Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

WoodCentral: Sawing Veneer

 Serrar folheado

Trechos dos Messageboards

GolfSteve em Calgary AB perguntou : Eu gostaria de refazer algumas tábuas de 10 "de largura em folheado. Sem problemas, eu junto uma face e, em seguida, corto uma fatia fina (digamos  1 ⁄ 8 " de espessura). O resultado é que um Lado do Verniz é liso e o outro lado é áspero. Em seguida, reintegro a placa principal e continuo cortando as fatias.

Agora eu tenho um monte de fatias de verniz lisas de um lado e ásperas do outro. Se eu quiser combinar essas fatias e colá-las em um substrato, de um lado do painel colarei o verniz com o lado liso para baixo, mas do outro lado terei que colar o lado áspero para baixo, dando um superfície de cola irregular.

Como você alisa o lado áspero do verniz? Não consigo aplainar à mão o verniz antes de colá-lo ao substrato porque tem muito pouca resistência e é muito difícil de segurar. Não quero passar horas lixando (odeio lixar) e não tenho e não quero uma lixadeira de cinta larga.

Eu acho que eu poderia cortar o verniz muito mais espessa (dizem ¼ "), e depois de avião tudo até 3 / 16 ", mas este parece ser um desperdício de madeira e uma grande quantidade de esforço extra.


Algum conselho?

Agora eu tenho uma pergunta sobre serra de fita. Eu tenho guias de rolamento (tipo Carter). É a primeira vez que uso uma serra de fita. Eu coloquei o mancal de impulso ligeiramente atrás da lâmina pela espessura de uma nota de cinco dólares, uma vez que não temos notas de um dólar aqui ... Ao serrar, a lâmina deve ser empurrada de volta para o rolamento de impulso, fazendo com que o rolamento gire como louco? Acho que esperava que a lâmina não entraria em contato com o mancal de impulso.

Todo o resto parecia estar bem. O bordo de 10 "de largura cortou como um sonho em belas folhas de verniz.

Scott Burr em Ben Lomond CA : Fita de carpete para segurar os lençóis em sua bancada e, em seguida, alise-os. Tenha cuidado ao puxar o verniz da fita do carpete. Eu uso uma espátula para retirá-la e, em seguida, retiro a fita. A propósito, acho que a lâmina deve atingir o rolamento de impulso ao serrar, mas não sei nada sobre os guias Carter ...

Frank D em Montreal : Scott tem razão para o rolamento de impulso. Eu tenho guias Carter e ajusto as minhas para que apenas toque a lâmina; ele gira ligeiramente quando a serra está funcionando (mas não cortando). Se o mancal axial não suportar a lâmina inteiramente, a lâmina se flexionará para trás durante o corte, portanto, quando você interromper um corte, ela saltará um pouco para a frente e ultrapassará a linha (não é bom).

Não sou especialista em verniz, mas apenas coloco o verniz em um pedaço plano de madeira (sua bancada está bem se não tiver um acabamento escorregadio) e aliso com uma plaina. Seguro a peça com uma das mãos e aplano com a outra. Funciona bem. Eu tenho um plano de bloco configurado para alisamento (com lâmina de alto ângulo) que ajuda a evitar o rompimento.

ThomD : Você também pode usar uma mesa downdraft, apenas uma caixa oca com alguns orifícios para segurar o verniz para aplainar. A caixa precisa ser rígida. O menor shopvac conterá a maior peça de trabalho que você pode imaginar. Você deve ter vários orifícios de ¼ "na mangueira ou no corpo da caixa que fornecem ar de resfriamento para o aspirador de pó. Ou apenas exponha alguns dos orifícios na parte superior, tantos quanto possível, até que o verniz se levante. No entanto, uma forma mais simples, melhor abordagem de uma série de perspectivas é trabalhar apenas com verniz mais espesso. Embora verniz fino não seja ruim, ele tem um monte de problemas que os folheados mais grossos não. Há um monte de coisas sobre isso em um dos livros de Krenov. seus folheados são 1 ⁄ 8  - 3 ⁄ 16", então o aplainamento fica fácil.Imagens ilustrativas da internet, não fazem parte do artigo original.


original em inglês no link:

http://www.woodcentral.com/cgi-bin/readarticle.pl?dir=handtools&file=articles_661.shtml







This post first appeared on Ah! E Se Falando Em Madeira..., please read the originial post: here

Share the post

WoodCentral: Sawing Veneer

×

Subscribe to Ah! E Se Falando Em Madeira...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×