Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Universidade oferecerá curso de “teologia gay”, promovendo “abordagem inclusiva” da Bíblia

Reitor foi desafiado a fazer o mesmo com o Alcorão

Uma das faculdades mais elitistas Dos Estados Unidos vai oferecer este ano um curso chamada “Queering the Bible” [Leitura quer da Bíblia]. O termo ‘queer’ não tem tradução exata em português, que literalmente seria ‘estranho’ mas já passou a ser usado para referir-se a gays ou simpatizantes da causa homossexual.

Conforme o Christian Post, o Swarthmore College, na Pensilvânia, que oferece graduação em Estudos da Religião, figura entre os melhores no ranking de educação dos Estados Unidos, criou o curso teológico para promover visões “queer e trans” na interpretação dos  textos bíblicos, usando uma “abordagem teórica inclusiva”. O responsável pelas aulas de “teologia gay” será Gwynn Kessler, que tem um Ph.D. em Estudos Bíblicos do Seminário Teológico Judaico de Nova York.

O material divulgado diz que o objetivo é “desestabilizar pressupostos sobre o que a Bíblia e a religião dizem sobre gênero e sexualidade”. Ele propõe ainda “abordagens teóricas pós-modernas, feministas e queers” da teologia.

Não foram anunciados quantos alunos farão inicialmente o curso no Swarthmore College, que foi fundado pelos   protestantes Quakers em 1864. Entre taxas de matrícula e mensalidades, o custo é de U$ 50.822 por ano.

A denominação quaker, também conhecida por Sociedade Religiosa dos Amigos são parte um movimento do século 18, que nas origens defendia o pacifismo e a vida simples, com destaque para seus ensinamentos sobre pureza moral e a rejeição da “apostasia” da Igreja Anglicana.

O anúncio do curso de “Queering the Bible” gerou muitas críticas. Emir Caner, presidente da Universidade Truett-McConnell, uma instituição batista conservadora da Geórgia, afirmou que esse era um sinal dos tempos, que visava atrair jovens que já possuem ideias distorcidas sobre o cristianismo. “Embora não fiquei surpreso em saber que as pessoas ímpias corrompem as Escrituras, talvez haja um arco-íris no final da tempestade quando algum aluno ler João 3:16 e reconheça o amor incondicional de Deus por eles através de Jesus Cristo”, alfinetou. “Esses alunos clamam ter uma mente aberta, mas precisam da convicção do Espírito Santo para salvá-los da doutrinação teológica liberal, pois só assim poderão conhecer o Deus Verdadeiro e serem transformados”.

Robert Jeffress, pastor da Primeira Igreja Batista em Dallas, e uma das mais influentes vozes teológicas conservadoras na atualidade, disse que associar Deus com o termo “queer” é uma forma de “idolatria moderna”.

“Quando você lê a Bíblia com seriedade, descobre que Deus decretou a condenação mais severa para indivíduos e nações que praticavam a idolatria, criando um deus imaginário que se conformava com a imoralidade de sua cultura”, disparou.

Alguns teólogos desafiaram a Swarthmore a criar cursos que ofereçam uma “leitura queer” do Alcorão, mas a escola não se manifestou sobre o assunto.

A ideia de uma “teologia queer” não é nova. Criada na década de 1960, ganhou popularidade há cerca de 15 anos pelo  trabalho do pastor transexual Shannon T.L. Kearns. Em entrevista à revista Vice, ele explicou: “A teologia queer não busca analisar se as pessoas LGBT podem ou não se encaixar nas comunidades cristãs. Isso visa criar ativamente uma nova teologia, na qual a Bíblia é interpretada através das lentes da experiência queer, trans, gay e lésbica”.

No Brasil, seu maior teórico é Andre Musskopf, líder e pesquisador do Núcleo de Pesquisa de Gênero da Escola Superior de Teologia, de linha luterana, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.  Ele  é autor de Via(da)gens Teológicas: Itinerários para uma Teologia Queer no Brasil e oferece cursos de “Teologia e Gênero” no Instituto Ecumênico de Pós-graduação da EST.

This site is using SEO Baclinks plugin created by InfoMotru.ro and Locco.Ro

O post Universidade oferecerá curso de “teologia gay”, promovendo “abordagem inclusiva” da Bíblia apareceu primeiro em Portal da Teologia.



This post first appeared on Portal Da Teologia, please read the originial post: here

Share the post

Universidade oferecerá curso de “teologia gay”, promovendo “abordagem inclusiva” da Bíblia

×

Subscribe to Portal Da Teologia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×