Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

MAFRA PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE


O conjunto composto pelo Palácio Nacional de Mafra (palácio, basílica e convento), Jardim do Cerco e Tapada de Mafra foi classificado como Património Cultural Mundial da UNESCO, com algumas recomendações para a conservação e um estudo cartográfico deste conjunto monumental.

Os portugueses aplaudem esta classificação, mas não podem ignorar o que se vê e o que se ouve sobre o conjunto monumental, sobretudo as suas debilidades e as suas carências.

Um handicap no caminho da manutenção desta classificação pode ser a pulverização de tutelas dos diferentes espaços, que pode dificultar a resposta global e coordenada perante os desafios que agora se colocam.
As notícias sobre os problemas na Tapada de Mafra, com da acusação de assédio moral que existe contra a actual directora, não é uma situação desejável, e o estado da tapada é considerado por muitos visitantes deplorável e pouco atractivo.

O Palácio que é a âncora do conjunto também não será o melhor exemplo de conservação, de limpeza, de segurança, de acessibilidade e mesmo de informação ao visitante. Há muito que fazer nestes e noutros aspectos, e também será oportuno dizer que algumas salas importantes para a compreensão do Real Edifício estão sob a alçada da Escola das Armas, não fazendo portanto parte do percurso museológico.

Algo terá de mudar a curto ou médio prazo para se poder manter esta classificação, assim se entendam todas as entidades com responsabilidades nos diferentes espaços.


Sala Elíptica

  

Sala dos Actos

 


Refeitório do Convento 

Sala das Bicas
  
Cozinha do Convento


This post first appeared on O Guardião, please read the originial post: here

Share the post

MAFRA PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

×

Subscribe to O Guardião

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×