Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Com MKs racistas, um judiciário controlado, mais fundos yeshiva: 12 planos-chave da coalizão

 

O líder do Likud, Benjamin Netanyahu, está cercado por MKs após uma votação para o novo presidente do Knesset em 13 de dezembro de 2022. No canto inferior direito está o líder do Otzma Yehudit, Itamar Ben Gvir (Yonatan Sindel/Flash90)

O novo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu anunciou na noite de quarta-feira seu sucesso em formar um governo com seus aliados de extrema direita e ultraortodoxos, mas ainda precisa finalizar os acordos de coalizão com seus possíveis parceiros.

O bloco de Netanyahu é formado por seu partido de direita Likud, seus aliados ultraortodoxos de longa data Shas e o Judaísmo Unido da Torá, e as facções de extrema direita Sionismo Religioso, Otzma Yehudit e Noam.

Nenhum dos partidos assinou um acordo final de coalizão com o Likud, embora Otzma Yehudit e o Sionismo Religioso tenham anunciado na quinta-feira que chegaram a acordos estruturais com o partido de Netanyahu.

Netanyahu tem até 2 de janeiro para consolidar acordos com seus parceiros de coalizão e empossar o novo governo.

Alguns detalhes dos próximos acordos surgiram nos últimos dias, embora não tenham sido formalizados e ainda estejam sujeitos a alterações.

Aqui estão 12 das cláusulas e planos centrais e mais controversos:

Acabar com a proibição de MKs que incitam o racismo

O Otzma Yehudit, liderado pelo legislador de extrema-direita Itamar Ben Gvir, disse que chegou a um acordo para aprovar uma legislação que acabará com a proibição de indivíduos que incitam o racismo de servir no Knesset.

De acordo com o partido, a legislação será introduzida para remover a cláusula na quase-constitucional Lei Básica de Israel: O Knesset estipulando que aqueles que incitam ao racismo serão desqualificados para concorrer ao parlamento.

Essa mesma cláusula foi introduzida pelo Knesset em 1985 e bloqueou com sucesso o partido racista Kach – liderado pelo rabino extremista Meir Kahane, de quem Ben Gvir é discípulo – de retornar ao parlamento.

Otzma Yehudit disse que relatórios anteriores de que as mudanças também incluiriam a remoção de uma cláusula desqualificando aqueles que rejeitam Israel como um estado judeu e democrático estavam incorretos.

O líder do partido Otzma Yehudit, Itamar Ben Gvir, no Knesset em Jerusalém, 20 de dezembro de 2022. (Yonatan Sindel/Flash90)

Pena de morte para terroristas

Otzma Yehudit também disse que o Likud concordou com sua demanda por uma lei que impõe a pena de morte a terroristas, juntamente com o compromisso de aprovar a medida antes que Israel aprove seu orçamento de estado para 2023.

Uma cláusula do acordo de coalizão cita “a intensificação dos ataques terroristas com o objetivo de prejudicar Israel como Estado judeu e a necessidade de obter uma vitória decisiva contra os agressores” como razões para impor a pena de morte, disse Otzma Yehudit em comunicado.

A pena de morte para terroristas há muito é uma exigência dos legisladores de direita, mas nunca encontrou apoio suficiente para se tornar lei. Embora Israel tenha uma pena de morte nos livros, ela só foi usada uma vez desde a fundação do estado, no caso do criminoso de guerra nazista Adolf Eichmann.

A declaração não diz que tipos de crimes de terror estarão sujeitos à pena capital. A definição de terror de Israel tem sido criticada por abranger uma ampla gama de ações, incluindo atirar pedras em soldados fortemente armados.

O acordo não foi confirmado pelo Likud.

O assentamento de Efrat na Cisjordânia, 10 de março de 2022. (AP/Maya Alleruzzo, arquivo)

A anexação da Cisjordânia

Uma reportagem do Canal 12 de quinta-feira disse que o Likud e o sionismo religioso concordaram em avançar para a anexação de terras na Cisjordânia. No entanto, o compromisso é redigido de forma vaga, permitindo que Netanyahu não faça nenhum movimento sobre o assunto, se assim o desejar.

O texto do acordo afirma que o povo judeu “tem um direito natural sobre a Terra de Israel”, de acordo com o Canal 12.

“À luz de nossa crença no direito acima mencionado, o primeiro-ministro liderará a formulação e o avanço de políticas no âmbito da aplicação da soberania na Judéia e Samaria”, afirma a cláusula relevante no acordo de coalizão, usando os nomes bíblicos para o Ocidente Banco.

O acordo estipula, no entanto, que Netanyahu o fará enquanto “escolhe o momento e pondera todos os interesses nacionais e internacionais do Estado de Israel”.

Não ficou claro no texto se o acordo pretendia se referir a toda a Cisjordânia ou apenas a partes dela.

Não houve confirmação do relatório nem do Likud nem do sionismo religioso. Uma declaração divulgada na quarta-feira pelo Sionismo Religioso que listou os princípios-chave de seu acordo de coalizão não mencionou a anexação, mas disse que os lados concordaram em avançar na legalização de assentamentos selvagens e desenvolver infraestrutura na Cisjordânia.

A Yeshiva Hesder no assentamento Itamar na Cisjordânia, 2 de maio de 2021. (Sraya Diamant/Flash90)

Financiamento para estudo religioso

De acordo com uma cópia amplamente divulgada de um acordo não assinado entre o Judaísmo Unido da Torá e o Likud, os dois lados concordaram que “a independência, o status único e o orçamento relativo” das escolas ultraortodoxas serão preservados, enquanto o próximo ministro da educação concordará em estender uma isenção que permite que algumas instituições Haredi não ensinem disciplinas básicas como inglês e matemática.

O acordo inclui uma cláusula estipulando que o governo priorizará a construção de novas escolas em comunidades ultraortodoxas e concederá aumentos significativos de financiamento às instituições educacionais existentes, inclusive equiparando os salários dos professores aos das escolas não-haredi.

O sionismo religioso disse que concordou com o Likud em legislar uma Lei Básica quase constitucional declarando que “o estudo da Torá é um princípio fundamental na herança do povo judeu”.

O sionismo religioso não deu mais detalhes sobre a proposta de lei, que alguns dos parceiros ultraortodoxos de Netanyahu apoiaram como parte dos esforços para consagrar formalmente isenções ao serviço militar obrigatório para estudantes de yeshiva.

Juízes da Suprema Corte chegam para uma audiência na Suprema Corte em Jerusalém, 6 de outubro de 2022. (Yonatan Sindel/Flash90)

Refrear o Judiciário, como prioridade

Os acordos de coalizão entre o Likud e seus parceiros exigirão que todas as facções do novo governo forneçam “preferência total e total” à legislação destinada a reformar o sistema judicial, indicam os rascunhos das propostas.

“Todas as facções da coalizão apoiarão todos os projetos de lei, incluindo Leis Básicas e emendas às Leis Básicas, conforme proposto pelo Ministro da Justiça”, declarou o acordo do Likud com o Judaísmo Unido da Torá, em texto que deve ser copiado para os acordos das outras partes. também. O próximo ministro da Justiça está programado para ser um legislador do Likud.

O acordo inclui o compromisso de promover a chamada “cláusula de anulação”, uma medida altamente controversa que permitiria ao Knesset contornar ou anular decisões judiciais contra a legislação e as decisões do governo. Os detalhes publicados até agora não especificam quantos MKs seriam necessários para negar decisões do tribunal superior e relegislar leis derrubadas como antidemocráticas.

A direita há muito tempo busca rever os freios e contrapesos entre os poderes judiciário e político, tornando o judiciário mais subordinado aos políticos, inclusive por meio do enfraquecimento da Suprema Corte e do aumento da influência dos políticos nas nomeações judiciais.

O sionismo religioso disse que concordou com o Likud em promover uma “reforma significativa e histórica” do sistema legal.

Participantes marcham sob forte segurança na Parada do Orgulho Anual, em Jerusalém, em 2 de junho de 2022. (AP Photo/Ariel Schalit)

Potencial discriminação anti-LGBT

O acordo da UTJ estipula que as leis serão alteradas para permitir que os provedores de serviços recusem clientes “devido à crença religiosa” – uma provável referência à comunidade LGBT – “desde que o serviço ou produto não seja único e uma alternativa semelhante possa ser obtida em proximidade geográfica e por um preço semelhante.”

O acordo do sionismo religioso incluiu uma mudança em uma lei que permitiria que os empresários recusassem o serviço devido à “crença religiosa”, informou a emissora pública Kan. Isso permitiria que os salões de eventos se recusassem a receber eventos LGBT, por exemplo. De acordo com a lei atual, tal recusa incorreria em uma multa pesada.

O partido Noam de um homem só, liderado por Avi Maoz, funcionou com uma agenda anti-LGBT e antipluralista, e Maoz condenou o alistamento feminino nas IDF.

Maoz vai chefiar um departamento do gabinete do primeiro-ministro responsável pela “identidade nacional judaica” de Israel no próximo governo.

Sob esse cargo, Maoz deve assumir o controle de uma unidade do Ministério da Educação encarregada de aprovar fornecedores educacionais externos, que desempenham um papel crítico na programação das escolas públicas. Predominantes principalmente em escolas seculares, esses fornecedores cobrem uma variedade de assuntos, desde saúde sexual até a preparação para o bar mitzvah.

Polícia no local de um tiroteio mortal em Umm al-Fahm, 4 de setembro de 2022. (Flash90)

Nova divisão do Shin Bet focará no crime árabe

Otzma Yehudit e o Likud concordaram em formar uma nova divisão na agência de segurança Shin Bet dedicada a combater o crime na sociedade árabe, disse Otzma Yehudit. Seu líder, Ben Gvir, empregou uma retórica antiárabe e pediu a deportação dos árabes considerados “desleais” ao Estado.

A violência mortal na sociedade árabe tem sido um flagelo crescente nos últimos anos. Desde o início de 2022, 113 membros da comunidade árabe foram mortos em incidentes violentos, de acordo com o Abraham Initiatives Watchdog, que rastreia a violência.

O relatado acordo Shin Bet provocou raiva na sociedade árabe, com vários grupos de direitos civis acusando o governo de discriminação ou negligência.

Espera-se que Ben Gvir chefie o Ministério da Segurança Nacional no próximo governo. A ele foram prometidos poderes ampliados sobre a polícia, bem como assumir o controle do IDF da unidade de Polícia de Fronteira da Cisjordânia.




O líder do partido sionista religioso, Bezalel Smotrich, após negociações de coalizão com Aryeh Deri, do Shas, e o líder do Likud, Benjamin Netanyahu, em Jerusalém, 5 de dezembro de 2022. (Yonatan Sindel/Flash90)

Planos para 'judaizar' algumas áreas

O sionismo religioso disse que chegou a acordos com o Likud para elaborar planos para “judaizar” a Galiléia e o Negev, que abrigam importantes comunidades árabes.

O partido ultra-ortodoxo Shas está supostamente definido para assumir o controle dos centros comunitários de Israel, conhecidos como matnasim . Os centros são essenciais em muitas comunidades, oferecendo programas educacionais, atividades juvenis e treinamento esportivo.

O líder do Shas, Aryeh Deri, busca o controle dos centros comunitários para exercer mais influência nas vilas e cidades onde estão localizados, principalmente nas áreas mais periféricas conhecidas como periferia, de acordo com o diário de negócios Globes.

O sionismo religioso também disse que garantiu um orçamento de centenas de milhões de shekels para “fortalecer a identidade judaica”.

MK Moshe Gafni, à direita, e MK Yitzhak Goldknopf falam durante uma reunião do partido United Torah Judaism no Knesset em Jerusalém em 5 de dezembro de 2022. (Olivier Fitoussi/Flash90)

Financiamento estatal para eventos segregados por gênero

De acordo com o rascunho do acordo, o UTJ garantiu um acordo para permitir o financiamento público de eventos segregados por gênero, que o partido ultraortodoxo alegou ser respeitoso com seus constituintes profundamente religiosos.

Atualmente, essa segregação de gênero é ilegal, mas o projeto de acordo promete legalizar a prática.

O rascunho confirma os detalhes relatados anteriormente sobre as demandas de longo alcance da UTJ para fortalecer o controle ortodoxo sobre as instituições religiosas e aplicar a religião aos assuntos civis, juntamente com uma série de demandas sobre educação, bem-estar e outras áreas.

Judeus ultraortodoxos entram em confronto com a polícia enquanto protestam contra a prisão de um judeu Haredi que não cumpriu o alistamento militar, em Jerusalém, 29 de setembro de 2022. (Olivier Fitoussi/Flash90)

Isenção ultraortodoxa do IDF

A UTJ também garantiu promessas de legislar mais isenções militares para o estudo religioso em tempo integral e aprovar uma Lei Básica quase constitucional sobre a Torá. A UTJ estabeleceu ambos como condições para apoiar o próximo orçamento do estado.

O partido tem pressionado por uma legislação para formalizar uma isenção geral do serviço militar obrigatório para estudantes de yeshiva em tempo integral.

O serviço militar é obrigatório para a maioria dos homens judeus israelenses, mas os ultraortodoxos geralmente recebem isenções para continuar seus estudos religiosos. Alguns Haredim extremistas se recusam a solicitar tal isenção, muitas vezes levando a prisões.

As isenções há muito enfurecem os israelenses seculares, mas as comunidades ultraortodoxas resistem às repetidas tentativas de exigir que eles se registrem para o recrutamento.

A questão foi objeto de uma batalha legislativa de anos. Às vezes, os que recusam o recrutamento são presos, gerando protestos.

Ilustrativo: Imigrantes fugindo de zonas de guerra na Ucrânia chegam ao escritório de imigração e absorção de Israel, no aeroporto Ben Gurion perto de Tel Aviv, em 15 de março de 2022. (Tomer Neuberg/ Flash90)

Conversões e a Lei do Retorno



This post first appeared on Coisas Judaicas, please read the originial post: here

Share the post

Com MKs racistas, um judiciário controlado, mais fundos yeshiva: 12 planos-chave da coalizão

×

Subscribe to Coisas Judaicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×