Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

7 filmes passados em trens para quem curtiu Trem-Bala

Trem-Bala acaba de chegar aos cinemas. O filme dirigido por David Leitch e estrelado por Brad Pitt faz um excelente uso de seu cenário-título, distribuindo muito bem a ação ao longo de todo o comprimento do veículo super veloz. É claro, não pude evitar pensar em outros títulos que não apenas tem trens como cenário principal, mas utilizam seus "atributos" em prol da narrativa. 

E assim nasceu a lista de hoje! Vem conferir filmes que exploram tudo que um Trem pode oferecer para suas histórias.

Assassinato no Expresso Oriente

Não há como não pensar neste clássico de Agatha Christie quando falamos de histórias passadas em um trem. Tanto que o mistério  já foi adaptada para o cinema diversas vezes. Particularmente, recomendo as versões de 1974 dirigida por Sidney Lumet, e a mais recente de 2017, por Kenneth Branagh. Ambas estreladas por grandes nomes de suas respectivas épocas. 

O requisitado Hercule Poirot (Albert Finney em 1974 / Kenneth Branagh em 2017) está a bordo do Expresso do Oriente, estranhamente lotado para a época do ano. Como já diz o título, alguém é assassinado no trem, que logo em seguida fica preso em uma nevasca. Encurralando os suspeitos com o detetive mais famoso do mundo. Poirot tem apenas algumas horas para desvendar o mistério antes que as vias sejam reabertas. 

O trem, mais especificamente a primeira classe dele, é o tabuleiro onde o detetive bigodudo posiciona peças e busca pistas para descobrir o assassino, apenas com suas brilhantes habilidades de dedução. Cada adaptação tem suas particularidades, e características de sua época. Ambas valem a sessão, mesmo que você já conheça o assassino. 

Assassinato no Expresso Oriente (Murder on the Orient Express)
1974 - Inglaterra - 128min
Suspense, policial

Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express)
EUA - 2017- 114min
Suspense


Leia a crítica de Assassinato no Expresso do Oriente (2017)

Expresso Polar

Não poderia faltar um representante para a molecada nesta lista. A animação dirigida por Robert Zemeckis e estrelada por Tom Hanks, conta a história de um garotinho que não acredita mais em Papai Noel, e por isso é "resgatado" pelo misterioso Expresso Polar às vésperas do Natal. 

À caminho do Polo Norte, para encontrar o bom velhinho, as crianças à bordo aprendem sobre amizade, bravura e o espírito natalino. Tudo isso, enquanto percorrem os diversos vagões do trem, e conhecem as mágicas entidades que o habitam. Todas levemente parecidas com Tom Hanks. 

Baseado no livro homônimo de Author Chris Van Alsburg, este é o primeiro filme completamente rodado através de captura de movimentos. O que segundo o diretor foi o que possibilitou que a história fosse contada, já que em live-action seu custo seria exorbitante. Outro detalhe que a técnica possibilitou foi a de colocar Tom Hanks para interpretar boa parte dos personagens. Ao todo, Hanks viveu seis papéis. 

Expresso Polar
2004 - EUA - 100min
Aventura, Animação

Incontrolável

Neste filme estrelado por Denzel Washington e Chris Pine, o trem é praticamente uma bomba relógio ambulante. Inspirado por um incidente real de 2001, uma falha humana coloca um trem cheio de combustível explosivo em curso, na velocidade máxima e sem maquinista. Ameaçando dezenas de cidades em seu caminho, enquanto decisões erradas dos executivos da empresa apenas agravam a situação, que se aproxima cada vez mais de um catastrófico descarrilamento em uma área urbana.

Diferente dos outros filmes desta lista, esta produção não utiliza o comprimento do trem como cenário mas como ameaça. Com a ação passada quase inteiramente na locomotiva, e os diversos vagões servindo como empecilhos ou recursos. 

A tensão gradual e constante e o veículo em alta velocidade e potencialmente explosivo, traz semelhanças com o sucesso Velocidade Máxima. E o tom é este mesmo, troque o ônibus por um trem, o Keanu pelo Denzel e temos uma ação com suspense de roer as unhas. 

Incontrolável (Unstoppable)
EUA - 2010 - 98 minutos
Ação
Leia a crítica de Incontrolável

Expresso do Amanhã

Um procedimento para eliminar o aquecimento global da errado e condena o planeta na mais rigorosa era do gelo de que temos conhecimento. O que restou da humanidade está confinada em um trem autossustentável que viaja sem paradas ao redor o planeta, o Snowpiercer. É claro que para funcionar este microcosmo precisa de um sistema. E se você é conhecedor de ficção cientifica, ou mesmo de história, já deve imaginar que esse sistema divide as pessoas em classes. A minoria privilegiada, que vive no luxo dos vagões dianteiros. E a maioria pobre que vive amontoada nos últimos vagões.

 É dos últimos vagões que surge a revolução, que movimenta a trama e vai nos levar a percorrer literalmente todos os vagões. O idealizador do plano é Curtis (Chris Evans), sempre com os conselhos do ancião, logo sábio, Gilliam (John Hurt). Na empreitada muitos voluntários sem nome, além do jovem pupilo Edgar (Jamie Bell) e Tanya (Octavia Spencer) uma mãe em busca de seu filho.

Uma metáfora para as mazelas da sociedade em forma de trem, Expresso do Amanhã de Bong Joon-ho (Parasita) e uma adaptação da HQ francesa, Le Transperceneige. A produção subverte a pirâmide do capitalismo,  a torna uma linha reta a ser percorrida a todo custo e sem desvios, para chegar "ao topo". enquanto percorremos o trem ao lado dos rebeldes, vemos claramente a distinção de classes, os privilégios, métodos de controle, alienação e manipulação, que pertencem também ao mundo real. Uma sociedade inteira contida em um trem!

A mesma premissa, com caminhos diferentes é apresentada na série homônima da Netflix, que também tem Bong Joon-ho entre os nomes da produção. As discussões são semelhantes, assim como o bom uso do trem, embora os personagens sejam diferentes, e tenhamos muitos vislumbres do mundo lá fora nesta versão.

Expresso do Amanhã (Snowpiercer)
2013 -Coréia Do Sul , França , EUA , República Tcheca - 126min
Ação/Drama/Ficção científica

Leia a crítica do filme Expresso do Amanhã. Conheça também a série da Netflix.

Invasão Zumbi

Seok-woo (Gong Yoo) é um executivo workaholic divorciado que precisa levar a filha ao encontro da mãe. Pai e filha embarcam em um trem de Seul para Busan, mas logo os passageiros do veículos começam a ser infectados por um vírus que transforma todos em zumbi. Então a dupla e outros passageiros precisarão lutar para sobreviver e tentar chegar em um lugar seguro

É claro que teria um terror com zumbis nesta lista! O longa sul-coreano utiliza bem o confinamento e velocidade do trem para acuar e isolar os personagens de qualquer ajuda. Além de inserir diferentes desafios a cada vagão. Os empecilhos à sobrevivência vão desde os mortos-vivos propriamente ditos, passando pela escassez de recursos, e embate entre os vivos desesperados pela sobrevivência. 

Com dilemas humanos semelhantes semelhantes aos vistos em The Walking Dead, mas com uma urgência muito maior. O que aumenta a periculosidade da situação, torna a ação frenética e o terror ainda maior. Obra obrigatória para quem gosta de zumbis, cinema coreano, e claro trens!

Invasão Zumbi (Busanhaeng)
2016 - EUA - 118min
Ação, Terror, Suspense

Trem-Bala

Ladybug (ou Joaninha em português, Brad Pitt) é um assassino de aluguel azarado, e por isso aceita uma missão bastante simples, roubar uma maleta de um trem-bala que parte de Tóquio.  O que ele não sabe, é que não é o único em missão no veículo. E o que era para ser um trabalho fácil logo se torna um caos, quando missões conflitantes e conectadas começam a colidir umas com as outras, colocando todos estes "agentes" em uma luta constante e confusa. 

O filme que inspirou esta lista, é uma combinação de ação com comédia cujos absurdos ficam melhores ainda com a imprevisibilidade. E que usa o veículo título das formas mais criativa possíveis. Então não vou comentar muito mais que isso: trata-se de um trabalho  impecável, com roteiro e visual enérgico. Uma acertada balbúrdia. Frenética, violenta, criativa, exagerada e muito divertida. 

Trem-Bala (Bullet Train)
2022 - EUA/Japão - 126min
Ação, Suspense, Comédia

Leia a crítica completa de Trem-Bala

Sim, trens são muitos presentes no cinema desde seus primórdios. Quem aí lembra de A Chegada do Trem na Estação dos irmãos Lumiere (1986)? É a primeira imagem deste post! As locomotivas praticamente inauguraram a sétima arte! Então, quantos desta lista você já assistiu? Seu filme favorito sobre trilhos ficou de fora? Comenta aí!



This post first appeared on Ah! E Por Falar Nisso..., please read the originial post: here

Share the post

7 filmes passados em trens para quem curtiu Trem-Bala

×

Subscribe to Ah! E Por Falar Nisso...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×