Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Tito – A Bíblia Livro Por Livro

■ Conteúdo: instruções a Tito para colocar em ordem a[s] igreja[s] em Creta, incluindo a designação de presbíteros qualificados e instruções a vários grupos sociais, situadas em contraste com os falsos mestres

■ Autor: o apóstolo Paulo (embora muitos questionem sua autoria)

■ Data: 62-63 d.C., aparentemente escrita na Macedônia, por volta da mesma época em que lTimóteo foi escrita (cf. 3.12; Nicópolis fica na costa adriática da Macedônia)

■ Receptor(es): Tito, um gentio e antigo companheiro de viagem de Paulo (v. G1 2.1-3; 2Co 7.6-16; 8.6,16-24; 12.17,18); e as igrejas em Creta (Tt 3.15: “todos vós”)

■ Ocasião: Paulo havia deixado Tito em Creta para terminar de ordenar e estruturar as igrejas, enquanto ele e Timóteo (aparentemente) foram a Éfeso, onde depararam com uma situação bastante complicada (v. lTimóteo). Paulo, contudo, teve de prosseguir até a Macedônia (lTm 1.3; cf. Fp 2.19-24); talvez o Espírito Santo o tenha lembrado, enquanto ele escrevia lTimóteo, de que problemas semelhantes haviam surgido em Creta, de modo que ele se dirige às igrejas por meio de uma carta a Tito

■ Ênfases: o povo de Deus precisa ser bom e fazer o bem — e isso se aplica especialmente aos líderes da igreja; o evangelho da graça se contrapõe aos falsos ensinos baseados na lei judaica

VISÃO GERAL DE TITO

Sob certos aspectos,Tito parece ser uma versão abreviada de lTimóteo, em que a instrução sobre as qualificações para a liderança da igreja também se deve aos falsos ensinamentos; ao mesmo tempo, Paulo trata de outras questões que os falsos mestres haviam provocado. Desse modo, tanto as qualificações para os presbíteros quanto a denúncia Aos Falsos Mestres possuem algumas semelhanças notáveis com o que se diz sobre eles em lTimóteo.

Mas há algumas diferenças significativas. A mais notável é o fato de que Timóteo foi deixado em uma situação onde a igreja havia existido por quase vinte anos, e ele precisava lidar com presbíteros que estavam desencaminhando a igreja. Já Tito foi deixado em Creta para estruturar as igrejas. Assim, nesse caso, Paulo começa com as qualificações para os líderes da igreja (1.5-9), antes de tratar dos falsos mestres (1.10-16). A isso se seguem instruções gerais sobre como lidar com homens e mulheres mais velhos e mais novos e com escravos, com ênfase em fazer o bem (2.1-10), o que parece ser uma expansão de lTimóteo 5.1,2 e 6.1,2. O restante da carta então enfatiza, à luz da graça de Deus, o “aplicar-se às boas obras” dos cristãos no mundo (2.11—3.8), o que novamente é situado em contraste com os falsos mestres (3.9-11).

ORIENTAÇÕES PARA A LEITURA DE TITO

Embora os problemas ligados aos falsos mestres estejam por trás de grande parte da carta a Tito, eles não parecem ser um fator tão predominante quanto o são em lTimóteo. Esses falsos mestres devem ser silenciados (Tt 1.11), enquanto as pessoas que desejem segui-los devem ser repreendidas (1.13). Há semelhanças suficientes entre Tito e lTimóteo para supormos que o falso ensino de que ambas tratam é o mesmo: esses mestres são afeitos aos mitos (Tito 1.14) e genealogias judaicos (3.9) e se baseiam na lei (3.9); têm amor à polêmica (1.10; 3.9); são enganadores (1.10) e amantes do dinheiro (1.11); e usam a lei

(aparentemente) para promover práticas ascéticas (1.15). Esse último item recebe ênfase maior em Tito, e Paulo responde a ele com uma ênfase muito maior tanto na graça quanto em fazer o bem.

Assim, na sua leitura da carta, observe especialmente a ênfase de Paulo em fazer o bem. Embora também o encontremos em lTimóteo (lTm 2.10; 5.10), a carta a Tito é toda ela permeada por esse tema (Tt 1.16; 2.7,14; 3.1,8,14; cf. 1.8). Para Paulo não há tensão entre a graça e fazer o que é bom. Fazer o bem resulta da graça. O que está em desacordo com a graça é o uso “religioso” da Lei, que visa manter a pureza por meio da observância de regulamentos como maneira de garantir o favor de Deus. Mas uma experiência genuína da graça resulta em pessoas que são ávidas por realizar o bem (2.14). Assim, esses dois temas se fundem em duas grandes passagens teológicas (2.11-14;

3.4-7), a última das quais constitui outra das cinco “palavras dignas de crédito” nessas cartas.

UMA CAMINHADA POR TITO

□ 1.1-4 Saudação

Como ocorre em lTimóteo, e em contraste com 2Timóteo, a carta a Tito apresenta um tom mais prático do que pessoal, não contendo relato de ação de graças/oração. Em quem é que Paulo está pensando, afinal, na longa elaboração que ele faz quanto ao próprio apostolado — em Tito ou na igreja? Tendo lido a carta, você pode reler essa breve passagem para ver de que forma ela prenuncia os itens da carta.

□ 1.5-9 Designação de presbíteros

Essa lista é muito semelhante a lTimóteo 3.2-7. O apóstolo afirma expressamente (Tt 1.5) que ele visa aqui uma “designação” (não uma “substituição”), o que também explica a única grande diferença entre essa epístola e lTimóteo, a saber, os deveres mencionados em Tito 1.9. Quanto a ser “hospitaleiro”, veja 3João. E não deixe de perceber o item seguinte em Tito 1.8: eles devem ser “amigo[s] do bem”.

L I 1.10-16 Oposição aos falsos mestres

Os falsos mestres devem ser silenciados, porque se aproveitam da devassidão proverbial dos cretenses para lhes incutir seus ensinos. Os

cristãos que se sentem tentados a segui-los devem ser censurados. Novamente observe como a seção termina: essas pessoas são “incapazes de qualquer boa obra”.

□ 2.1-10 A vida piedosa para vários grupos sociais

Tratando dos mesmos grupos que em lTimóteo 5.1,2, e incluindo os escravos de 6.1,2, Paulo dá instruções sobre a “sã doutrina” (uma analogia médica referente à saúde) para homens mais velhos, mulheres mais velhas, mulheres mais novas, homens mais novos, e escravos. Observe quantas vezes as razões fornecidas para a vida piedosa aludem aos de fora (Tt 2.5,8,10). Novamente, observe o versículo 7: Tito deve mostrar um exemplo “fazendo boas obras”.

□ 2.11-15 A base para a vida piedosa

Agora Tito recebe a base teológica para essas instruções — a graça de Deus, a nossa esperança futura e a redenção de Cristo, que tem como objetivo um povo seu, “consagrado às boas obras” (v. 14).

□ 3.1-8 O povo de Deus no mundo

Assim como ocorre em 2.1-10, observe como “fazer o bem” é algo direcionado para fora — como viver uma vida piedosa para um mundo corrompido (3.1,2), porque nós mesmos já fomos como os mundanos (v. 3). A base para viver assim é a salvação produzida pelo Deus triúno (v. 4-7) — o renascimento iniciado pelo amor de Deus e efetuado por meio da graça justificadora de Cristo e da obra renovadora do Espírito Santo, que é derramado generosamente sobre nós por meio de Cristo. O versículo 8 fornece a razão.

□ 3.9-11 Última acusação aos falsos mestres

Você pode comparar o que se diz aqui com 1.10-16. Assim, a carta conclui da maneira que começou.

□ 3.12-15 Observações pessoais e saudações finais

Observe que, após algumas palavras pessoais a Tito sobre as idas e vindas dele e de outros (v. 12,13), Paulo toca no tema principal de“fazer o bem” uma última vez (v. 14), seguindo então às saudações e à bênção finais.
A importância dessa carta para a história bíblica está na insistência de Paulo em que a graça e o “fazer o bem” — as boas obras — são inseparáveis, desde que não se confundam as boas-obras com as observâncias religiosas.



This post first appeared on Portal Da Teologia, please read the originial post: here

Share the post

Tito – A Bíblia Livro Por Livro

×

Subscribe to Portal Da Teologia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×