Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Conheça 9 Sintomas de Gravidez nos Primeiros Dias

“Enjoou? Tá grávida!”

Que atire a primeira pedra a mulher que nunca ouviu isso quando na verdade estava só passando mal mesmo!

Apesar dessa situação ocorrer com frequência, há diversos Sintomas de Gravidez que podem aparecer nos primeiros dias.

Neste artigo veremos nove sinais de gravidez nas primeiras semanas, detalhes sobre eles e suas prováveis razões.

Sintomas de Gravidez

Enjoo Matinal

Quando falamos sobre sintomas de gravidez, o primeiro que vêm a mente é o enjoo matinal. Mas além dele, temos alguns outros sintomas que são comuns no início da gravidez.

Ausência de Menstruação

O mais alarmante de todos é a ausência da menstruação. Como a menstruação é o descarte de óvulos não fertilizados, se houve a fertilização eles não serão descartados, de forma que a menstruação é interrompida durante os 9 meses da gravidez.

Sono Extremo

O sono extremo é um dos sintomas mais relatados pelas gestantes. É um sono que, realmente, faz você dormir em qualquer lugar! A partir do primeiro trimestre da gestação cresce o volume de sangue nos vasos sanguíneos, e então o coração realiza um esforço maior para bombeá-lo para o mãe e para o feto. Dessa forma o esforço do corpo aumenta, que deixa a gestante mais cansada e sonolenta.

Dor nos Seios e Escurecimento das Aréolas

Outro sintoma é que os seios ficam doloridos. Isso ocorre pois as glândulas mamárias crescem em virtude do ao Aumento da produção de hormônios. Junto com isso, outro sintoma é o escurecimento das aréolas, completamente comum na gravidez! Os seios começam a se preparar para a produção do leite materno, e esse processo pode causar desconforto.

Para aliviar esse desconforto, o indicado é evitar o uso de sutiã quando for possível, e dormir com blusas bem largas e confortáveis. O uso de compressas também pode ajudar nesse momento!

Alterações Olfativas

A aversão à cheiros e enjoos de cheiros em geral é outro sintoma muito relatado. Durante a gravidez, nosso corpo fica mais sensível à cheiros, e é normal que você comece a enjoar com o cheiro de um sabonete que você amava, pegue raiva de um perfume ou até mesmo daquela comida maravilhosa que você tanto amava! Esses enjoos podem permanecer até o fim da gravidez, ou sumirem da mesma forma que começaram. Não se preocupe, é super comum!

Prisão de Ventre

Temos também a prisão de ventre, o aumento abdominal e o inchaço. Bom, como é de se imaginar, todo o nosso corpo passa por mudanças hormonais muito fortes durante a gravidez. Então é comum que a área intestinal seja afetada nesse momento, e além disso a ansiedade (completamente natural!) pode atrapalhar um pouco mais. O aumento abdominal pode se dar por conta da prisão de ventre, e o inchaço também.

Não é raro que tenhamos relatos de gases e cólicas intestinais em gestantes do primeiro trimestre. Uma alimentação balanceada, exercícios físicos e calma são as melhores coisas que você pode fazer para tentar balancear esses sintomas, que podem ser bem desconfortáveis. Não tome medicamentos por conta própria, sempre consulte seu obstetra!

Aumento da Libido

Agora, se tem um sintoma que é praticamente majoritário entre as gestantes, é o aumento da libido. Parece improvável que entre tantos sintomas incômodos ainda haja espaço para um aumento de libido, mas há! E desde que a gestação não tenha intercorrências, não há motivo para evitar as relações sexuais.

Alguns parceiros relatam medo em machucar o bebê ou prejudicar a gravidez, mas não há esse risco. O bebê, desde o início da gravidez, está bem protegido dentro do saco gestacional, e no início o colo do útero nem está dilatado, de forma que não há possibilidade de machucá-lo durante a relação sexual. Mas claro que, se for um desconforto para o casal, novas formas de relação podem ser exploradas! Muitas gestantes revelam um aumento na autoconfiança durante o primeiro trimestre, o que influencia muito positivamente na vida sexual. Experimentar novas fantasias, novos momentos e novas vontades é muito bacana durante a gravidez.

A menos que haja proibição médica, relações sexuais são indicadas até o fim da gestação, inclusive é uma das formas mais efetivas de indução natural do parto, sendo indicada principalmente na reta final.

Desejos Incomuns

E os desejos? Bom, acho que todo mundo já ouviu a história de uma tia de uma amiga que tinha vontade de lamber tijolo, ou de uma prima que fez o marido sair de casa 3 horas da manhã para comprar uma melancia gelada da vendinha que tem na cidade ao lado, não é mesmo? Os desejos mais estranhos rendem as melhores histórias: no entanto, não há uma razão científica comprovada sobre porquê isso ocorre. Porém, há indícios fortes de que os hormônios podem ser os responsáveis.

O HCG (gonadotrofina coriônica humana) e o progesterona, hormônios que regulam as funções da gravidez, alteram o organismo – e o apetite – da mulher grávida. Para completar, a falta de alguns nutriententes pode afetar esse apetite. É comum que as mulheres tenham vontade de comer alimentos com algum nutriente que está em falta no seu organismo.

Desconforto Emocional

Também existe a possibilidade do conforto emocional. A gravidez transforma demais o corpo da mulher, claro, mas o psicológico também é muito afetado. É um momento, principalmente quando falamos de primeira gestação, em que a sensação de conforto é buscada dado o fato de estar enfrentando o desconhecido. Então, às vezes, a gestante busca conforto em algum alimento ou prato que traga conforto e boas memórias à ela, como a macarronada da avó, o sorvete de infância ou a fruta que ela comeu numa viagem à casa de praia da família. Super compreensível, não é mesmo?

Consulte seu Médico

Bom, independente de qual seja o sintoma de gravidez que você tenha, é sempre importante consultar o seu ginecologista ou obstetra assim que suspeitar da gravidez, para iniciar o quanto antes o pré-natal e garantir a sua saúde e também do bebê.

Não esqueça de se alimentar corretamente, fazer exercícios, cuidar da sua saúde mental e se informar bastante sobre a gestação, parto, amamentação e primeiros cuidados com o bebê.

E fique tranquila! Os sintomas vão passar, vai ficar tudo bem. E você terá o seu bebê nos braços bem em breve!

The post Conheça 9 Sintomas de Gravidez nos Primeiros Dias appeared first on Cultivando Saúde.



This post first appeared on Nuwem.com, please read the originial post: here

Share the post

Conheça 9 Sintomas de Gravidez nos Primeiros Dias

×

Subscribe to Nuwem.com

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×