Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os Pobres de Espírito

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Mateus 5:3

Ao longo da história, a igreja tem estimado o evangelho de Mateus como uma ferramenta de ensino primário, principalmente devido à sua incorporação de grandes blocos de instruções de Jesus, incluindo o Sermão da Montanha.

O Sermão do Monte

Alguns pregadores tentam separar o Sermão do Monte da pessoa que o pregou. Eles então tentam aplicá-la a todos os homens – não-crentes, tanto quanto os crentes. Mas não é um tratado de ética social. Certamente, o sermão tem relação nossa com a sociedade, mas não pode ser divorciado da fidelidade a Cristo (Mt 5:11).

Acima de tudo, o sermão descreve a vida no reino de Deus, aquele lugar onde o povo de Deus abraça o Seu governo. Ela é dada aos discípulos de Jesus (v. 1), tornando-a um guia para a vida na comunidade crente – a igreja.

João Calvino alude a esta verdade, comentando que o Sermão da Montanha coleta “os pontos principais da doutrina de Cristo” relacionando “a uma vida devota e santa”.

Toda a instrução em uma única ocasião

Jesus não apresenta o conteúdo da mensagem neste sermão apenas nesta ocasião, pois como um pregador itinerante Ele repete o mesmo conteúdo básico em muitas situações diferentes. Cristo também pode demorar vários dias para entregar esta instrução, uma vez que às vezes ensina uma multidão ao longo de um período de tempo (15:32).

Em qualquer caso, Ele prega pelo menos parte do Sermão da Montanha provavelmente de uma posição sentada (5:1), seguindo o costume dos rabinos em Seu dia.

Os Pobres de Espírito

O sermão abre com as bem-aventuranças, a primeira das quais nos diz que “os Pobres de espírito” são abençoados, porque deles é o reino dos céus (5:3). Nesse contexto, Jesus basicamente diz que somente aqueles que não confiam em sua própria bondade receberão a entrada no reino de Deus.

Não é um apelo para negar o nosso valor como seres humanos, mas para reconhecer o nosso pecado e necessidade desesperada de salvação.

Matthew Henry comenta que “ser pobre em espírito, é ter pensamentos humildes de nós mesmos, do que somos, e temos, e fazemos. […] Evitar toda a confiança em nossa própria justiça e força, para que dependamos somente do mérito de Cristo, do espírito e da graça de Cristo. … O reino da graça é composto por tais, o reino da glória está preparado para eles. “.

Nas Notas de Barnes sobre a Bíblia podemos encontrar o seguinte: Ser pobre em espírito é ter uma humilde opinião de nós mesmos; Para sermos sensatos que somos pecadores, e não temos justiça própria; Estar disposto a ser salvo apenas pela rica graça e misericórdia de Deus; Estar disposto a estar onde Deus nos coloca, a suportar o que Ele coloca sobre nós, a ir onde Ele nos pede, e a morrer quando ele comanda; Estar disposto a estar em suas mãos, e sentir que não merecemos nenhum favor dEle. É contrário ao orgulho, à vaidade e à ambição.

Pobres

É comum encontrarmos questionamentos se Cristo estava falando sobre os pobres em referência às coisas desta vida, ou aos humildes. O evangelho é dito ser pregado aos pobres, Lucas 4:18 ; Mateus 11: 5 . Foi predito que o Messias pregaria aos pobres, Isaías 61: 1 . Dizem que têm facilidades especiais para serem salvos, Mateus 19:23 ; Lucas 18:24. As riquezas produzem cuidado, ansiedade e perigos.

É possível conciliar as duas condições do homem, a interior e exterior, desde que chegando nessas condições o ser possa compreender a graça de Deus, e por isso, Cristo diz a respeito como Bem Aventurado ou melhor traduzido Feliz, como alguém em uma pobreza espiritual ou até mesmo material pode se considerar feliz? Justamente quando essa condição o leva a entregar a sua vida completamente nas mãos do Senhor, entendendo a sua total impossibilidade de viver sem a presença do Pai.

This site is using SEO Baclinks plugin created by InfoMotru.ro and Locco.Ro

O post Os Pobres de Espírito apareceu primeiro em Portal da Teologia.



This post first appeared on Portal Da Teologia, please read the originial post: here

Share the post

Os Pobres de Espírito

×

Subscribe to Portal Da Teologia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×