Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

AnáliseMorte: Bayonetta - A Bruxa Capilar.

"É igual Devil May Cry", essa é a frase que todos que começaram ou tentaram jogar Bayonetta costumam falar. E sendo sincero, superficialmente é mesmo, o que faz parecer que as ideias de Hideki Kamiya (criador de ambos) são tendenciosas à um mesmo formato.

Bayonetta


Antes de jogar eu acreditava que era até um spinoff da franquia DMC, não apenas pela arte do jogo, mas também pela jogabilidade e enredo (o qual eu conhecia apenas pela sinopse). Só que no final, são duas histórias diferentes, dois universos diferentes... ou quase...

Terão spoilers... e umas coisinhas mais... ( ͡° ͜ʖ ͡° )

Boa leitura


Bayonetta é da Sega, Devil May Cry é da Capcom, mas eles não tentam competir entre si, nem se ligarem ou superarem. Na verdade toda comparação existente entre ambos é por suas semelhanças caracterizadas pelo criador. Ambos são hack&slashs, ambos tratam de batalhas místicas contra o oculto, ambos misturam conceitos religiosos, ambos mostram um protagonista excêntrico...



Mas se tem algo que Bayonetta faz de original, é brincar com o sexualismo.

A protagonista anda nua 90% do jogo, fazendo poses nada ortodoxas e lançando indiretas maliciosas o tempo todo. É claro que ela não aparece peladona (sempre) e não há nada explícito, mas é um fato narrativo que ela não usa roupas o tempo todo, e na verdade, ela se cobre com cabelo.



Animais andam nus, mas cobrem perfeitamente suas partes intimas com pelo, então não é difícil imaginar uma humana totalmente coberta por seu próprio cabelo... Só que não é nada sexy ou sensual (a menos que você tenha tricofilia).


Claro que com Bayonetta isso é diferente, ela se cobre, mas seus fios finos formam um tecido que segue suas curvas meticulosamente. Daí, ela fica nua, com sua forma física totalmente exposta, mas com os "detalhes" cobertos. 



O jogo faz questão de mostrar que ta tudo coberto, colocando ela nas poses mais desconfortavelmente sensuais e fixando a câmera descaradamente, e realmente, da pra ver nada. Me faz lembrar aqueles artistas que usam pintura corporal e "vestem" as pessoas com tinta, nada além disso, e tecnicamente, é isso que ocorre, mas ela usa magia ao invés de tinta.



Bayonetta é uma bruxa, que tem controle sobre o tempo, pode abrir portais que a levam entre diferentes camadas de realidade, tem força física, flexibilidade, resistência e percepção acima do normal, além de ter "contratos" com diferentes demônios, e claro, manipular seu cabelo do jeito que quiser.



Seu papel é apenas enfrentar e eliminar anjos, que são a escória da sua realidade, e é isso.


O game é puro Hack&Slash, e apesar de longo e desafiador, é bem linear e simples. São lutas atrás de lutas contra hordas e chefes, muitas vezes colossais.

Ela é daquele tipo de herói apelativo que parece ser onisciente e imortal. Ela cai de qualquer altura sem se machucar, anda abaixo d'água sem perder velocidade ou precisar respirar, usa trocentas magias inimagináveis de invocação e tortura, usa um monte de Armas tanto nos pés quanto nas mãos e tudo isso enquanto sensualiza.




Alias, "Bayonetta" é um nome dado à ela por conta da arma baioneta. A moça usa armas acopladas nos pés e mãos, totalizando 4 armas ao mesmo tempo. Ela pode equipar como bem entender, e mesmo algumas armas tendo exclusividade pra determinado membro, na prática, Bayonetta é capaz de fazer combos longuíssimos com armas brancas e de fogo, usando pés e mãos. Legal atirar usando os pés... e da onde vem a referência da arma? Bem, Baioneta é uma arma de corte feita pra ser acoplada a armas de fogo como rifles, o que torna a arma tanto de longo quanto de curto alcance, generalizando a mesma pra diferentes ambientes de batalha.



A heroína esbanja naturalidade e flexibilidade com seu acervo bélico, e por isso ela leva esse apelido.


Seu nome real é revelado durante a campanha, que basicamente serve para explorar o passado de Bayonetta. Ela não se lembra de nada, apenas que odeia anjos e precisa destruí-los, e que é uma bruxa. Seu objetivo inicial nem é exatamente descobrir mais sobre si mesma, mas sim completar um trabalho, e posteriormente, fica atraída pelo mistério da joia em seu peito, decidindo caçar as demais para talvez recuperar sua memória.

Na verdade, tudo rola na base da coincidência mesmo, e Bayonetta acaba descobrindo tudo sobre seu passado por conveniência.

Gameplay

Atacar




Bayonetta tem muitas opções de ataques e combos, combinando seus pés e mãos em golpes devastadores. Só há dois botões pra tudo isso (soco e chute) mas, dependendo da velocidade, frequência e ordem dos golpes, eles formam combos que podem chegar a criar invocações sem nem precisar de poder mágico.



Magia


A moça conta com um sinalizador de magia abaixo da barra de energia vital. 



Essa magia se recarrega conforme Bayonetta desfere seus golpes, e desde que ela não seja atacada, ela retém poder mágico até chegar ao máximo e poder lançar invocações de demônios capilares. Existem duas formas alias pra se fazer esse tipo de invocação:

A primeira, é realizando um combo com mais de 2~3 hits, o que faz Bayonetta invocar um portal e fazer sair dele mãos e pés gigantes, de cabelo. Esse é um dos demônios que mais a auxilia em batalha.



A outra forma é usando combinações de especiais que surgem em tela pra ela invocar demônios gigantescos, que finalizam os chefes (essas finalizações ocorrem apenas em chefes).


Ela também pode usar magias simples como teletransporte, desde que tenha sido comprada. Apesar de muitas de suas habilidade virem automaticamente, ela pode melhorar sua performance e variedade de ataques apenas comprando novos movimentos num bar, mas falo disso depois.

Armas

Bayonetta não usa apenas pistolas, apesar de andar com 4 delas no inventário. Ela usa vários tipos de armas diferentes, obtidas no mesmo local em que compra movimentos, mas, essas armas vem de Discos de Vinil que ela encontra em sua jornada... depois explico isso, mas em resumo, eis as armas que ela obtém:

Pistolas
(Scarborough Fair)



Na abertura do jogo, Bayonetta usa dezenas de armas comuns que assim que ficam sem munição são descartadas.




Ela da conta de todos os inimigos assim, mas em seguida ganha um conjunto de 4 armas de munição mágica, desenhadas só pra ela. Essas armas são a arma inicial principal dela, e ela passa a dar murros e chutes que além de serem potentes, também disparavam pacas.



Um movimento interessante delas é quando Bayonetta fica de cabeça pra baixo ou em posição de ataque (girar analógico e bater, a posição dela depende se foi soco ou chute) e atira pra todo lado, enquanto mira e faz poses.



Também da pra dar estrelinhas e piruetas enquanto dispara pra todo lado, e junto com suas invocações capilares, Bayonetta com suas pistolas é destrutiva.



Independente de estarem equipadas ou não, existe o botão de disparo (Y) que atira com a pistola em qualquer situação.




Ou seja, Bayonetta sempre fica com ao menos 1 pistola.

Escopetas
(Onys Roses)




Da mesma forma, ela pode carregar até 4 escopetas nos pés e mãos (o primeiro conjunto é obtido gratuitamente, achando o disco, mas o segundo precisa ser comprado pra ser equipado, ou seja, normalmente é preciso escolher se as escopetas ficarão nos pés ou nas mãos). 




Elas são lentas, mas seus disparos causam mais dano que as pistolas.



Movimentos como a pirueta de tiroteio funcionam com essa arma também, alias os movimentos são todos os mesmos pra todas as armas, o que muda e a velocidade de execução, alcance e eficiência, mas na prática é tudo a mesma coisa. 

Espada Pesada
(Shuraba)




Quando me dei conta que dava pra usar outras armas foi na tentativa de equipar a espada. Eu fucei no inventário e tava la ela, recebida por causa de um vinil dourado.



A espada é lenta, mas causa o maior dano de armas brancas possível, sendo inclusive acumulável (da pra segurar pra causar um core transversal mortal).




Mas, é preciso ficar parado pra segurar o ataque, o que torna tudo mais lento ainda.



Ela só equipa nas mãos, e pode ser colocada em diferentes sets. Alias, Bayonetta conta com dois sets de armas, o A e o B, que são alternáveis por atalho (R1) durante o gameplay mesmo. nada muda entre um set ou outro, exceto as armas equipadas que o jogador escolher.




Da pra colocar a mesma arma em ambos os sets ao mesmo tempo, e eles só servem pra facilitar ainda mais a troca de armamento em batalha e aumentar os combos possíveis. Algumas armas são restritas às mãos, mas mesmo com elas, ainda da pra colocar armas pros pés junto, o que possibilita até 4 armas ao mesmo tempo, isso sem contar a pistola (com ela são 5 armas manejadas ao mesmo tempo).

Chicote
(Kulshedra)




Outra arma exclusiva pro slot das mãos é o Chicote em forma de cobra, que serve pra causar ataques físicos de longo alcance, além de puxar inimigos.




Também da pra fazer uma sequência de chicotadas que parece bem legal, mas é meio lenta pra se reproduzir (tem que atacar duas vezes com o soco, parar por um segundo e atacar novamente).




Na adrenalina, essa arma não é tão boa.

Durgas




Essas armas também vem uma versão gratuita e uma pra comprar. 



São duas luvas/calçados com lâminas, grandes e flamejantes ou eletrificadas. Elas geram ataques lentíssimos porém criam bolas explosivas de grande dano.



Os ataques são carregáveis, como a espada, mas são de curto alcance e bem mais lentos. Na prática, não compensam (eu não me dei bem com essa arma);

Patins de Gelo
(Oddete)




Essa é uma arma exclusiva pros pés, e pode ser equipada em conjunto armas de fogo ou as de mão. O que lea faz é deslizar em superfícies de gelo criadas por ela mesma, o que permite uma movimentação bem mais rápida e fluída (perfeita pra fugir em momentos de corrida por exemplo).



Bayonetta pode literalmente patinar em qualquer lugar, e seus ataques são congelantes, apesar de não irem nada longe. Até sua invocação demoníaca vem congelada quando ela usa esse equipamento.



Alias, da pra congelar inimigos, transforma-los em blocos grandes de gelo e arremessa-los usando a Madama Butterfly, com direito a contagem regressiva e tal.



Bazucas
(Lt. Col. Kilgore)




Por fim, tem a Bazuca que também vem uma versão grátis e uma por compra (ou seja, da pra equipar bazucas nos pés e mãos e virar um robô).



Os disparos são ilimitados, porém demoram pra sair, e Bayonetta precisa segurar o golpe pro disparo ser feito. Mesmo assim, é a arma mais poderosa do jogo pois causa grande dano em qualquer inimigo, com suas explosões e tal.



Da pra mirar automaticamente com todas as armas (e até desarmado) então em lutas de chefes distantes, da pra acertar o ponto fraco facilmente na bazucada, o que deixa tudo mais fácil.

Armas de Inimigos


Dá pra pegar as armas dos inimigos caídos, desde que eles sejam mortos por finalização (o que deixa a arma deles intacta). Tem várias armas diferentes, como lanças, arcos, espadas, garras, mas perto das armas principais de Bayonetta elas são fracas.



Além do mais, elas duram pouco e se quebram com alguns ataques. Também não da pra usar nenhuma outra arma (além da pistola extra) se tiver carregando uma arma de monstro, e apesar de serem armas bem legais no começo, la pra segunda metade fica bem chato de se usar ou pegar, pois elas não superam as armas de Bayonetta.

Pulo e Pulo Duplo e Triplo


A moça pode pular, muito alto, e até pular em paredes pra pegar impulso e pular duas vezes, mas sem paredes ela também consegue pular duas vezes, usando asas de borboleta (que é parte de seu demônio principal, visto em sua sombra).



Tecnicamente, Bayonetta consegue realizar saltos triplos usando paredes e suas asas.

Andar, Correr e Andar Antigravitacional

Bayonetta não anda, ela desfila, e ocasionalmente corre.




Ela pode também, quando banhada pelos raios da lua, andar sobre qualquer superfície, seja chão, paredes ou teto, sem se preocupar com gravidade (ela pode até pular nesse estado) pois cria um círculo mágico abaixo de seus pés a puxa, como uma gravidade particular.




Tem uma parte em que ela precisa escapar da cidade inundada de lava, e a única forma é pelas paredes e destroços... olha que irado! Pena que essa habilidade só funciona quando a lua ta visível... alias, a lua sempre é enorme na ficção...

Esquivar e Desacelerar o Tempo


Ela pode esquivar de ataques usando o R2, e além disso, ao esquivar na hora certa (instantes antes do ataque inimigo acertar) ela desacelera o tempo e pode atacar quem quiser durante a contagem regressiva.



Geral fica travado, exceto quando a luta já ocorre fora do tempo (as vezes ela luta com hordas de inimigos com o tempo já desacelerado, mas os inimigos nesse caso vem em velocidade normal, pois resistem a essa magia).



Mas da pra parar o tempo até nesses momentos, usando um acessório que ativa a lentidão temporal sempre que Bayonetta leva dano, desde que tenha magia acumulada. Esse efeito é meio que trapaça mas, se ta la é pra usar.

Alias, existem alguns acessórios, roupas, itens, e umas bobagens também compráveis, mas depois falo disso.




As vezes Baynetta precisa parar o tempo para correr sobre a água ou usar água como plataformas. Também precisa passar por portas muito rápido, antes delas se regenerarem (algumas portas mágicas se restauram) e pra isso, ela pode contar com estátuas de sábios e bruxas, que lançam raios nela, e facilita seu "bullet time".

Transformar


Em dada parte do jogo, a bruxa reaprende uma habilidade que esqueceu, a de se transformar em animais. Na verdade todos os movimentos que ela tem são memórias recuperadas, mas isso vou explicar quando falar dos personagens. A primeira transformação (ignorando as asas de borboleta) é a de Pantera, que é gratuita e habilitada automaticamente, mas junto dela vem duas especiais que precisam ser compradas na lojinha, e elas se ativam com movimentos específicos.

Pantera




A pantera se ativa por tempo ilimitado, quando se aperta o botão de esquivar duas vezes rapidamente. Como pantera, Bayonetta corre muito rápido (mais rápido que com patins) e só volta à forma humana se parar de correr.



Essa transformações não gastam magia alguma, e o ponto fraco da Pantera é que não da pra esquivar estando transformado nela.



Uma vantagem, é por exemplo a possibilidade de se transformar enquanto conjura o ataque da espada. Transformado, a Pantera pode se mover rapidamente e, desde que não se solte o botão de ataque que ta carregando o corte transversal, ao voltar pra forma humana o ataque continuará carregado.



Além disso, quando a Pantera ataca, ela desfaz a transformação, mas causa um grande dano com 3 cortes em forma de garras grandes. Da pra fazer um estraguinho correndo e atacando dessa forma.

Ave




Transformando-se em ave, Bayonetta pode voar, por tempo limitado. Ela precisa esquivar duas vezes rápido no ar, e a ave surge (se comprada).



Nessa forma ela pode voar pro alto 1 vez (é o pulo duplo, e só funciona se ele não tiver sido usado antes) e o diferencial, além de ser a distância que a ave voa (é maior que a da Pantera) é a capacidade de invocar penas vermelhas que podem circular Bayonetta, como uma proteção, seja como ave ou humana...



E também podem sobrevoar, como disparos extras em combinação à pistola. Como ave, esses são os ataques que ela faz, e são bem interessantes principalmente por se manterem mesmo quando Bayonetta volta ao normal.



Morcegos



Uma vez comprada e habilitada, a forma de vários morcegos permite que Bayonetta esquive melhor dos inimigos.




Se um golpe pegar, e Bayonetta usar a esquiva praticamente na mesma hora, o dano é ignorado e ela vira morcegos, paralisando o tempo no processo. 




É uma esquiva legal de se fazer, e ajuda a enfrentar as hordas sem medo de ser feliz.

Finalizar


Bayonetta pode encerrar os chefões invocando demônios, e esse é um tipo de finalização, mas existe outro em que ela invoca algum objeto e realiza a execução do inimigo. Esse poder só é habilitado quando o inimigo fica atordoado e se tiver magia acumulada, e o legal é que geralmente ele mata de uma vez só.



Tem vários tipos, e todos pedem pra que um botão específico seja pressionado rapidamente, ou que o analógico seja girado rapidamente, ou que algo seja feito rapidamente, premiando com a pontuação que vira dinheiro em seguida. Esses quick time events também rolam no próprio gameplay, como parte de algumas cutscenes, tudo relacionado a finalizar um inimigo ou uma situação.

Demônios Invocados

Madama Butterfly (Pés e Mãos)




Quando Bayonetta da socos e chutes, a magia dela abre portais nos combos e normalmente, ela finaliza usando o cabelo pra projetar uma mão ou um pé gigante. Essa projeção é parte do corpo de Madama Butterfly, o demônio padroeiro de Bayonetta. 


Na sombra de Bayonetta da pra ver a silhueta do demônio, e o pulo duplo nada mais é que a projeção das asas dele. 




This post first appeared on DivulganteMorte, please read the originial post: here

Share the post

AnáliseMorte: Bayonetta - A Bruxa Capilar.

×

Subscribe to Divulgantemorte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×