Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Turma da Mônica - A Série

Eu acreditava que as histórias da Turma da Mônica comandadas por Daniel Rezende se encerrariam em uma trilogia de filmes. Uma vez que o material de origem, as Graphic MSP escritas pelos irmãos Caffagi também se tratavam de uma trilogia. Logo, a transposição das aventuras do cinema pra o formato de série, foram uma bem vinda surpresa. 

A chegada de Carminha Frufru (Luiza Gattai) no Bairro do Limoeiro desequilibra a amizade da turminha. Quando a festa da nova moradora é sabotada, Mônica (Giulia Benite) se torna a principal suspeita. E a fofoqueira Denise (Becca Guerra, deliciosamente abusada) decide investigar o caso, interrogando os membros da turma. 

Assim, a série segue abordando um interrogatório a cada episódio, apresentando a versão de cada personagem dos mesmos fatos, a fim de montar o quebra-cabeças e encontrar a verdade. A inspiração nas tramas de Agatha Christie é clara, e é esta inspiração que justifica a mudança de formato na franquia de filme para seriado de TV (streaming, no caso). A divisão em episódios delimita bem cada ponto de vista, mesmo para quem decidir assistir tudo em maratona. As cenas se repetem com diferenças e detalhes novos. Enquanto isso, históricos e motivações do interrogado são exploradas pelo roteiro. 

Quando este formato começa a cansar, o roteiro sabiamente quebra a rotina e reúne a molecada em um novo problema, antes de fato revelar o mistério. Forçando desafetos a trabalhar juntos, e consequentemente preparando terreno para o desfecho cheio de lições, positivo e emocionante, já costumeiro nas aventuras da turma. 

O resultado é um interessante "suspense" para toda a família. Não simples demais a ponto de entediar os adultos, nem complicado demais para não confundir as crianças. E claro, com um tom bem mais leve, e bem humorado. Do Contra (Vinicius Higo) tem as melhores piadas.  Apesar do tom  "family friendly', há espaço até para surpreendentes referências a produções de terror como Carrie, a estranha e O Illuminado. Além é claro, de referências a todo universo criado por Maurício de Souza. 

Daniel Rezende conhece muito bem o mundo particular que criou, e aqui escolhe uma história que permite diminuir o escopo, e ter mais controle do mundo à sua volta. Diminui-se, por exemplo, a participação de adultos e o número de locações (a história se divide em quatro locações principais, a mansão Frufru, o clubinho, a padaria e o sebo). Em contra partida, o espaço da criançada aumenta. Além das novatas Denise e Carminha, outros Personagens que antes fizeram pequenas participações como Milena ganham mais espaço. A turminha está quase toda presente e ativa na trama, a ausência fica por conta de Franjinha. 

E por falar nas crianças, bastante cientes de seus personagens, e com conexão direta com seus dilemas, afinal a trama respeita a idade dos intérpretes, o elenco mirim retorna dos filmes, entrega um excelente trabalho e carrega a aventura praticamente sozinha. Incorporando em suas performances, as dúvidas e dilemas da idade. Auto aceitação, influencia dos amigos, insegurança, busca da perfeição, popularidade e a cobrança excessiva dos pais, estão entre os muitos temas abordados entre os membros da turma. 


Apesar de ter menos espaço, o elenco adulto traz novos bons personagens. Mariana Ximenes vive a implacável Madame Frufru. Enquanto Fernando Caruso vive o tio do Cascão, o Feitosa. Estes também tem seus pequenos dilemas a resolver. 

Há ainda que se prestar atenção ao figurino, cabelo e maquiagem. Além de continuar se desdobrando para diferenciar os figurino dos personagens, sem perder suas características originais, a produção ainda consegue manter suas identidades, mesmo quando todos resolvem padronizar sua aparência. Isso é feito através de pequenos detalhes no figurino cabelo e maquiagem da molecada.

Da HQ Turma da Mônica - Lembranças, o roteiro pega apenas a rixa entre Mônica e Carminha e detalhes como a festa e a construção do clubinho. Além do crescimento e construção de memórias em conjunto. Até porquê este volume em questão não traz uma grande jornada aventura ou dilema, apenas o cotidiano de crianças crescendo e aprendendo juntas. 

Curiosamente, apesar da diferença na trama, Lembranças e Turma da Mônica - a série tem um detalhe crucial em comum, o tom de despedida. Despedida desta versão dos personagens, e seu universo. E no caso da série, despedida também da infância, já que os personagens estão entrando na adolescência. 

Turma da Mônica - A Série é uma pequena grande trama de mistério, que aproveita o melhor de seus amados personagens, explorando medos e conflitos de suas diferentes personalidades. O novo formato conversa bem com trama, e a produção mantém a qualidade vista nos filmes que deram inicio à franquia. É divertida, bem produzida e um bom encerramento para esta versão da turminha, mesmo que fiquemos sempre com vontade de ficar com eles um pouquinho mais!

Turma da Mônica - A Série tem oito episódios com cerca de vinte minutos cada, todos estão disponíveis no Globoplay.

Leia também as críticas de Turma da Mônica - Laços e Turma da Mônica - Lições. Aqui no blog também tem resenhas das HQs que deram origem aos filmes, e as diferenças entre as versões dos quadrinhos e cinema.



This post first appeared on Ah! E Por Falar Nisso..., please read the originial post: here

Share the post

Turma da Mônica - A Série

×

Subscribe to Ah! E Por Falar Nisso...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×