Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Você sabe o que é um Ukulele?

Tags: ukulele

Um instrumento amigável e fácil de tocar. Podemos definir assim o Ukulele, ou Ukelele, ou como quiser o chamar, mas nunca cavaquinho, apesar que ambos têm a mesma origem.


Coisinha mai linnda do pai


Tanto cavaquinho quanto o Ukulele tiveram uma mesma origem (basta analisar o formato e tamanho dos instrumentos). No entanto, a cultura de cada povo que o utilizou somado ao meio em que vivia transformou-os em instrumentos diferentes tocados em ritmos diferentes.

O cavaquinho possui uma influência mais portuguesa, aí quando a galera chegou no Brasil, já viu né. Virou febre e é um dos instrumentos mais tocados em pagodes, sambas e outros ritmos tipicamente brasileiros. 

Já o Ukulele foi mais para cima (geograficamente falando). Invadiu ilhas próximas a América do Norte e uma em especial: O Hawaii. Lá sim encontrou sua morada e difundiu com um povo com um modo de vida único e passou a ser parte de uma cultura bastante rica, assim como o nosso cavaquinho. 

Assim como todo irmão, o Cavaquinho não gosta de ser confundido
com Ukulele e vice-versa
No entanto você sabe quem dá as cartas na Terra, certo? E sabe que os Estados Unidos é dono da ilha maravilhosa. Pois então esse instrumento quando foi 'descoberto' pelos norte americanos viralizou. Ao contrário dos demais instrumentos convencionais, ele possuía uma simples forma de tocar, um tamanho simpático para levar onde quiser e um som bastante interessante. Foi nesse momento que virou um patrimônio mundial, obteve uma nova pegada, adquiriu novas culturas (asiáticos que o digam) e hoje em dia é o meio mais indicado para músicos iniciantes que querem fazer algum som sem esbranquecer os cabelos com instrumentos mais complexos.


Som Interessante, Fácil Aprendizado


Para quem, como eu, já tocou outro instrumento de corda, aprender a tocar um Ukulele é questão de horas. Acordes simples e reduzidos (afinal, são quatro cordas!), aos não simpatizantes de pestanas nos violões, com uma largura reduzida, fazer uma pestana é algo ridículo (no bom sentido). O som tem um quê de Indie, mas é versátil para todos os ritmos, inclusive dá para arranhar uns sambinhas ou pagodes como seu irmão faz com muita habilidade. Inclusive, quanto a isso, podemos dizer que é uma diferença gritante entre os dois instrumentos o fato de cavaquinhos geralmente possuírem cordas de aço e Ukuleles de Naylon. Afinação é também algo que difere bastante ambos. O Ukulele possui sua últuma corda (a primeira de cima pra baixo) mais aguda que as demais. Estranho né? Dá uma quebrada naqueles espertinhos que curtem arranhar umas escalas em qualquer coisa que tenha corda, mas é prática para acordes e dá um som diferenciado para esses.




É caro?

Não! Se você se basear em outros instrumentos, pode-se considerar um Ukulele um instrumento de baixo valor de investimento. A não ser que você o queira para usos mais profissionais, aí sim prepare-se para gastar algo em torno de 800-900 reais. Caso não seja seu caso, com 200 reais você compra um bacana, é caro pra você? 100 reais você já leva um pra casa, mas não sendo muito exigente com sonoridade, obviamente. Um afinador é essencial. Mas... não gaste com isso. Use aplicativos do seu celular, como por exemplo o Simple Ukulele Tuner, disponível gratuitamente na loja Android. Quebra o galho e não faz você gastar mais. 

Aconselho a compra pela Internet, pois como não é um instrumento muito difundido no Brasil, qualquer loja de música fura-olho vai querer te vender algo que comprou a preço de banana por um preço alto. Pela internet você negocia com pessoas que consideram valores mais justos ao equipamento. 


Tamanhos diferentes


Nem todos os Ukuleles são iguais. Há um nome para cada um conforme a imagem mostra. Eu aconselho um Soprano como o meu, se você possui um porte médio. Se você for do tipo grandão desajeitado, talvez um maior te satisfaça, mas ainda acho que até pra pessoas maiores um Soprano supre. O tamanho diferenciado influe em seu som, na facilidade para os tocar, no entanto, se você não é um profissional, não saia do básico, geralmente os demais custam mais caros (queria comprar um maior para ostentar, mas a grana não deu).


Onde eu poderei usar um Ukulele?

Essa é a parte mais legal: Qualquer lugar! Sabe a sua banda de garagem que não vai pra frente? E se você adaptar uma música com esse instrumento? Aposto que daria um outro olhar do público para a banda hein?! Num acampamento nem se fala! Adeus mochila enorme de violão! Até na escola para você encantar as gatinhas no intervalo.. (pensa que eu não sei né!).

Portanto...


É um instrumento de custo-benefício inimaginável, prático, barato e bonito. Visite o Mercado Livre e você terá acesso a muitos modelos bacanas, coloridos, de inúmeros formatos e tamanhos. É um ótimo amigo, um ótimo presente e sem dúvida pode ser um incentivo bacana a quem não sabe tocar nada mas queria aprender. FICA A DICA! Na dúvida deixe sua pergunta aí em baixo! 




This post first appeared on E Falando De..., please read the originial post: here

Share the post

Você sabe o que é um Ukulele?

×

Subscribe to E Falando De...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×