Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O Livro de Boba Fett - 1ª temporada

Particularmente nunca entendi o fascínio dos fãs em relação ao outrora misterioso Boba Fett, especialmente depois que O Ataque dos Clones revelou suas origens. Talvez por isso, O Livro de Boba Fett, nova série do universo Star Wars, soe como uma aventura onde todos os coadjuvantes parecem mais interessantes que o protagonista.

Boba Fett (Temuera Morrison) tenta reivindicar o território comandado por Jabba The Hutt Fennec Shand (Ming-na Wen) em Tatooine. Ao mesmo tempo acompanhamos o passado do caçador de recompensas para descobrir como ele sobreviveu ao final de O Retorno de Jedi. Nesse processo esbarramos em muitos rostos conhecidos e histórias paralelas.

Nas duas tramas focadas no protagonista, aquela que nos é apresentada através de flashbacks é de longe a mais interessante. Não necessariamente pelo arco de Fett, mas pelo desenvolvimento dado ao Povo da Areia, que agora ganha uma sociedade e culturas elaboradas. Infelizmente, este arco não é a linha guia da narrativa. Esta se dá na busca do personagem pela conquista de um território, que soa meio despropositada para quem conhece o personagem apenas pelos filmes, ou ainda pela própria série. Ou seja, o enredo desta série não se basta por si só. Exigindo uma verdadeira bagagem de fã para aproveitar a história em sua totalidade. Vale sempre mencionar, independente do universo em que estão inseridas boas obras de audiovisual precisam funcionar sozinhas. Coisa que The Mandaloriano por exemplo, fez muito bem, até agora.

Além disso, toda a jornada é bastante burocrática e aborrecida para o público em geral, entre negociações e jogos de poder que ocasionalmente podem, acabar em um ou outro momento de violência. E finalmente em uma grande "batalha-evento final" obrigatória.

Nesta linha narrativa é a personagem de Ming-na Wen, quem se destaca. Fennec Shand se mostra com mais recursos, habilidades e estratégia que seu chefe. Ficando sempre um passo atrás do protagonista apenas por uma divida de honra. Querer vê-la mais tempo em ação, em detrimento do protagonista, é inevitável.

Ainda sobre problema de exigir uma bagagem prévia do espectador, e a necessidade da criação de um "grande evento" para fãs, a série vai buscar inúmeras participações especiais. E a maioria também se apresentam mais interessantes que o protagonista.

O resultado, é que o melhor episódio da temporada, o quinto, não pertence de forma alguma a esta série. Return of the Mandalorian entrega completamente o protagonismo para Din Djarin (Pedro Pascal), parecendo mais um episódio extra de The Mandaloriano, que um capítulo pertencente a O Livro de Boba Fett. Criando junto com o episódio seis, também um empecilho para aqueles que acompanham apenas a série estrelada por Mando. Uma vez que precisarão de informações apresentadas aqui para compreender os próximos episódios.

De volta à jornada de Boba, toda esta construção oscilante, entre flashbacks e diferentes núcleos, tenta construir um intrincado embate para seu clímax. Mas, quando finalmente chega, a batalha escolhe caminhos fáceis e sem sentido, com diálogos que parecem saídos de uma encenação feita por crianças enquanto brincam com seus action figures dos personagens. O clímax é confuso, repleto de ações sem sentido e pouco empolgante. A não ser que você seja, ou esteja tomado pelo espírito de um garoto de oito anos com seus bonequinhos.

Assim como em The Mandaloriano tecnicamente a série é impecável, desde os efeitos visuais que recriam seres humanos à perfeição, até a ambientação de Tatooine, que reconstrói a atmosfera do planeta, com elementos reconhecíveis da trilogia original, e das prequels. E apesar de toda essa tecnologia disponível, a escolha por maquiagem tradicional, e efeitos práticos em algumas situações, deixam qualquer fã de cinema com um sorriso no rosto. 

O Livro de Boba Fett segue os passos de The Mandaloriano nos aspectos técnicos. Entretanto, diferente da primeira série live-action da franquia Star Wars, que funciona bem sozinha, esta parece estar mais preocupada em trazer participações e criar uma grande comunidade em torno de seu protagonista. Investindo pouco na própria jornada de Boba, que soa chata e rasa para quem não é fanático pelo personagem, e buscava mais conteúdo do que fã-service.O livro pode até ser de Boba Fett, mas as passagens mais interessantes não pertencem à ele. 

O Livro de Boba Fett tem sete episódios com cerca de uma hora cada, o último traz uma cena pós-créditos. Todos já estão disponíveis no Disney+.



This post first appeared on Ah! E Por Falar Nisso..., please read the originial post: here

Share the post

O Livro de Boba Fett - 1ª temporada

×

Subscribe to Ah! E Por Falar Nisso...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×