Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Estigmas sociais

            Socialmente reprovável:
Resultado de imagem para estigma social
Para a maioria de nós Isso não é e provavelmente nunca vai ser um problema, porém, para um pequena e muitas vezes invisível parte da sociedade esse nome se torna um pesadelo encravado na carne das pessoas que decidem ir “contra a maré” Conheça aqui no Near Place o que são estigmas sociais e quais são suas maiores vítimas.

Estigma:
Estigma social, ou melhor, os estigmados sócias são aquelas pessoas que são marginalizadas, ridicularizadas e polarizadas devido a meu modo de expressão, práticas ou religiões. Em cada região desse nosso grande planeta azul encontramos exemplos diferentes de grupos de pessoas que são excluídas da maioria dos círculos sócias devido ao fato de serem diferentes, mas vem cá, não são as diferenças entre nós que fazem nosso mundo avançar? Pois é deveria ser o caso. Os estigmas sociais aumentam correlacionados ao crescimento da ignorância geral de um país e da defasagem acadêmica que na maioria dos casos acompanha esse efeito em cascata, em resumo, quanto mais ignorante as pessoas de um país maior serão os casos de marginalização e maiores serão os grupos afetados, mas, que tal nos focarmos nos grupos aqui do Brasil...

Religiões de origem africana:
Resultado de imagem para african religions
Soa horrível julgar e marginalizar alguém pela fé que essa pessoa segue não é? Mas isso acontece em peso com os praticantes de qualquer uma das religiões afro descendentes. De palavras cruéis até a violência física e morte, pessoas com essa prática religiosa são marginalizados no Brasil desde que os brasileiros se entendem por gente, isso porque mesmo constando nos altos que nossa pátria é laica no fundo sabemos que somos um país “cristão” e bem fervorosos.

Mal vistos e mal entendidos, praticantes dessas religiões geralmente são chamados macumbeiros, bruxos, hereges e até satanistas. Todas as religiões que foram heranças africanas em nossos país, que diga-se de passagem foram parte fundamental na fundação do Brasil como conhecemos, trazem consigo uma cultura rica em diversidade, profundidade e união pela religião e não tem em absoluto nada de maligno ou demoníaco relacionado aos seus praticantes, cada um usa o que sabe ou o que acredita como salvação ou arma, mas isso vale para todas as religiões.

Ateus:
Resultado de imagem para atheism
E se eu não tiver nenhuma religião, tem problema? Aqui tem e muito, pode parecer absurdo em pleno século XXI ainda termos casos de intolerância contra o ateísmo, que sinceramente, não causa mais mal do que as guerras movidas por religião. Ateus são pessoas que optaram, por vontade própria abdicar de toda a sua fé no irreal e depositar sua crença na lógica, matemática e fatos, lendo assim não te parece tão errado não é? Ainda é um tabu falar sobre o ateísmo neste país, muitas vezes ser aberto sobre essa crença em particular pode custar empregos, relacionamentos amizades e tudo que você pode imaginar, simplesmente pela latente intolerância e recusa a tentar ouvir e entender outros pontos de vistas, alias se o fizessem, veriam que essas pessoas nada tem de diferente de um religioso excerto a religião em sí.

Homossexuais:
Resultado de imagem para lgbt
Gays, Lésbicas, Bissexuais, Trans e todo seu grupo que não é tão pequeno como os contrários querem fazer acreditar são vítimas de uma marginalização velada e violenta que acontece nos bastidores desse país em desenvolvimento. O famoso armário na verdade funciona mais como um bunker para proteger essas pessoas de bem do nocivo e tóxico preconceito travestido de “liberdade de expressão” Chamar de liberdade uma violência, deveríamos logo mudar o termo para “liberdade de ofensa”

Pessoas que tem sexualidade diferente do padrão “heterossexual” são vetadas de empregos e até mesmo expulsas e agredidas em locais públicos simplesmente por sentirem prazer de forma diferente, uma verdadeira caça as bruxas com a desculpa de manter os bons costumes! Sabem que Hitler, Mussolini e Stalin também perseguiram pessoas “más” para manter os bons costumes.

Agredir alguém sente prazer de forma diferente é tão absurdo como você atacar alguém que prefere a cor de sua camisa diferente da sua. Soa extremo não é? Agredir verbal ou fisicamente homossexuais ou até mesmo mata-los e tentar esconder isso por trás de estatísticas maquiadas e desculpas de libertinagem é manter em alta nossa animalidade e rudimentariedade.

Negros:
Resultado de imagem para racism
Por mais que pareça, ou que queiram se fazer acreditar que não, o racismo no Brasil ainda é altíssimo e acontece de forma bem velada, como dizem o diabo mora nos detalhes. Imagine duas pessoas andando em dois lados da calçada, uma branca usando roupas finas, perfume e sapatos de ótima qualidade, em contraste um negro de tênis, boné, jaqueta e calças jeans surrada. Logo atrás vêm uma viatura e ela da luz alta e aviso de abordagem, adivinhe qual dos dois via ser abordado? Pois é, nunca é o rapaz branco bem vestido, mas adivinhe, existe uma chance desse rapaz branco, ou até mesmo um negro bem vestido ser um poderoso lorde das drogas e isso explicaria as roupas caras, será que isso já passou pela cabeça dos policiais?
Outra coisa que não se explica é um negro e um branco cm currículos similares não terem a mesma chance em uma entrevista, e não adianta vir dizer que isso é coisa da minha cabeça pois eu já vi com esses dois olhos meus isso acontecer bem de perto e já vi o efeito que isso tem na vida do pobre coitado que batalha a vida toda para subir na vida mas que tem uma parede gigante que ele e somente ele é obrigado a escalar, essa parede é branca e tem cifrões pixadas nela.

Você pensa que racismo é coisa de negro? Errou redondamente, ou você nunca ouviu os termos “branco azedo” “xing ling” “branquelo” “ferrugem” “loira burra” entre outras muitas piadinhas e apelidos que só tem graça para os ignorante que o espalham, pois é meus caros, qualquer forma pejorativa de se direcionar a uma pessoa se baseando em traços físicos ou fenótipos é considerado racismo, e o mesmo é crime.

Mulheres:
Resultado de imagem para misoginia
As mães, as esposas, as irmãs e as avós. Mulheres são parte fundamental da nossa existência, até porque sem elas não há vida, afinal quem iria gera-la? Mesmo sendo a pedra angular de nossa vida e parte fundamental da evolução da sociedade em si, mulheres foram vítimas de uma apropriação social e foram reduzidas a propriedades, sendo pouco mais valiosas do que um pedaço de terra.

“Deixe um homem fazer isso” “Isso não é coisa de mulher” “ Deixe um homem cuidar disso, dona.” Quantas vezes não escutamos isso? Trabalho ou coisa de mulher é o que ela decidir que quer fazer com a vida, orás, se ela quiser ser pedreira quem é você pra impedir? Já lhe ocorreu que ela possa ser tão boa quanto você nisso, ou melhor. Limitações existem para serem vencidas, já passou da época de limitar nossas mulheres pelo papel social que elas foram compulsoriamente obrigadas a exercer como donas de casas e solicitas, se elas assim desejarem elas podem ser isso, ou podem ser donas da empresa aonde você trabalha, está nas mãos delas como esteve nas suas mãos masculinas chegar aonde se quis chegar.

Inteligência:
Resultado de imagem para intelligence
É estranho eu colocar isso aqui não é? Porque pessoas inteligentes seriam excluídas socialmente se são elas que criam as grandes mudanças no mundo pela sua capacidade de ver além dos muros que criamos ao nosso redor? Pois é, essa rara capacidade causa uma inveja incontrolável que se manifesta em uma forma de intolerância covarde e de uma compulsão por parte dos agressores para que a pessoa com inteligência acima da média se encaixe em seu padrão.

Aceite que seu padrão foi superado e que isso não é um dom inalcançável. O QI não é uma categoria fixa, ou seja, se você nasce com um QI médio nada de impede aumentar seu próprio QI em forma de estudo. O cérebro é um musculo meus amigos, se você exercitar ele cresce e fica bem mais forte.

O que vocês ganham ridicularizando seu colega de classe ou de faculdade que gosta genuinamente de estudar. Alias o que há de errado em gostar de aprender? Nosso único objetivo genuíno nessa Terra é aprender e passar nosso conhecimento, é por isso que nascemos então me deixe ver se entendi. Você caçoa de uma pessoa que sente prazer em cumprir seu dever no nosso planeta simplesmente pelo fato dela não estar disposta a desperdiçar sua vida como você planeja você já se escutou falar alguma vez? Aposto que sentiria vergonha se você se ouvisse.

Para finalizar:

Como vocês leram aqui, nós acabamos excluindo ou marginalizando as pessoas por pensamentos e preconceitos que são fáceis de serem quebrados, agora não tem mais desculpa não é? Agora caro leitor você sabe que somos todos humanos, e com isso somos falhos e diferentes e quanto mais cedo aprendermos a lidar e a conviver com toda essa diversidade mais rápido e mais longo há de durar nossa felicidade.







This post first appeared on Near Place, please read the originial post: here

Share the post

Estigmas sociais

×

Subscribe to Near Place

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×