Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

AnáliseMorte: Super Smash Bros. Brawl - Falando um pouco de SSBB!

Super Smash Bros. Brawl


Eis o terceiro título da franquia de lutinha entre Personagens de jogos diferentes, que não são lutinha.

Esse jogo é exclusivo de Wii, e apresenta uma enorme evolução com relação aos anteriores.

O texto ficou enorme, já adianto, e tem spoilers aos montes. Ainda assim... eu acredito que valha a leitura, pelo menos pra conhecer o básico do importante de SSBB. Dito isto... 

Boa leitura.


Algo que começou como uma simples brincadeira, se tornou algo grande, importante e significativo. A história de "Super Smash Bros." evoluiu muito, chegando ao ponto de se tornar relativamente complexa.

Ainda não há falas ou diálogos, salvo os gritos e berros na hora da pancadaria, mas dessa vez os personagens variados de franquias diversas passaram a coexistir e interagir, de uma forma SSB.

Tudo isso é mostrado durante o Modo História, da mesma forma que nos jogos anteriores... mas o destaque dessa vez vai única e exclusivamente para o novo formato de história, que tem direito até a subtítulo:

"Modo Aventura - The Subspace Emissary"




É um modo Aventura semelhante ao do "Super Smash Bros. Melee", só que bem maior, mais trabalhado, mais significativo, mais dinâmico e com certeza mais bonito.

Nele, vemos uma longa história sem diálogos contada ao longo de um gameplay mais ou menos linear, com direito a fases selecionáveis (dando pra repetir fases anteriores e até liberar alguns Eventos), Multiplayer (da pra jogar vários jogadores no modo história, ao mesmo tempo, no estilo Co-op) e CGs (E cara, que CGs!!!).


Alias, o Modo Aventura consegue ser melhor e mais completo que o Modo Clássico, pois acredito que o modo clássico já não consegue acompanhar o número absurdo de personagens e contar uma mesma história pra todos eles (apesar de tecnicamente não fazer a menor diferença). Explicando: No Clássico, só é preciso jogar com 1 personagem pra se conhecer e entender a história. Nada muda, não importa com quantos ou com quais personagens se joga, tirando é claro alguns bônus que se recebe ao terminar o jogo com determinados personagens (coisas que destravam, eventos novos, essas coisas)...

Mas no primeiro SSB tinham apenas 12 personagens, sendo 4 deles desbloqueáveis, o que não incomodava em nada a possibilidade de se jogar com todos... alias essa era a maior diversão.


Seleção de Personagens em SSB (N64)
No segundo SSB, tinham 25 personagens, sendo 11 deles desbloqueáveis, o que já deixa a jogatina um pouquinho mais longa e exaustiva, mas compensava com as recompensas e claro, tinha o modo Aventura pra dar uma variada.


Seleção de Personagens em SSBM (GC)
Mas agora, no terceiro SSB, tem só 37 personagens, sendo que tudo começa com apenas 21, só isso. Haja saves pelo modo Clássico pra jogar com cada um deles... então a forma que encontraram pra passar a experiência dos 35 personagens, sem deixar aquela sensação de repetição, foi colocar algumas regrinhas legais no modo Aventura.



Primeiro, só é possível jogar os capítulos com os personagens disponibilizados. Após cada CG, a tela pausa e o jogador literalmente escolhe entre os personagens da cena, e pode escolher mais de 1.



Um único jogador pode escolher até 4 dos personagens na tela. No início não tem erro, afinal não são tantos personagens disponibilizados, mas conforme o jogo avança, mais e mais são desbloqueados e aparecem nas CGs (quando só tem 1 personagem disponível, caso mais de um jogador esteja ativo, ele é multiplicado pro número de jogadores, com uma mudança de cor, sem qualquer ligação com o enredo).


Apesar de ser um jogo de luta, no modo história os cenários são num formato de aventura, e o jogador anda por eles enfrentando monstros de originais ou de outros vídeo games, conforme o desenrolar da história.
Daí a coisa vai ficando louca. Mas, isso permite que o jogador experimente cada um dos personagens de SSBB, pois todos eles participam da história... ou quase todos... dos desbloqueáveis, 3 não participam da história (Jigglypuff, o pokémon excluído, a cópia de Link e Wolf... depois falo dele).

Dessa vez, contarei a história Clássica, depois a  Aventura... com foco principalmente na Aventura, já que 85% do jogo se baseia nele... Literalmente. Só fiz o modo história pra liberar todos os personagens, o que me deixou com 85%  de jogo completo na primeira vez.




Mas é claro, que o diferencial fica para a explicação dos personagens e suas respectivas referências.

Então...

Modo Clássico

Eu Sempre escolho o Kirby pois ele apela roubando as habilidades dos outros, voando com vários e vários pulos no ar (ele flutua) e ainda fica invulnerável ao virar Pedra, ao mesmo tempo que causa dano. Kirby é fod4. Alias, no modo Clássico só é possível jogar de 1.


Pior que o modo Clássico é um pouco diversificado de mais. Diferente dos outros SSB, não tem uma ordem linear das fases... surgem fases diferentes, aleatórias, com base nos personagens já liberados. Tudo depende de quais personagens estão abertos, e as fases apesar de serem sempre vinculadas aos personagens rivais, são ao acaso... ou mais ou menos ao acaso. Tem um certo padrão e alguns detalhes sempre são os mesmos, como o número de fases, o formato dos desafios, a ordem dos "universos" visitados, as fases bônus e é claro, o chefão final. 


Pelo que percebi tudo sempre começa com o Link. Na real, sempre começa no universo de Zelda. Isso se mantém idêntico aos modos clássicos do primeiro e do segundo jogo, mas, como nesse há mais personagens do universo Zelda, qualquer um deles pode aparecer nessa primeira fase.


São 11 Estágios/Fases, e dessa vez não são mapeados, mas aparece ao menos uma apresentação pra cada um, com direito a uma linha na parte superior, demarcando em qual parte da história a fase se encontra. A primeira fase é numa ponte de Zelda Twilight Princess (mas pode mudar dependendo de quantos mapas o jogador liberou... o que importa é que sempre é em um mapa do tema Zelda)



Algo que vai mudando de fase pra fase é o desafio em si. Nem todas contam com apenas 1 inimigo do outro lado, e em alguns casos, rola até Aliado pra equilibrar a partida. 


O Segundo Estágio sempre é com a dupla Donkey e Diddy Kong e um aliado pro jogador. A fase também sempre é a mesma (pelo que observei) uma fase que sobe sozinha.



O Estágio 3 sempre é na Arena Pokémon, contra um pokémon (ele pode vir normal ou Gigante). Alias, em Brawl o número de pokémons jogáveis aumentou bastante, com a participação de um personagem novo: O Treinador. 




Sim, além de poder escolher Pikachu (e mais uma penca de outros pokémons que não precisam do Treinador) é possível escolher o próprio Treinador, e com ele escolher diferentes pokémons, podendo inclusive alternar entre os pokémons durante a partida mesmo. Isso é legal, mas explico melhor depois.




O Estágio 4 parece ser completamente aleatório. Eu não percebi nenhum padrão, e pode ser tanto um inimigo especial sozinho, quanto um time inteiro do mesmo tipo.




No caso dos Times, vem vários personagens iguais (variando a cor) com 3 por rodada, e quando um é derrotado, outro surge, até acabarem todas as vidas. Alias, o jogador também conta com "Vidas", 3 (ou mais, da pra escolher antes de começar) e mesmo perdendo, ainda da pra voltar na mesma fase, pelo Continue, em troca de Moedas (pontuação).


Falando dos Times ainda, os personagens apesar de serem vários e repetidos, são fracos e conseguem sair voando da tela com um único golpe. Ou seja, é uma variação daquele grupo de Yoshis do primeiro SSB. 


Passando do Estágio 4, sempre tem um Puzzle de acertar Alvos, exatamente como nos outros SSB. Ele consiste basicamente em acertar vários alvos, evitando obstáculos e armadilhas, antes do tempo acabar, tudo em troca de pontuação. Tem até umas arminhas espalhadas que podem ajudar ou atrapalhar.


Depois disso vem o Estágio 5 que sempre é contra os personagens do universo do Kirby! Nesse caso, podem vir dupla e um aliado, ou um personagem gigante.


O mapa também pode variar, mas normalmente começa na nave do Rei Dedede. Depois falarei melhor dele.


O Estágio 6 sempre é do Olimar numa versão tunada, seja Gigante ou Metálica. 


A fase em si é característica do próprio Olimar, e depois quando eu falar do personagem explicarei ele melhor. A fase é climática também, contando com chuva e sol, e mais algumas variações como uma lesma gigante que aparece e some o tempo inteiro.


Depois de passar por ela, vem o Estágio 7, que sempre é do universo de Star Fox, porém tunado, onde pode surgir o Fox, ou algum dos demais personagens jogáveis de seu universo (Falco e Wolf), mas sempre em numa forma Metálica ou Gigante.


O esquema dos personagens "tunados" é que eles são um pouquinho mais tensos que suas versões normais. Os Gigantes pesam muito, e são bem robustos, o que facilita acerta-los, mas dificulta fazê-los voar. Os Metálicos são bem lentos, mas igualmente pesados, e também são difíceis de fazer voar. Como no SSB o que faz vencer, é fazer o oponente sair voando da tela, fica difícil vencer dessas versões... mas nada se compara ao Metal Mario do primeiro SSB.


Uma observação: As fases de Brawl são lindas, bem dinâmicas e cheias de elementos inspirados nos jogos respectivos. A fase de Fox por exemplo, se passa em sua nave, enquanto ela viaja pelo espaço lutando contra outras naves, viajando, entrando em buracos negros, na velocidade da luz... é simplesmente lindo. 


Passando dela vem o Estágio 8, que sempre é uma fase do Mario, seja ele em dupla com um aliado ou Gigante.


A fase em si pode variar, mas sempre é do universo Mario. Também sempre há a presença do bigodudo, mesmo se Luigi tiver no grupo.


Essa fase por exemplo é inspirada em "Super Mario Sunshine" de GC. Pois bem, depois dela vem o Estágio 9, onde surge um Time de Pit, um anjinho de um jogo antigo. Mais pra frente vou falar de cada um dos personagens e explica-los, não se preocupe.


Eles também são fracos, e apesar de em maioria, são como todos os Grupões, onde apesar da quantidade, eles são de papel.


O Estágio 10 parece ser aleatório, as vezes com um personagem especial. Pode vir Time, pode vir Dupla, pode vir um único personagem, e as vezes pode ser uma fase inédita, com um personagem inédito. Nesse caso, aparece um personagem que não foi liberado ainda, ou um dos mais difíceis mesmo.


Tipo o Wario, que é um dos vilões da campanha em Aventura, e só aparece muito a frente na história (mas ta liberado no modo luta desde o inicio). Apesar disso, a fase dele é uma das mais divertidas e malucas, completamente baseada em seus jogos.


Depois dessa fase, vem mais uma rodada Bônus de Acertar Alvos.


Ela muda um pouco com relação a anterior, mas a ideia permanece sendo a mesma. 


Alias, caso o jogador perca, não é game-over, a fase é superada assim mesmo (afinal é um bônus) e a única consequência é uma pontuação menor.


Por fim vem o Estágio 11, sempre com 3 inimigos de uma vez. 


São 3 personagens aleatórios de todo o jogo, que vem no seu potencial máximo e individual. 


A batalha não ocorre em nenhum mapa baseado nos jogos desses personagens, mas sim num mapa original de SSB: O Clássico Ringue da Batalha Final no Espaço.


Enquanto o mapa vai mudando, tudo é preparado pra batalha final, e assim que o jogador vence, surge ele: The Hand!


E ai é como sempre, uma batalha frenética contra a mão apelativa, que ao invés de ter sua porcentagem de resistência aumentando ao ponto de fazê-la voar pra longe, tem HP, e ela só pode ser derrotada tendo seu HP zerado.


Não é nada fácil, ela é bem fortinha, só que não é impossível.


Terminado com a mão, ela faz a cena final, explode toda...


E o personagem volta ao seu formato real de bonequinho.


Bem padrão SSB. Ainda rola os créditos alias, com direito a Mira e Tiro nas fotos dos personagens já liberados.


E é isso.

O modo clássico é bem simplizão...

Agora vem a parte legal, a história no modo campanha. Só que antes irei falar de todos os personagens, pra que não seja necessário explicar durante a história quem é quem... fica mais fácil resumir assim.


Então vamos começar pela lista original com seus 21 personagens já liberados pra lutinha.

Mario




Esse é a estrela da Nintendo e todo gamer, não importa a plataforma a qual se dedique, conhece esse personagem. Ele é praticamente um mascote dos vídeo-games, e tem uma pá de jogos diferentes com seu nome no título. 




Ele é um encanador bigodudo (na maioria das vezes) que já participou de tudo quanto é tipo de evento, seja missões de resgate, golfe, tênis, corrida, olimpíadas, partidas de futebol, peças de teatro, viagens espaciais... mas eu já falei de tudo isso. O que tenho a acrescentar? Ele vira gatinho e fala "miau" em um dos jogos mais recentes (Super Mario 3D World de 3DS e WiiU) é muito fofo!

Donkey Kong




Esse gorila já se tornou quase tão famoso quanto Mario, e esse "quase" pode se justificar pelo fato de Mario ser da época do avô de Donkey.




O primata que surge em SSB veio direto das ilhas de Donkey Kong Country. No primeiro ele era o protagonista, daí o nome, mas no segundo e no terceiro jogo ele virou meio que "A Princesa" sendo o objetivo de resgate de seus amigos/parentes.




Ele retornou ao protagonismo nos jogos mais atuais, e diga-se de passagem, Donkey Kong Country Tropical Freeze ta uma beleza! Nele, Donkey carrega seus amigos nas costas e ganha upgrades com isso, parecido com o que ocorre em Donkey Kong Country Returns, porém ao invés de se limitar a apenas 1 opção de personagem aliado, agora temos 3, incluindo o vovô que antagonizou o Donkey Kong original, onde Mario enfrentava o "Donkey Kong"...



Irado não?!

Link




O eterno protagonista de "The Legend of Zelda", o inigualável link também tem sua participação no grande crossover de pancadaria. Pela terceira vez, link surge, porém com mais movimentos (boa parte baseado em The Legend of Zelda: Twilight Princess).



Como link, eu não tenho o que falar.

Samus




Outro personagem que já havia nos jogos anteriores, é Samus, uma guerreira espacial que luta contra pterodátilos anêmicos metidos a piratas em busca de águas vivas que transformam quem devoram em areia.




Ela é mó gatinha, fica ainda mais gata quando tira sua armadura robusta e fica só de roupinha coladinha e azulada (Isso foi um pouco pervertido de mais né?! Desculpe). Esse uniforme sexy é bastante visto em Metroid Other M, de Wii, mas esse jogo só saiu alguns anos após o lançamento de SSBB.




A "Zero Suit" foi mostrada pela primeira vez num remake feito do primeiro jogo para GBA, chamado "Metroid Zero Mission".




No final dele, uma missão extra surge, com mapa e até jogabilidade nova, mudando o estilo de Ação e Exploração pra algo mais voltado pro Stealth, onde Samus precisa se esconder dos inimigos, ao invés de lutar. Sua arma inclusive apenas paralisa eles...




Em SSBB a personagem usa os movimentos padrões de todos os jogos da franquia Metroid, e a Zero Suit se habilita em alguns momentos específicos, como após ela usar seu especial, onde ela atira com tanta força que sua armadura vaporiza... rs...

Kirby




A bolinha mais fofa do mundo dos games (foi mal Pac-Man), Kirby praticamente protagoniza a franquia SSB, afinal ele é a criatura mais versátil e poderosa já vista em um jogo de luta. Kirby equivale a Shang Tsung de Mortal Kombat, só que ao invés de roubar almas, Kirby degusta e saboreia seus oponentes.




Ele ainda pode flutuar (em um jogo em que a única forma de perder é caindo!), virar pedra e ficar invulnerável (em um jogo em que o dano que recebe enfraquece e facilita a expulsão do cenário!), e se bobear ele até consegue soltar uns kame-hame-ha. Kirby é o melhor dos melhores, tendo uma franquia própria nos consoles da Nintendo,

Fox



This post first appeared on DivulganteMorte, please read the originial post: here

Share the post

AnáliseMorte: Super Smash Bros. Brawl - Falando um pouco de SSBB!

×

Subscribe to Divulgantemorte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×