Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

9 Maneiras de falar como um Judeu


Por Rosally Saltsman
Um dos méritos que os judeus tiveram para serem libertos da escravidão no Egito foi que eles mantiveram seus próprios costumes, inclusive sua própria língua. Embora na superfície isso signifique que eles falavam hebraico (como era falado na época), um entendimento mais amplo poderia ser que eles falavam da maneira que um judeu deveria falar, com as regras e nuances éticas e haláchicas também.
Aqui estão nove exemplos de “fala judaica”, conforme ditado pela Torá.


1. Mencionando D’us
Quando alguém é questionado sobre como está, invariavelmente responde: Baruh Hashem, Graças a D’us. Costumamos agradecer a D'us pelo bem em nossas vidas (mesmo que às vezes a gente fale soltando um suspiro). Quando falamos sobre o futuro, dizemos, im yirtze Hashem ou Bezrat Hashem (“Se D’us quiser”) porque sabemos que o futuro também depende Dele.
2. Não prestar juramento
Fazer um juramento é algo muito sério; em um tribunal civil, afirmamos nossas observações, mas não juramos por elas. Ao mesmo tempo que cuidamos para não ofender ninguém, tomamos cuidado para não fazermos juramentos. Como não podemos ter certeza de que de fato conseguiremos cumprir nossos planos, então a priori evitamos fazer promessas que talvez não seremos capazes de cumprir.
3. Não fofocar
Qualquer tipo de fala que possa de alguma forma causar dano a outra pessoa – calúnia, difamação - são proibições muito graves na Torá. O dano que pode causar pode sair do controle e ocasionar perda de saúde, dinheiro, reputação, carreira, e até mesmo a vida. Existem mais de 30 mandamentos separados que regem a linguagem imprópria, enfatizando que devemos ser extremamente cuidadosos com nossas palavras o tempo todo.
4. Purificando nossa fala
Xingar ou usar qualquer tipo de linguagem profana é proibido no judaísmo. D'us nos concedeu o dom da fala, e não devemos sujar as ferramentas que usamos para nos comunicar, com vulgaridade ou palavras ofensivas.
5. Mantendo nosso discurso positivo
Elogios, gratidão e palavras de louvor são a linguagem do judeu. Muito antes de coaching profissionais adotarem a boa energia criada por afirmações e conversas positivas, o povo judeu era chamado de “Yehudim” da palavra yehudi, que significa literalmente “aquele que agradece”.
6. Manter-se longe da falsidade
Não basta não mentir. É preciso ser impecável em sua fala para que não chegue nem perto de tornar-se uma fofoca ou uma mentira.
7. Não causar dor a ninguém
Não podemos lembrar as pessoas de seus erros passados, insultar alguém, provocá-los, intimidá-los, ameaçá-los ou de qualquer forma usar palavras para causar-lhes dor ou angústia. Mesmo insinuar algo que possa causar dor não é permitido. Isso é especialmente verdadeiro quando se fala com alguém vulnerável, como uma viúva ou um órfão (e muitos outros). Não se deve causar dor nem mesmo com palavras que de outra forma pareceriam inócuas.
8. Falar com respeito
Há uma mitsvá especial de respeitar os idosos, pais, rabinos e professores tanto na fala quanto na ação; dirigindo-se a eles pelo título e falando com paciência, respeito e humildade.
9. Rezar e estudar Torá
Procuramos sempre estar sintonizados com D’us. Há um midrash que diz que as palavras de uma pessoa são contadas, com exceção daquelas que usa para rezar e estudar Torá. Há tantas ideias espirituais elevadas e assuntos mais relevantes na vida que não devemos desperdiçar nosso tempo com banalidades. Quando usamos nossa fala para influenciar outras pessoas de forma profunda e significativa, valorizamos quem somos e a quem servimos.
Por Rosally Saltsman
Rosally Saltsman é uma escritura avulsa original de Montreal e mora em Israel.
&Copy; Copyright, todos os direitos reservados. O conteúdo desta página é fornecido pelo nosso parceiro de conteúdo, Chabad.org. If you enjoyed this article, we encourage you to distribute it further, provided that you comply with Chabad.org's copyright policy.


This post first appeared on Coisas Judaicas, please read the originial post: here

Share the post

9 Maneiras de falar como um Judeu

×

Subscribe to Coisas Judaicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×