrante usar um deles para instalar as dobradiças em um armário de joias. Para uso ocasional, eles podem ser mais rápidos do que configurar um roteador e permitem trabalhar com batentes de porta existentes melhor do que a maioria das outras ferramentas manuais. Eles podem ser comprados por Cerca de US $ 100; Construí o avião descrito neste artigo em cerca de duas horas, a um custo total de vendas de garagem de cerca de 50 centavos.

Isenção de responsabilidade de engenharia: ninguém deve tomar a seguinte discussão de Como eu construí minha plaina de encaixe com dobradiça como evidência de decisões de engenharia cuidadosas sobre os melhores materiais ou dimensões possíveis. Construí com o que tinha disponível na loja. O tempo também influenciou o design: eu tinha que fazer isso rapidamente para realizar um determinado projeto (mudar o batente da porta do banheiro da casa do meu tio para que pudéssemos entrar no pequeno banheiro para ajudá-lo a se levantar quando ele caísse) .

Informações básicas de construção:

Aqui está a aparência geral.

O comprimento de 10 1/2 "é um produto de outras decisões de design, mas também contribui para um ajuste confortável nas mãos. As bordas são arredondadas para conforto usando um roteador com uma broca arredondada. Ao lado do Ferro, você pode ver os efeitos do uso de uma broca guiada por rolamento em uma forma sem nada para o rolamento se orientar, mas isso não afeta o uso.

A plaina usa construção edificada, com as laterais de madeira coladas a dois blocos centrais de madeira (traseiro e frontal). Usei cola branca ou amarela comum (não me lembro). A madeira é mogno ou um dos substitutos do mogno, colhido na lixeira de um construtor de portas local. Praticamente qualquer madeira deve funcionar, embora eu recomende uma madeira dura para resistência e durabilidade.

Cortei a base para o ferro e a borda inferior dos blocos centrais, alisei a borda inferior das peças laterais com precisão, depois colei tudo em uma superfície plana (mesa de serra de mesa ou algo assim, com plástico para baixo, então não t cole na superfície plana). O ferro é ajustado em 45 graus, sem nenhuma razão em particular, exceto que é um ângulo comum. Depois que a cola secou, ​​dei forma às bordas superiores da serra de fita e as arredondado para maior conforto. Na falta de uma serra de fita e / ou roteador, eu teria usado raspadores, spokeshaves, serras de moldura, serras de buraco de fechadura, texugos famintos - o que quer que eu tivesse à mão.

O quadrado na próxima imagem tem 6 ", para dar uma ideia da altura (a altura total é de cerca de 21/2"; os lados do ponto baixo têm cerca de 3/4 ").

Eu queria as laterais tão baixas quanto possível para visibilidade e fácil remoção de cavacos, mantendo a rigidez suficiente, mas provavelmente poderia tê-las feito um pouco mais altas, e teria feito isso se tivesse usado material mais fino para as laterais. Todas as dimensões finais decididas pelo que parecia certo durante o serramento de fita.

O ferro é cortado de um ferro plano extra Bailey jack, usando uma lâmina de serra de metal duro e grande quantidade de suor (realmente não leva tanto tempo, mas você usa muito mais pressão para cortar com grão de carboneto do que com lâminas de serra convencionais, e isso leva um tempo para aprender; por outro lado, ele corta para os dois lados, para que o golpe de retorno não seja desperdiçado) e, em seguida, moído até a forma final em um esmeril de bancada comum.

A largura do ferro é de cerca de 5/8. "Você pode ver um pouco do orifício para o parafuso quebra-cavacos visível, logo ao lado da régua. Eu basicamente medi o ferro pela largura que sobrou depois de serrar a fenda de um 2 polegadas de ferro, como usado em uma plaina  de jack. Na prática, este acabou por ser um tamanho útil, pois permite o uso da plaina para placas de impacto e outras ferragens menores, e também faz relativamente pouco esforço de uso.

O ferro da tampa gira na haste de um prego comum 16d, conduzido por um orifício de tamanho menor. O parafuso de pressão é rosqueado por uma porca em T, retificada levemente para se ajustar às dimensões do ferro de cobertura de bordo. Fiz o furo cruzado e serrei o excesso de madeira. Eu também poderia ter usado uma lima ou lima para fazer uma ranhura no ferro. Desde então, aprendi que, no bordo, pode ser possível enfiar a linha diretamente na madeira. Isso teria economizado algum tempo.

A largura da boca excede ligeiramente a largura do ferro, mas não muito; isso dá um efeito de "rastreamento" e permite que a vanguarda chegue o mais próximo possível dos batentes de porta existentes. Os lados têm cerca de 3/8 ", uma dimensão decidida pelo que eu tinha; eu provavelmente poderia ter saído com lados de 1/4", se tivesse madeira dessa espessura.


A profundidade da garganta (da frente do ferro até o bloco frontal) é de cerca de 31/2 "para dar bastante espaço e visibilidade para as dobradiças arquitetônicas convencionais. Os blocos frontal e traseiro foram então dimensionados de modo que o ferro pudesse ficar em qualquer uma das extremidades do uma dobradiça de 4 ", sem que o plano caia no encaixe da dobradiça.


Usar:

1. Para definir a profundidade do ferro, abra a dobradiça. Você pode então abordá-lo de duas maneiras: a) coloque a dobradiça no banco com a junta sobre a borda, de modo que a folha da dobradiça fique plana em um banco, bancada ou mesa, coloque a plaina na folha de modo que o ferro fique pendurado sobre o borda da folha, empurre-a para baixo até tocar a superfície sobre a qual a folha está apoiada e, em seguida, aperte o ferro de cobertura; ou b) fazer o mesmo tipo de coisa, mas segurando a plaina e a dobradiça no ar e mirando o ferro contra a folha da dobradiça. Ambos funcionam. O primeiro é provavelmente mais simples para o recém-chegado; o segundo é necessário se você não tiver uma superfície plana conveniente ao redor.

2. Marque as dimensões do entalhe da dobradiça. Você pode a) segurar a dobradiça contra a porta ou porta e golpear ao redor da dobradiça com uma faca (uma faca básica faz o trabalho); ou b) aparafuse um parafuso, mexa nele até que esteja bem arranjado e bata em toda a volta, veja anterior; ou c) use um medidor e esquadro adequados - sejam quais forem suas preferências. Usando um medidor de marcação, meça a profundidade do entalhe na borda da porta / porta.

3. Pegue um cinzel largo e um mais estreito (gosto de 1/2 "para o mais estreito, mas isso é uma questão de preferência pessoal). Usando o cinzel largo, golpeie todo o entalhe da dobradiça (insira o cinzel a madeira nas linhas demarcadas, usando seu prático macete / martelo / bacalhau congelado), até a profundidade do entalhe. Se você acabar não batendo fundo o suficiente, não se preocupe; você será capaz de corrigi-lo. seu cinzel mais estreito, golpeie para baixo, grão cruzado, cerca de 1/4 "-1/2" de distância, ao longo de todo o encaixe e em toda a sua largura. O ideal é apenas um pouco tímido quanto à profundidade do encaixe. O que você está fazendo é fazer um monte de batatas fritas.

4. Agora, usando sua plaina, elimine os chips. Empurre ou puxe, o que for mais confortável; a forma da plaina foi projetada para funcionar de qualquer maneira. Golpes entrecortados, semelhantes aos do caratê, são os melhores para este estágio. Seja mais gentil ao se aproximar do final do encaixe; você não quer partir a madeira além do encaixe. Se você não golpeou profundamente nas pontas, isso se tornará óbvio: as lascas no final não se separarão. Pegue o cinzel largo novamente e golpeie um pouco mais até que as lascas caiam.

5. Depois de passar por este estágio, use a plaina para alisar a superfície do entalhe. Você estará pronto quando a plaina  parar de cortar.

6. Se você está entalhando uma porta com um batente já colocado (porta externa ou reforma, por exemplo), você não conseguirá cortar todo o caminho até a borda interna da entalhe na porta. Usando o cinzel de sua preferência, limpe essa parte com um movimento transversal / inclinado ligeiramente cruzado, registrando a parte de trás do cinzel contra a superfície de corte e entalhe alisado. Para esta etapa, certifique-se de ter batido na lateral e nas pontas do entalhe, pois é muito fácil ficar entusiasmado demais com o cinzel e ir além do entalhe.

Bill Houghton

tradução e montagem do Blog

Original em inglês: http://www.woodcentral.com/cgi-bin/readarticle.pl?dir=handtools&file=articles_114.shtml







"Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que a canção do tolo. Nenhum de nós é bom o
suficiente, como todos nós juntos. Até a virtude precisa de limites.
Montesquieu"

Charles-Louis de Secondat, barão de La Brède e de Montesquieu, conhecido como Montesquieu, foi um político, filósofo e escritor francês. Ficou famoso pela sua teoria da separação dos poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais, inclusive a Constituição Brasileira. Wikipédia

Nascimento: 18 de janeiro de 1689, Brède, França

Falecimento: 10 de fevereiro de 1755, Paris, França

Cônjuge: Jeanne de Lartigue (de 1715 a 1755)

Influenciado por: John Locke, Thomas Hobbes, Aristóteles, MAIS

Filhos: Jean Baptiste de Secondat, Marie-Catherine de Secondat, Marie-Josèphe-Denise de Secondat

Pais: Jacques de Secondat, Marie Françoise de Pesnel

Saiba mais em:https://www.ebiografia.com/montesquieu/  





This post first appeared on Ah! E Se Falando Em Madeira..., please read the originial post: here

Share the post

WoodCentral: Butt Hinge Mortise Plane

×

Subscribe to Ah! E Se Falando Em Madeira...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×