Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

AUSTERIDADE NO NOVO DICIONÁRIO DE MEDINA

Alguns amigos disseram-me que devia dar o benefício da dúvida a Fernando Medina no que respeita à competência para ocupar a cadeira das Finanças, quando eu manifestei o meu enorme cepticismo pela sua escolha para a pasta.
 
Eis que hoje ele teve a oportunidade de defender o Orçamento de Estado, que assumiu como seu, e independentemente de eu considerar que se trata dum documento reciclado e muito pouco adaptado à realidade actual, mereceu algumas palavras infelizes e desadequadas a um qualquer economista.
 
Respondendo às criticas de que o OE é de Austeridade, eis que ele o nega e responde que "em nenhum dicionário de política económica do mundo esta é uma política de austeridade". É óbvio que nenhum dicionário de economia pode distorcer o significado da palavra "austeridade", e esta significa "Política de redução dos gastos ou da despesa pública".
 
Medina tem à sua disposição mais verbas do IVA e de quase todos os impostos, e em proporção com o "bolo" à sua disposição, o Governo vai gastar menos do que gastou no passado, só assim se explica que apresente o mesmo crescimento que previa ainda no final do ano passado, apesar da subida da inflação que se situa agora em mais de 5%.
Política de redução de gastos ou da despesa pública.

"austeridade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/austeridade [consultado em 13-04-2022].
 

 


This post first appeared on O Guardião, please read the originial post: here

Share the post

AUSTERIDADE NO NOVO DICIONÁRIO DE MEDINA

×

Subscribe to O Guardião

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×